Buscar

Relatório Mariane

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pedagogia
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 2º SEMESTRE
fernanda cristina fernandes
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – 
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RELATÓRIO FINAL
Ibaiti
2017
FERNANDA CRISTINA FERNANDES
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 
Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia – Formação Pedagógica da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular na Educação Infantil – 2º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Poliana Pulici
Tutor de sala: Edina Regina Leite da Silva
Ibaiti
2017
sumário
INTRODUÇÃO		
1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........		
1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO	
2 ROTINA OBSERVADA 	
3 REFERENCIAL TEÓRICO 	
4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL	
5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................	
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................	
REFERÊNCIA
INTRODUÇÃO
Na observação do estágio consegue se entender como é trabalhado a prática educacional, quais as questões que são levadas em consideração para assim saber o que é necessário para agir. Considerando os nativos digitais, observa-se que é muito diferente da época em que passamos por essa etapa da educação, tudo é novo, os alunos possuem uma inteligência e um desprendimento consideravelmente muito alto em relação ao estágio passado. Sendo assim é de grande valia cada minuto de observação para avaliar o desenvolvimento, coversar com o professor para assim verificar quais os maiores desafios encontrado no interior de tantos alunos, alguns com uma maior facilidade, outros com dificuldades maiores. Ferramentas que eu tinha imaginado usar durante a regência já era passada e então considerando meu publico alvo observei que precisava de algo tecnologico para acompanhá-los considerando a evolução da idade deles, o estilo de vida e a vida social dos alunos no qual eu iria trabalhar. 
 
1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 
1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 
Escolhi a Escola Municipal Monteiro Lobato-Educação Infantil e Fundamental I, localiza-se no centro da cidade de Ibaiti-PR, Rua Rui Barbosa, 275, a escola é publica, são ao todo 45 funcionários, em média 500 alunos e 130 alunos, somente anos iniciais. O bairro é de classe social média baixa, porém uma educação admirável, a grande maioria dos alunos percebe-se o capricho e a ótima educação vindo de casa. 
 A análise do Projeto Político Pedagógico – PPP – da Escola Municipal Monteiro Lobato pressupõe um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Percebe-se que a educação, o ato e a prática de aprender e ensinar é responsabilidade de todos; o papel da família nesta responsabilidade é bem definido e a principal finalidade é o pleno desenvolvimento das pessoas, a cidadania é praticada como um ato real dentro da escola. O PPP cita claramente qual o papel de cada um dos componentes escolares que contribuem para o processo educacional. No entanto o PPP prevê o papel dos pais, que o ideal seria que os pais procurassem acompanhar a vida escolar de seus filhos, participando de reuniões e eventos. Partindo, então, dessa concepção de ser humano como sujeito ativo e participativo do seu processo de formação social, os pais devem (ou ao menos penso que deveriam) assumir juntamente com a escola o compromisso de desenvolver todos os valores importantes para a formação integral priorizando o amor, respeito, solidariedade, honestidade, responsabilidade, organização, união, igualdade, higiene, conscientizando o aluno a adquirir bons hábitos alimentares, levando os mesmos a refletirem as questões do ambiente, no sentido de que as relações do ser humano com a natureza e com as pessoas, assegurem numa melhor qualidade de vida no futuro, visando uma educação em que todos tenham satisfação de fazer parte. Quanto à estrutura organizacional, todo o espaço, bens, utensílios, disposição, utilização, estado de conservação, quantidade de bens não aparecem no PPP. Penso que o ambiente, a higienização e conservação do patrimônio físico são prioridades já que a escola acredita que é a partir de um ambiente, de um espaço bem organizado e limpo que a educação se inicia.
2 ROTINA OBSERVADA 
A cada dia da observação, eu tive o prazer de estar em diferentes séries, observando diferentes idades e diferentes professores, observando a forma de ensino, modo de trabalhar e objetos de estudos de cada um . 
RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO
No primeiro ano, quando entrei na sala de aula percebo que as crianças são muito pequenas, estão ainda se adaptando ao ambiente escolar do ano passado devido ser inicio do ano letivo. A professora também é diferente, então ainda estão se adaptando a ela, a professora está trabalhando uma forma de resumo de tudo o que eles aprenderam no pré escolar para então iniciar novas atividades com eles. Entre matérias diferentes não sendo somente português e matemática. A professora possui prática e grande facilidade de comunicação com as crianças tendo uma postura muito profissional e dinâmica diante dos alunos, brincando e sabendo lidar com os pequenos. Observa-se também que os alunos possuem uma boa parte da rotina ainda do pré escolar como sexta-feira do brinquedo, cantar musiquinhas quando chega visita, escovar os dentes, etc.
RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO
É grande a curiosidade das crianças quando entra uma pessoa diferente dentro da sala de aula deles, claro saindo da rotina, antes da professora poder me apresentar a eles, milhares de perguntas soava dentro da sala, curiosos querendo saber quem eu era, me apresentando ficavam inquietos, percebo então que a curiosidade deles já refere ao desenvolvimento, claramente por serem um pouco mais desenvolvidos, o professor está trabalhando com eles sobre o meio ambiente, e nesse dia era o dia de um passeio, uma aula de campo, trabalhando assim a importância das árvores, do ar e da terra
RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO
Era grande a minha curiosidade sobre o 3 ano, quando me deparei com ainda mais alunos, porém percebi então a diferença da pedagogia atual, o ensino dessa professora, a dinâmica com alunos, a sua postura diante daqueles alunos, ela é moderna, possui uma forma diferenciada de trabalhar com os alunos, aderindo a tecnologia e falando a mesma linguagem que os alunos, sabendo quais os interesses dos alunos, assim ela aderia além de videos educativos jogos pedagogicos no qual os alunos conseguiam facilmente entender suas explicações. Já por ser uma turma grande a facilidade de lidar com tantos alunos ao mesmo tempo foi gratificante presenciar e também aprender suas formas de ensino. 
RELATO DA OBSERVAÇÃO 4º ANO
Me encantei por todos os alunos, meus conhecimentos se multiplicava a cada dia de observação, mas quando cheguei no 4 ano, uma sala com 30 alunos, percebi a dificuldade da professora, com anos de experiência, já com um planejamento antigo e uma forma de ensinar um pouco passada para tantas crianças percebi o quanto a dificuldade e os obstaculos estão presentes na rotina tanto dos professores quanto da pedagoga. Muitos daqueles alunos tinham um melhor desenvolvimento na matemática onde estavam trabalhando, mas muitos ainda não sabiam algumas formas básicas trabalhadas no 3 ano, sendo metade mais desenvolvidos outros precisando
de uma forma de ensino diferenciada, assim os professores tinham dificuldades nessa questao. 
RELATO DA OBSERVAÇÃO 5º ANO
Prés adolescentes, dificeis de se trabalhar uma turma com 25 alunos, sendo divididas em dois períodos as aulas, duas professoras. No primeiro horário uma professora trabalha português e matemática, no outro horário o restante das matérias cada dia sendo trabalhada uma matéria. Achei interessante essa modalidade de ensino facilitando tanto para o professor quanto para os alunos, além de preparar eles para a forma de ensino do proximo ano, vários repetentes maiores, traz dificuldade para aquelas professoras. Fazendo com que precisem diferenciar as suas formas de ensinar para que consiga obter resultados melhores com aqueles alunos. 
3 REFERENCIALTEÓRICO
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (FREIRE,)
Ser professor nos torna mais humano, mais corajoso, pois ser professor nos torna verdadeiros desafiadores, sendo assim eu decidi que assumiria o risco e aceitei o desafio de trabalhar minha docência no 3 ano, assim fiz o meu planejamento e aderi que durante a minha regência eu iria trabalhar a semana da matemática, onde observei muita dificuldade nessa matéria. Através de pesquisas, leituras e livros fui aprimorando os conhecimentos e montando o meu planejamento daquela semana, que eu tinha apenas uma certeza, aquela semana mudaria minha vida. 
4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE AULA 1 
- TEMA: Matemática, seriação, sucessores e antecessores 
- TURMA: 3 ano
- CONTEÚDOS: Trabalhar sucessor e antecessor de numeros variados 
- OBJETIVOS: Trabalhar o raciocinio lógico e rápido dos alunos, consolidando a contagem dos numeros
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Fazer crachás com numeros sucessivos para os alunos, assim os alunos estando nas carteiras, veem a diferença entre antecessor e sucessor, com o colega da sua frente e o sucessor o de traz. 
- RECURSOS: cartolina recortada em formas de numeros, colando nos alunos como se fossem crachás.
- AVALIAÇÃO: Em forma de tabela, fazer um exercicio de 0 á 100, colocando sucessores e antecessores.
	
	 1
	
	
	 4
	
	
	 7
	
	
	 10
	
PLANO DE AULA 2
- TEMA: Matemática – Português adição, divisão, multiplicações e subtração
- TURMA: 3 ano
- CONTEÚDOS: Problemas-interpretação
- OBJETIVOS: Saber interpretar, e realizar as diferentes formas de obter o resultado
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Problematizar de uma forma facilitada, fazendo com que entedam a matemática com questões utilizadas no seu dia a dia, como compras no mercado, pontuação de jogos, etc.
- RECURSOS: bolinhas de gude, produtos de mercado com preço, jogo de stop, papel sulfite, caderno. 
- AVALIAÇÃO: No papel, em forma de uma avaliação, fazer problemas com aquilo que fizeram oralmente, para avaliar se realmente conseguiram compreender e aprender. 
PLANO DE AULA 3 
- TEMA: Matemática e Artes Formas Geométricas, mistura de cores
- TURMA: 3 ano
- CONTEÚDOS: Formas Geométricas, formação de cores 
- OBJETIVOS: conhecer as formas geometricas e misturar cores primárias formando cores secundárias na prática. 
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Com massinha de modelar branca, utilizar corantes, onde misturando algumas cores primarias formam outras cores, e quando essas cores se formarem, com cortadores de plástico, cortas as formas geométricas, aprender brincando! 
- RECURSOS: massinha de modelar; cortadores de plástico, corantes. 
- AVALIAÇÃO: Utilizando a avaliação, nomes das formas geométricas, desenhar as formas geometricas e descrever quais as cores misturadas formam outras cores e quais são ? 
 
PLANO DE AULA 4 
- TEMA: Matemática 
- TURMA: 3 ano
- CONTEÚDOS: Agrupamento
- OBJETIVOS: Relacionar números e objetos
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Com várias caixas postas na frente da sala de aula, pedir para formas grupos de cinco alunos, assim cada grupo será responsável de agrupar um grupo de objetos que a professora pedir, ex: 5 lápis de cor vermelho, 3 borrachas redondas, 4 lápis de escrever, 2 mochilas, 5 colas, 2 tesouras.
- RECURSOS: Caixas de papelão; materiais dos próprios alunos. 
- AVALIAÇÃO: Somar toda a quantidade de produtos recolhidos e quantos grupos de objetos.
PLANO DE AULA 5 
- TEMA: Matemática- adição e subtração
- TURMA: 3 ano
- CONTEÚDOS: Supermercado, adição e subtração
- OBJETIVOS: Relacionar quantidade monetária com números
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: No quadro negro farei uma lista com produtos de supermercados e um valor simbólico para cada item, com um dinheiro simbólico pedirei para cada um fazer uma lista do que comprariam com o dinheiro adquirido, considerando o valor escrito no quadro negro.
- RECURSOS: sulfite para confeccionar o dinheiro,
- AVALIAÇÃO: Conseguir assimilar a quantidade de dinheiro com os produtos que ele fizeram a lista
PLANO DE AULA 6
- TEMA: Divisão e multiplicação
- TURMA: 3 ano
- CONTEÚDOS: Fração
- OBJETIVOS: o uso da fração e multiplicação no dia a dia
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Ultimo dia de intervanção, uma maneira de terminar bem é terminar em pizza, entao fiz pizzas simples e aproveitei aquela antiga forma de usar as frações em pizza.
- RECURSOS: pizzas cortadas em pedaços iguais
- AVALIAÇÃO: Avaliar quem conseguiu assimilar as quantidades simbólicas das frações trabalhadas enquanto comiam na escrita. 
5 RELATO DA INTERVENÇÃO
RELATO PLANO DE AULA 1
	Primeiro dia nunca é fácil, o nervosismo e a apressão , cheguei na sala, os professores estavam terminando algumas coisas e me deixaram a vontade, iniciei colcando os crachás nele, expliquei a matéria referindo que o amiguinho da frente era o antecessor de seu numero, o de traz era seu sucessor, até que entenderam, foram trocando de lugares, trocando de crachas, fizeram a atividade muito bem, foi um dia muito produtivo. Aqueles que eu percebia que tinham duvidas eu explicava junto com eles, colocava os crachás em mim também e conseguiram acompanhar normalmente.
	
RELATO PLANO DE AULA 2
	No segundo dia, me sentindo mais a vontade com relação ao ambiente e aos alunos minha preocupação era se todos conseguiriam acompanhar minhas aulas, para que eu conseguisse acompanhar esses alunos que necessitavam um pouco mais de acompanhemento, dividia em grupos e num grupo colocava esses alunos para poder dar mais atenção, assim sempre nos jogos nesse dia explicava passo a passo da brincadeira e mesmo com dificuldades todos conseguiram atingir o objetivo dessa aula, assimilando os problemas, conseguindo interpretar. 
RELATO PLANO DE AULA 3
	Nesse dia, foi para mim o mais fácil de trabalhar, todos os alunos conseguiram trabalhar muito bem, estava eu aprenssiva com o fato das cores, para mim seria ainda muito cedo para trabalhar essa questão de cores primárias, me surpreendi vendo a facilidade e como eles gostaram de trabalhar com isso. Me preocupava pelo fato de sobrar tempo da minha aula, mas quase que faltou tempo. E na avaliação percebebi o quanto conseguiram captar e atingir o meu objetivo proposto.
RELATO PLANO DE AULA 4
	Nessa aula, no quarto dia a minha comunicação com eles já era diferenciada, percebi a animação deles com minhas aulas, então concluiu a minha observação que aqueles alunos precisava muito de dinâmica, precisava entender de uma forma simplificada a matemática. Necessitava de sentar no chão, e colocar a mão na massa. Outro motivo que também verifiquei que acertei no meu planejamento foi a questão dos grupos que montava com ajuda dos professores, fazendo com que os alunos tivessem uma melhor comunicação, dependessem um do outro. Trabalhando
também a socialização. Todos juntos chegando ao objetivo.
RELATO PLANO DE AULA 5
	O que me surpreendia muito a cada dia que passava era que para eles era uma simples brincadeira, mas na hora da avaliação eles tinham chegado ao objetivo da minha ula, fazendo com que aqueles alunos que tinham mais dificuldade, conseguissem a superar o obstáculo, sair de sua zona de conforto ou preguiça, e conseguir a aprender, conseguir fazer, no quinto dia eles conseguiram facilmente calcular o que eles comprariam da lista de supermercado e eu continuei refazendo o exercicio com outros produtos, e eles cnseguiram mais uma vez chegando ao objetivo.
RELATO PLANO DE AULA 6
	Vendo o quanto eles tinham melhorado nessa semana, com ajuda dos professores eu consegui com a pizza trabalhar as frações, juntamente com os professores fizemos as pizzas para usar além de um objeto de estudo, premiar os alunos pelo grande desenvolvimento que eles tiveram, para mim terminamos com chave de ouro, não soube muito bem colocar no meu plano de aula tudo o que eu gostaria de fazer mas nesse dia eu trabalhei as frações com eles, de uma forma muito simples mas que todos conseguiram entender, compreenderam e resolveram as questões. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na regência percebi a realidade que os professores vivem, os desafios que encontram todos os dias. Estamos numa era em que os alunos não conseguem mais aprender com aquela antiga forma de ensino, sentar na cadeira e olhar para o quadro negro ou para o professor falando, eles aprendem somente quando vai além disso, quando se utiliza dinâmicas, quando a licenciatura é utilizada, jogos, ferramentas de ensino que eles compreendam. Formas de ensino no qual eles compreendam e usem no dia a dia. Na observação percebi também que existem diversos problemas relacionados a educação, problemas que muita das vezes nós acadêmicos nunca imaginamos passar dentro da sala de aula quando estivermos exercendo a profissão, desde um planejamento que termina mais cedo, o que fazer? Até mesmo problemas familiares, alunos que necessitam grandemente de apoio social, apoio escolar, outros casos que muita das vezes como professores devemos não comentar, além da importância do conhecimento prévio que deve ser considerado, ou muita das vezes a variação linguistica que muitos casos são até mesmo um problema, o bullyng que hoje é um dos maiores vilões do ambiente escolar. No meu caso de regência não tive nenhum aluno de inclusão, mas mesmo na escola onde fiz a regência existem casos em outro turno. Todos os desafios, todos os obstáculos e objetivos me fizeram acreditar, vale a pena, quando se faz algo que ama. 
REFERÊNCIAS 
SILVA, Adelson; ALVES, Cândida; SILVA, Elenice. A construção do conceito de número. Disponível: www.sbemba.com.br
CARRETONI, Maria Samario. Iniciação a matematica. Campinas: Editora da Unicamp, 1986.v2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais