Buscar

Relatório Identificação de Bactérias Gram negativas Enterobactéria, Serie Bioquimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Identificação de bactérias Gram negativas (enterobactérias)
Série Bioquímica
Introdução
Atividades Bioquímica e Metabólica: durante o seu crescimento as bactérias produzem enzimas, produtos e secreções. Algumas espécies produzem ácidos sulfídrico, oxigênio, que permite à sua identificação.
Séries bioquímicas: através da verificação das transformações químicas que ocorrem no substrato pela ação do microrganismo pode-se identificar a bactéria. Baseia-se na utilização de carboidratos como fonte principal de energia, na decomposição de compostos nitrogenados (produção de indol, desdobramento da uréia, produção de gás sulfídrico). A série é composta por vários meios de cultura TSI, CITRATO, LISINA, URÉIA, GLICOSE E TESTE DE MOBILIDADE.
Objetivo
Identificar as bactérias de acordo com mudanças ou não no meio de cultivo.
Materiais e Métodos
Inoculou-se a bactéria em cada um dos meios de cultivo para a realização dos seguintes testes:
Fermentação ácida da glicose com produção de gás. Para um teste positivo observa-se a produção de bolhas de gás capturadas pelo tubo e para o teste negativo, não se observa essa característica. Como as bactérias fermentadoras produzem ácidos no meio, pH abaixa proporcionando uma viragem do indicador vermelho de fenol. O pH abaixo de 4,4 é amarelo e acima de 6 é vermelho.
Fermentação ácida da lactose. 
Teste da urease. Há bactérias que possuem a enzima urease com a capacidade de degradar a ureia presente no meio liberando amônia, CO2 e H2O. A amônia reage formando carbonato de amônia que alcaliniza o meio. O indicador de pH é o vermelho de fenol, que em meio alcalino toma a coloração rosa.
Teste do citrato de Simmons. Determina-se a bactéria é capaz de utilizar o citrato de sódio como única fonte carbono para crescer. Observa-se a viragem do indicador azul de bromotimol. Para o teste positivo tem a coloração azul (básico) e para o teste negativo tem-se a coloração verde (ácido).
Meio SIM. A motilidade é observada através do aspecto do meio. Utiliza-se um meio semi-sólido, o que permite o crescimento bacteriano no interior do meio por todo tubo. Se a bactéria for móvel (teste positivo), o aspecto do meio será turvo. Se a bactéria não for móvel (teste negativo), o crescimento só será observado no local da inoculação. Algumas bactérias são capazes de degradar compostos contendo enxofre através do tiossulfato redutase. Para teste positivo, ocorre a produção de um precipitado preto no tubo. O indol é produzido pela ação da enzima triptofanase sobre o triptofano existente no meio de cultura. Ocorre a produção de ácido pirúvico e amônia. O indol pode ser detectado pela formação de um anel rosa na parte superior do tubo.
Resultados
	Bactéria
	Fermentação ácida da glicose com produção de gás
	Fermentação ácida da lactose
	Urease
	Citrato
	Produção de H2S
	Indol
	Motilidade
	Proteus mirabilis
	+
	-
	+
	+
	+
	-
	+
Conclusão
Foi possível, através dos testes de séries bioquímicas, identificar a bactéria em análise segundo suas características metabólicas. 
Bibliografia
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfPOwAD/identificacao-bacterias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais