Buscar

Revisão para AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Click to edit Master title style
Click to edit Master subtitle style
*
*
*
Revisão para AV2 
Contabilidade Societária I
Profª Glenda Soprane
*
*
*
O que é capital para uma empresa e como pode ser composto?
Quando uma empresa está sendo consituída, a palavr capital é usada para representar o conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para montar o seu negócio e iniciar suas atividades.
O capital pode ser composto por: dinheiro somente; parte em dinheiro e parte em outros bens; parte em dinheiro, parte em outros bens e parte em direitos. 
*
*
*
O que é capital social e subscrito?
É uma conta de saldo credor, classificada no Patrimônio Líquido, que representa o investimento feito pelos acionistas da empresa ( o montante subscrito e integralizado pelos sócios)
O capital subscrito consiste pela parcela do capital que determinado sócio assumiu obrigação de contribuir em estatuto, para a formação do capital social, independente de sua integralização ou não.
*
*
*
O que representa a conta Ajuste de Avaliação Patrimonial?
Veio a subsitutuir a reserva de reavaliação, onde serão contabilizados as contrapartidas de aumentos ou diminuiçõe do ativo e do passivo em função da respectiva avaliação avalor de mercado.
*
*
*
Em que se diferem as reservas de reavaliação dos ajustes de avaliação patrimonial?
Nas reservas de reavaliação eram contabilizados somente os aumentos de valor atribuídos à elementos do ativo, enquanto que nos ajustes de avaliação patrimonial são contabilizados aumentos e diminuições de elementos de ativos e passivos.
*
*
*
O que é o valor justo no que se refere à avaliação de bens?
O valor justo é a quantia pelo qual um ativo poderia ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes independentes com conhecimento de negócio e interesse em realizá-los, em uma transação em que não há favorecidos.
*
*
*
Dê exemplos de quais são esses ativos e passivos que podem ser avaliados e contabilizados nos ajustes de avaliação patrimonial?
Matérias-primas e bens em almoxarifado;
Bens ou direitos destinados à venda;
Investimentos;
Os instrumentos financeiros.
*
*
*
O que são instrumentos financeiros?
É qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
*
*
*
Qual o requisito necessário para se realizar o ajuste de ativos e passivos de uma empresa?
È necessário que as empresas contratem peritos especializados em avaliações em cada ativo e em cada passivo a ser ajustado.
É essencial que a determinação do valor justo seja analisada com bom senso e julgamento profissional considerando todos os elementos que contribuam para sua avaliação.
*
*
*
O que são ações em tesouraria?
São ações da companhia adquiridas pela própria sociedade (sócios). 
A aquisição de ações de emissão própria são transações de capital da companhia com seus sócios, não devendo afetar o resultado.
As ações, enquanto mantidas em tesouraria, não terão direitos patrimoniais ou políticos.
*
*
*
Quando é permitido às companhias, sejam abertas ou fechadas, adquirir suas próprias ações?
Quando houver operações de resgate, reembolso ou amortização de ações;
Quando houver aquisição para permanência em tesouraria ou cancelamento, desde que até o valor do saldo dos lucros ou reserva (exceto a legal) e sem diminuição do capital social ou recebimento dessas ações por doações;
Quando houver aquisição para diminuição do capital (limitado às restrições legais, exceto companhias abertas).
*
*
*
É vedada a aquisições de próprias ações às companhias abertas quando?
Importar diminuição do capital social;
Requerer a utilização de recursos superiores ao saldo de lucros ou reservas disponíveis;
Criar, por ação ou omissão, direta ou indiretamente, cndições aritificiais de demanda, oferta ou preço das ações ou envolver práticas não equitativas;
Tiver por objeto ações não integralizadas ou pertencentes ao acionista controlador;
Estiver em curso oferta pública de aquisiçã de ações.
*
*
*
Qual o conceito de ações em circulação no mercado?
Todas aquelas ações emitidas para venda no mercado, exceto as de propriedade do acionista controlador, de membros de diretoria, de conselheiros de administração e as em tesouraria.
*
*
*
O que significa o ARE e para quê serve?
O ARE é uma conta transitória chamada Apuração do Resultado do Exercício e serve para organizar as contas de despesas e receitas, encerrá-las e fazer a apuração do lucro ou prejuízo da empresa.
*
*
*
Como os gastos na emissão de ações devem ser contabilizados?
Não devem ser contabilizados como despesas do período ( a não ser quando não há sucesso na captação de ações) e sim como uma redução dos valores efetivamente obtidos na captação junto aos sócios (conta retificadora do capital social) ou podem ser compensados nas Reservas de Capital).
*
*
*
O que são dividendos obrigatórios?
Qual a proporção desse recebimento?
São a parcela do lucro que deve ser distribuída aos sócios e/ou acionistas estabelecida pelo estatuto ou contrato social da empresa.
Todo acionista tem direito de receber dividendos obrigatórios na mesma proporção que participam do capital.
*
*
*
Qual a proporção do dividendo mínimo obrigatório a ser distribuído?
É de 50% do lucro líquido do exercício ajustado (deduções de reservas legal e p/contingência e adição da reversão da reserva de contingência).
Não poderá ser fixado em percentual inferior a 25% (com algumas exceções).
*
*
*
Quando o dividendo mínimo deixa de ser obrigatório, ou seja, não precisa ser distribúido? Onde deve ser guardado?
Quando no exercício social, os órgãos da administração informarem à assembléia geral ordinária ser o dividendo mínimo obrigatório incompatível com situação financeira da companhia.
Devem ser registrados como reserva especial para dividendos obrigatórios não distribuídos (reserva de lucros) e se não absorvidos por prejuizos subsequentes, deverão ser pagos assim que o permitir a situação financeira da companhia.
*
*
*
Qual o prazo para pagamento dos dividendos obrigatórios? E como ficam os donos de ações preferenciais para recebimento desses dividendos?
Deve ser pgo no prazo de 60 dias da data que for declarado.
Os donos de ações preferenciais, que não dão direito a voto, tem a preferência no recebimento dos dividendos, cujo valor não pode ser inferior a 5% do valor nominal.
*
*
*
O que são os juros sobre o capital próprio?
Ao invés dos acionistas receberem parte dos lucros como dividendos, eles o recebem como juros sobre o capital própri, ficando assim responsáveis pelo pagamento individual do IR e a empresa contabiliza esse repasse como despesa do período.
*
*
*
Como são formadas as reservas de capital e quais são os tipos de valores que as compõe?
São constituídas por valores recebidos pela companhia para reforço do seu capital social e que não transitam pelo resultado como receitas provenientes das atividades operacionais da empresa, originando-se de ganhos em atividades não operacionais que geram aumento no patrimônio líquido, como ágio na emissão de ações, prêmio na emissão de debêntures, alienação de partes beneficiárias e de bônus de subscrição, doações e subvenções para investimentos.
Essas são transações de capital com os sócios.
*
*
*
O que são as reservas de lucros? Quais são as reservas que compões as reservas de lucros?
São as contas de reservas constituídas pela apropriação de lucros da companhia.
São compostas pelas reservas:
Legal; estatutária; para contigências; de lucros a realizar; de lucros para expansão; de incentivos fiscais e especial para dividendo obrigatório não distribuído. 
*
*
*
Como é formada a reserva legal?
É instituída para dar proteção o credor e deverá ser constituída de 5% do lucro líquido do exercício até que se atinja 20% do capital social realizado
ou quando o saldo dessa reserva, somado ao montante das reservas de capital, atingir 30% do capital social.
*
*
*
Quando pode ser utilizada a reserva legal?
Está restrita à compensação de prejuízos e ao aumento do capital social.
*
*
*
Para quê são constituídas as reservas estatutárias?
São constituídas por determinação do estatuto da companhia, como destinação de uma parcela dos lucros do exercício.
Tais reservas são normalmente criadas para atender características operacionais específicas, não sendo admitida a sua criação para finalidades já atendidas por outras reservas e muito menos por provisões tais como: prejuízos eventuais, devedores duvidosos, demandas judiciais, indenizações trabalhistas. 
*
*
*
Para quê são formadas as reservas para contingências?
São constituídas com o objetivo de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda com probabilidade de ocorrer, sendo tal perda passível de ser monetariamente mensurada.
A constituição dessa reserva, prejudicando a distribuição do dividendo obrigatório, busca evitar uma situação de desequilíbrio financeiro, que ocorreria caso se distribuíssem os dividendos em um exercício, face à probabilidade de redução de lucros ou mesmo da ocorrência de prejuízos em exercício futuro, em virtude de fatos extraordinários previsíveis.
*
*
*
Para quais situações de prováveis prejuízos pode-se fazr a reserva para contingências?
Para determinados ramos de negócios, diretamente sujeitos a fenômenos naturais ou cíclicos como geadas, secas, etc
Também podem ser constituídas nos casos de suspensão temporária (anormal, extraordinárias) de produção, perdas devido a paralisação não repetitiva, em virtude de substituições ou reformas de equipamentos, greves, falta de suprimentos, etc, por períodos relativamente extensos.
*
*
*
Qual o objetivo da constituição da reserva de lucros a realizar?
O objetivo é de construí-la é não distribuir dividendos obrigatórios sobre a parcela de lucros ainda não realizados financeiramente pela companhia, quando tais dividendos execederem a parcela financeiramente realizada do lucro líquido do exercício. 
*
*
*
Qual o objetivo da reserva de lucros para expansão?
Para atender ao projeto de investimento, a companhia poderá reter parte dos lucros do exercício, que deverá estar justificada com o orçamento de capital , ser proposta pela administração e aprovada pela assembléia geral.
*
*
*
Como se forma a Reserva para incentivos fiscais?
A reserva para incentivos fiscais é composta pela parcela do lucro líquido que corresponde às doações ou subvenções governamentais para investimentos n empresa.
Revogou a Reserva de Capital de doações e subvenções para Investimentos, provocando a necessidade de mudança de tratamento contábil, já que agora essas doações e subvenções devem transitar pelo resultado para recolhimento dos impostos devidos, e terão seus registros contábeis determinados em função das condições estabelecidos para cada tipo de recebimento dessas doações e subvenções.
*
*
*
O que significa subvenção governamental?
Subvenção governamental é uma assistência governamental geralmente na forma de contribuição de natureza pecuniária, mas não só restrita a ela, concedida a uma entidade normalmente em troca do cumprimento passado ou futuro de certas condições relacionadas às atividades operacionais da entidade. Não são subvenções governamentais aquelas que não podem ser razoavelmente quantificadas em dinheiro e as transações com o governo que não podem ser distinguidas das transações comerciais normais da entidade. A subvenção governamental é também designada por: subsídio, incentivo fiscal, doação, prêmio, etc.
*
*
*
Qual o objetivo da reserva especial para dividendos obrigatório não distribuído?
A companhia deverá constituir essa reserva quando tiver dividendo obrigatório a distribuir mas sem condições financeiras para seu pagamento.
Tais dividendos serão pagos aos acionistas no futuro, assim que a situação financeira o permitir, desde que não tenham sido absorvidos por prejuízos dos exercícios seguintes.
*
*
*
Em quais situações as reservas de capital poderão ser utilizadas?
Para absorver prejuízos, quando estes ultrapassarem as reservas de lucros;
Para resgate, reembolso ou compra de ações;
Para resgate de partes beneficiárias (títulos alienados);
Para incorporação ao capital social; e
Para pagamento de dividendo cumulativo a ações preferenciais (prioridade de pagamento).
*
*
*
O que significa adiantamento para aumento de capital e quais os tipos?
Adiantamentos ou antecipações para aumento de Capital são os recursos recebidos pela empresa de seus acionistas ou quotistas destinados a serem utilizados para aumento de capital. Pode ser:
Retratável: trata-se de adiantamento em que o sócio ou acionista efetua de maneira informal ou com flexibilidade contratual para que o recurso possa ser requerido e revertido a qualquer tempo a ele. 
Irretratável: adiantamento no qual seja firmado que o valor entregue a sociedade é irrevogável, tendo um único destino, aguardando apenas a elaboração do instrumento societário com a incorporação do recurso adiantado ao capital social. 
*
*
*
O que é uma provisão?
Provisão é uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência. 
As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos. 
A partir do momento que essas perdas de ativos ou obrigações se tornam totalmente definidas, deixam de ser consideradas como provisões, como por exemplo: a provisão para férias se transforma em salários a pagar, a provisão para Imposto de Renda passa a ser Impostos de Renda a pagar. 
Além das citadas provisões de férias e do imposto de renda, temos outras provisões bastante comuns, como: para pagamento do 13º salário, participações dos empregados nos resultados da empresa, contribuição social sobre o lucro, etc. Tratam-se de despesas que, ainda que não pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princípio de competência contábil.
*
*
*
O que é uma reserva?
É justamente uma espécie de poupança, onde a instituição antes da distribuição de lucros "prevê" uma ou mais situações que se ocorrerem seria necessário dispêndios financeiros e reserva determinada quantia para que cobrir estes gastos se vierem a ocorrer.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais