Buscar

CICLO CARDÍACO (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CICLO CARDÍACO.
Enchimento: ventrículos relaxados 
Ejeção: ventrículos contraídos
• Diástole: Período do ciclo cardíaco em que o músculo do coração relaxa, o que permite que o sangue encha as câmaras. Pode ser dividida em diástole atrial e ventricular, referindo-se ao período em que os átrios ou os ventrículos estão relaxados, respectivamente. 
Em repouso, o coração passa dois terços do seu tempo em diástole.
• Sístole: Período do ciclo cardíaco em que o músculo do coração se contrai, o que permite que o sangue seja bombeado para fora das câmaras. Pode ser dividida em sístole atrial e ventricular, referindo-se ao período em que os átrios ou ventrículos estão se contraindo, respectivamente.
Em repouso, o coração passa um terço do seu tempo em sístole.
- Valvas atrioventriculares: Tricúspide (átrio direito e ventrículo direito) e Mitral (átrio esquerdo e ventrículo esquerdo).
- Valvas semilunares: Tronco pulmonar e aórtica.
Volume, pressão e fluxo durante o ciclo cardíaco.
A mudança na pressão influencia o fluxo sanguíneo pelo próprio coração e para o resto do corpo.
O diagrama de Wiggers ilustra as composições de alterações dos componentes do ciclo cardíaco do lado esquerdo do coração. 
Sons: 1º tum → fechamento da válvula mitral.
2º ta → fechamento da válvula aórtica. (Vibrações pelas paredes e vasos ao redor do coração).
3º → enchimento dos ventrículos durante a diástole.
• Paórtica > Pventricular: Fechamento da válvula aórtica.
• Patrial > Pventricular: Abertura da válvula mitral.
• Pventricular > Paórtica: Abertura da válvula aórtica.
• Pventricular > Patrial: Fechamento da válvula mitral.
• Pventricular > Patrial e < Paórtica: Fechamento das válvulas aórtica e mitral.
 	- Tricúspide: entre o átrio e ventrículo direito.
- Mitral: entre o átrio e ventrículo esquerdo.
 Quando a pressão atrial torna-se maior que a pressão ventricular, as valvas AV (tricúspide e mitral) são forçadas a abrir e o sangue fui dos átrios para os ventrículos.
DIÁSTOLE ATRIAL.
Refere-se ao 3º som cardíaco. 
Refere-se a cor azul no diagrama. 
Os átrios estão relaxados e se enchem de sangue, o que provoca um pequeno aumento na pressão arterial. Nesse estágio, a pressão atrial é maior que a pressão ventricular, portanto a válvula mitral é aberta e o sangue flui para os ventrículos. 
SÍSTOLE ATRIAL.
Refere-se ao primeiro som cardíaco.
Durante essa fase, os átrios cardíacos se contraem e ajuda a encher ainda mais os ventrículos (20%). Isso é indiciado por um aumento súbito na pressão tanto atrial quanto ventricular. A pressão ventricular agora é maior que a pressão atrial e a válvula mitral se fecha.
DIÁSTOLE ATRIAL.
É o período em que os ventrículos estão relaxados. Durante esse período, o enchimento ventricular ocorre principalmente pelo fluxo passivo de sangue. Próximo ao fim da diástole, os átrios se contraem e ativamente bombeiam sangue para os ventrículos. 
RELAXAMENTO ISOVOLUMÉTRICO.
Os átrios e os ventrículos estão relaxados.
A pressão ventricular é maior que a pressão atrial, porém menor que a pressão aórtica, então ambas as válvulas cardíacas (semilunares e aórtica) estão fechadas. Como resultado, não há fluxo sanguíneo entrando ou saindo do ventrículo, portanto, não há alteração do volume ventricular. É durante essa fase do ciclo que os ventrículos começam a se encher de sangue.
Uma alta pressão é gerada, a qual é necessária para superar a pressão aórtica, e dirigir o fluxo de sangue pela circulação sistêmica. 
ENCHIMENTO VENTRICULAR PASSIVO.
Quando o sangue flui de uma área de maior pressão (átrio) para menor pressão (ventrículos) sem ajuda de contração muscular isso é chamado de enchimento passivo. 
Na primeira metade desse período ocorre um enchimento rápido, pois o sangue flui para os ventrículos rapidamente no início desse período. É coerente com o aumento acentuado no volume ventricular durante esse período.
Na segunda metade o enchimento desacelera, uma vez que o gradiente de pressão para que o sangue flua dos átrios para os ventrículos diminui. 
ENCHIMENTO VENTRICULAR ATIVO.
Ao final da fase de enchimento ventricular passivo, os átrios se contraem para encher ainda mais o ventrículo de sangue, isso se chama ‘’enchimento ativo’’, pois o fluxo de sangue ocorre como resultado do musculo do coração. Isso é indicado pelo aumento súdito de volume e pressão ventricular. 
SÍSTOLE VENTRICULAR.
Durante a maior parte do ciclo, a pressão ventricular é significativamente mais baixa que a pressão aórtica. Portanto, uma pressão ventricular elevada precisa ser gerada para que haja a abertura da válvula aórtica, afim de ejetar o sangue dos ventrículos. 
CONTRAÇÃO ISOVOLUMÉTRICA.
A pressão ventricular é maior que a pressão atrial e a válvula mitral se fecha (1º som cardíaco). Contudo, a válvula aórtica permanece fechada (não cria pressão suficiente para abrir as semilunares). Esse curto período é chamado de contração ventricular isovolumétrica, de modo que o ventrículo se contrai mas o volume de sangue nos ventrículos permanece constante pois as duas válvulas cardíacas estão fechadas (mitral e aórtica).
	AV: fechadas pelo acumulo de volume sanguíneo.
	SM: não abertas pela falta de pressão.
FASE DE EJEÇÃO.
Durante essa fase, a pressão ventricular é maior que a pressão aórtica e a válvula aórtica se abre. O volume ventricular cai conforme o sangue sai rapidamente do ventrículo e a pressão ventricular começa a diminuir. Quando a pressão ventricular cai abaixo da pressão aórtica novamente a válvula aórtica se fecha (2º som cardíaco).
A pressão aórtica é significamente mais elevada que a pressão ventricular durante a maior parte do ciclo cardíaco. A válvula aórtica se abre quando a pressão ventricular excede essa elevada pressão aórtica. 
Quando os ventrículos se contraem a pressão ventricular aumenta rapidamente. Assim que a pressão ventricular se torna maior que a pressão aórtica, a válvula aórtica se abre e o sangue é ejetado vigorosamente para a aorta. Isso é indicado pelo aumento súbito da pressão aórtica. Quando a pressão ventricular cai abaixo da pressão aórtica a válvula aórtica se fecha (indicado pelo segundo som cardíaco). O fechamento da válvula aórtica coincide com uma pequena queda na pressão aórtica (no início da diástole), que é referida como a “incisura dicrótica”.
A alta pressão que o ventrículo gera é crucial. Ela garante que o coração ejete sangue com força suficiente para manter o fluxo sanguíneo pelo corpo durante todo o ciclo cardíaco e não apenas durante o período de contração.
Diástole tardia: ambos os conjuntos de câmaras estão relaxados e ocorre o enchimento ventricular passivo → O sangue chega ao ventrículo através de uma pressão negativa (no momento do relaxamento o sangue vai para os ventrículos: abre as valvas AV). Enchimento ventricular: 80%.
Sístole atrial: A contração atrial força uma pequena quantidade adicional de sangue para dentro dos ventrículos. Sístole atrial: 20%.
− VOLUME DIASTÓLICO FINAL: 135ml (quantidade máxima nos ventrículos no final do relaxamento ventricular).
Contração ventricular isovolumétrica: a primeira fase da contração ventricular empurra as valvas AV que se fecham, mas não cria pressão suficiente para abrir as valvas SM. *Todas as valvas estão fechadas*.
Ocorre após o fechamento da válvula mitral.
Ejeção ventricular: com o aumento da pressão ventricular que ultrapassa a das artérias, as valvas semilunares se abre e o sangue é ejetado. 
− VOLUME SISTÓLICO FINAL: 65ml (quantidade mínima de sangue nos ventrículos).
Relaxamento ventricular isovolumétrico: com o relaxamento dos ventrículos, a pressão nele cai o fluxo sanguíneo volta para as valvas semilunares que se fecham. Uma alta pressão é gerada, a qual é necessária superar a pressão aórtica e dirigir o sangue para a circulação sistêmica. 
A cada batimento: 135 – 65 = 70 ml 
1 bpm → 70ml 		
70 bpm → xml 		X= 4900ml/bpm.
	EVENTOS
QUE OCORREM EM SÍSTOLE VENTRICULAR
	EVENTOS QUE OCORREM EM DÍASTOLE VENTRICULAR
	- Contração isovolumétrica
- Ejeção
	- Relaxamento isovolumétrico
- Contração atrial
- Enchimento rápido
 
O sangue flui dos átrios para os ventrículos com a valva mitral aberta.
O volume pressão ventricular aumenta, a pressão ventricular aumenta.
A pressão ventricular excede a pressão atrial.
A valva mitral se fecha.
O ventrículo se contrai contra as valvas mitral e aórticas fechadas.
A pressão ventricular excede a pressão aórtica.
A válvula aórtica se fecha.
O sangue é ejetado do ventrículo para a aorta.
A pressão aórtica excede a pressão ventricular.
 A valva aórtica se fecha.
Contração			 Relaxamento Enchimento Contração
Isovolumétrica Ejeção Isovolumétrico	 Rápido		Atrial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais