Buscar

AFECÇÕES EM GLÂNDULAS MAMÁRIAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 28/10 – profº Gian
AFECÇÕES EM GLÂNDULAS MAMÁRIAS
EDEMA DE ÚBERE
Visualizando a figura percebe-se que há uma alteração bem aparente no tamanho do úbere do animal apresentado (slide 74), avaliando:
 COLORAÇÃO: não alterado
 TAMANHO: alterado
 CONFIGURAÇÃO: alterado
 CONFORMAÇÃO: alterado
 LESÃO: sem presença
INTRODUÇÃO
Edema de úberes podem ser fisiológicos ou patológicos, o que vai definir de uma para o outro é o tempo que ele demora para regredir, o edema de úbere ocorre em todos os animais normalmente entre 2 a 4 semanas antes do parto (fase prodomica), isso é NORMAL! O edema é esperado, quando falamos em curva de lactação onde a vaca vai pari com leite na mama é isso, esse úbere vai relaxar algumas semanas antes, podendo ser melhor perceptível em primíparas, novinha tende a fazer uma distensão maior, a vaca mais velha tende a ter uma distensão normal que é um edema de colostramento pré-parto.
O que realmente vai classificar esse edema de úbere não é o fato dele surgir antes do parto e sim se ele vai regredir pós-parto ou NÃO, se ele regredir 2 a 4 semanas pós parto provavelmente era fisiológico, não tem mais a ação da relaxina, os ligamentos ganham firmeza, o que ela produz ela ejeta e assim ganha seu tamanho normal, agora se ela tiver algum problema (renal, cardiopata...) que gera edema esse edema não vai regredir, então procura-se a causa base e trata.
DIAGNÓSTICO
Identificação/resenha: IDADE (ajuda saber se tratasse de uma primípara)
Histórico/anamnese: época do surgimento, se ela esta próxima do parto 
Exame físico geral: nada encontrado
Exame físico específico: alteração de tamanho e conformação, GODET +, consistência pastosa, piso do úbere esburacado.
Exame complementar: avaliação das secreções lácteas na intensão de excluir mastite
Ou seja, não possui características inflamatórias por se tratar de um edema circulatório.
TRATAMENTO
Qual devo tratar? Fisiológico ou patológico?
DEPENDE DO GRAU. Se o edema fisiológico for MUITO IMPORTANTE, porque ele vai forçar demais os ligamentos, romper o ligamento, se romper acaba a vida produtiva da vaca. Edema fisiológico muito intenso deve ser tratado para que esse úbere não tenha uma lesão permanente. E se for patológico trata causa base.
- FUROSEMIDA (o problema para VACA é a perda de CÁLCIO pela urina com o uso do diurético) a vaca no peri parto esta fazendo colostramento que consome cálcio, está terminando o processo de injeção no bezerro que consome cálcio, terminando a formação do bezerro consome cálcio contração consome cálcio. Com o uso do diurético em conjunto a vaca pari com hipocalcemia pós-parto que se chama FEBRE DO LEITE, a vaca cai por hipocalcemia, isso em função da perda do cálcio pela furosemida, não adianta suplementar
de cálcio junto com o furosemida, ela só absorve se estiver hipocalcemica, antes disso ela elimina. Como proceder? Você administra a furosemida sempre com um alerta, a vaca caiu? Use ALTA dose de cálcio na veia, de 7 A 8 frascos de 200 ml de GLUCAFOS ou CALFORT de uma vez, em seguida ela levanta. A grande importância é não faltar cálcio para contração celular, mesmo com a ocitocina, sem cálcio ela não ejeta o leite. 
No caso de edema patológico o uso da furosemida tem menos chances de causar hipocalcemia, porque o uso já será distante da fase peri parto.
- ANTI-INFLAMATÓRIO (ñ esteroidal): com o úbere pesado, balançando muitos vasos se rompem e causam um quadro inflamatório secundário. Sempre usar doses com intervalos de no mínimo 48hrs, os bovinos são muito susceptíveis a úlceras de abomaso.
 Observa-se na literatura: restrição de sal ( não se faz, pode causar outros problemas), suporte de úbere (ajudar a segurar o ligamento central, BRASIL Ñ TEM).
MASTITE
Inflamação de glândula mamária, observa se facilmente a alteração de cor no úbere indicativo de inflamação, dor...A mastite pode ter origem bacteriana, fungica, vírus, alga...
Mastite pode ser infecciosa ou NÃO, como um trauma físico ou químico.
INTRODUÇÃO
Patofiologia da mastite
Como as mastites acontecem? As mais comuns são as por microrganismos que podem chegar ao úbere por 3 maneiras: via cutânea (ex:animal vive com úbere em contato com a água e pode ser infectado por leptospirose) pouco acontece; via hematogena ( esta no sangue circulando e chega na mama, ex: brucelose) não é comum; via canal do teto (o canal do teto não fechou como normalmente assim um microrganismo adentra e coloniza no canal do teto) MAIS COMUM! 
Quando o microrganismo coloniza duas coisas podem acontecer: produzir toxina e matar células do epitélio secretor, quando cel. Do ept. secretor morre ela faz quimiotaxia para leucócito e então tem fluxo de leucócito na glândula mamária, produção de toxina faz a mesmo coisa que a eca faz, hipermeabilidade vascular, gera inflamação, hipermeabilidade começa misturar sangue com leite.
Existem diversas maneiras de classificar a mastite: usaremos a classificação americana, focando em aula mais sobre as formas de manifestação e o restante para ser estudado via slide.
DIAGNÓSTICO
 FORMA DE MANIFESTAÇÃO
Clinica: tudo que for característico de inflamação cor, dor, edema, quente, endurecimento de glân. Mamária, aparecimento de grumos, pus, alteração do leite.
Subclínica: alterações bioquímicas, redução da produção de leite, alteração na composição do leite e no ñ de CCS(célula somática). Se não exame da quantidade de células somáticas VOCÊ DESCOBRE!
A diferença entre elas é que a subclínica você olha para vaca e não percebe que ela tem mastite, não existe manifestação de inflamação, sem alteração no leite.
É importante a avaliação de células somáticas mês a mês para melhor controle da propriedade no programa de monitoramento. Porque se você tratar só a mastite clínica,
você pode ter mais outras subclínicas que estão perdendo no rendimento da fazenda. Com programa de monitoramento além de encontrar a mastite subclínica você ainda melhora o rendimento na produção de leite dessas vacas.
AGENTE CAUSADOR
A divisão de mastite clinica e subclínica estão facilmente vinculadas ao tipo de agente, porque para cada agente se tem uma resposta inflamatória, um agente comum (faz parte da microbiota) para o organismo da vaca a resposta será mais passiva, menos agressiva, menos manifestação, mais subclínica. Um agente exótico (que está no ambiente), de difícil contato exige uma resposta abrangente, gritante, inflamatória, clínica.
Principais causadores: são 3, com característica contagiosa.
O que faz todo o sentido, já que por sua característica subclínica tem difícil diagnóstico e difícil tratamento, levando um impacto na produção gigante.
 
Contagiosa: faz parte da microbiota, está no animal.
Incidência: poucos casos clínicos. Muitos casos subclínicos. 
Duração: longa/crônica
Fonte primária: úbere infectado
Momento da infecção: durante a ordenha
Forma de disseminação: teteiras contaminadas, mão do ordenhador, pano de ordenha.
Principais agentes: STREPTOCOCCUS AGALACTIAE STAPHYLOCOCCUS AUREUS CORYNEBACTERIUM BOVIS 
Ambiental: faz parte ambiente, animal pode ter contato.
Incidência: alta incidência de casos clínicos
Duração: curta
Fonte primária: ambiente da vaca
Momento da infecção: entre as ordenhas
Forma de disseminação: exposição do teto a ambientes altamente contaminado ou equipamentos de ordenha com funcionamento inadequado
Principais agentes: STREPTOCOCCUS UBERIS ESCHERICHIA COLI KLEBSIELLA SP
FUNGOS, LEVEDURAS, ALGAS 
TRATAMENTO
Na maioria das vezes usar antibiótico ou associações de antibióticos, é necessário saber fazer associação de antibióticos.
ATB, ATF (mastite clinica fungica)
Assoiação de ATB
AI não esteroidal em mastite clinica. AI esteroidal intramamário, normalmente a bisnaga já vem associada ATB + ATF
Ozônio
Suporte
ORDENHA C/ VÁCUO IRREGULAR
 
MUCOSA PROLAPSO DE MUCOSA
 
MUCOSA EXPOSTA AO AMBIENTE
 
METAPLASIA DE QUERATINA = FÍSURA = INFECÇÃO BACTERIANA
Perde também
o controle do esfíncter do canal do teto, não fecha mais o canal do teto, fica com incontinência láctea e via porta aberta para entrada de patógeno vindo a ter mastite recorrentes. 
Resumindo: ONDE ESTAVA A CAUSA? No vácuo da ordenha, vai comprometer toda ordenha, todas vacas, todo rebanho. E não recupera. 
Sempre verificar a maquina de pressão de vácuo da ordenhadera.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais