Buscar

Apanhadao OPPI dissertativas 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

R: O crescimento está relacionado ao aumento físico, quantitativo do corpo; o desenvolvimento refere-se ao aumento da capacidade de realizar funções cada vez mais complexas; e a aprendizagem são as habilidades adquiridas em função de interação com meio dos estímulos apresentados às crianças. pg.25
O professor deve prever ambiente acolhedor, convidativo e tranquilo. Os jogos e brincadeiras ajudam as crianças a aprender a negociar regras, combinar papeis, levantar possibilidades, renegociar e retomar a brincadeira.
O professor registra tudo e descobre a característica de cada grupo. O professor ajuda nos conflitos sem tomar partido, ensina cada parte a argumentar a seu favor.
Os conflitos ensinam a criança a fortalecer sua identidade, e ter confiança para agir.
O professor estabelece limites apresenta regras com clareza, ajuda as crianças a fazerem acordos.
Pg. 84/85/90
Se o espaço estiver rigidamente ordenado, mesas e cadeiras dispostos em simetria nota-se que a criança interage pouco dentro dele. A criança deve ser capaz de construir seus conhecimentos e o professor o mediador. O trabalho com cantos tematicos e interessante pois proporciona acesso direto das crianças aos materiais e ao mesmo tempo desperta interesse delas pela variedade de propostas.
A pedagogia não deve ser centrada em instruções do professor . O arranjo deve cndizer com a proposta pedagogica.
Pg 51
R: A organização dos cantos deve contar com espaços semiabertos para que a criança possa ver o professor e ser vista por ele. 
Jogos simbolicos- Cantinho da “casinha” – Utensilios usados em casinhas, bonecas, geladeira, caminha prateleiras feitos de papelao e madeira; a criança pode coordenar suas acoes e interagir com um pequeno grupo de crianças, criar enredos de faz de conta, aumenta a troca e o aprefeiçoamento da linguagem.
“Construção”:- Um bau com blocos para construção de brinquedos, complemento tambem de tijolos feitos de caixas de leite encapadas- Objetivo de a criança ter contato com conceitos de espaço e forma e proporciona brincadeiras de faz de conta.
Musicas- Prateleira com CDs musicas diversas, e instrumentos musicais incusive feitos de sucatas e sementes- Objetivo a criança entrar em contato com diversos tipos de sons, se familiarizar com sons diferentes , linguagem e interagir .
Pg 53......
 R. Nesse Momento de diferenciação do eu e o outro os materiais na escola são de todos o tempo todo. Elas se deparam precocemente com rígidos padrões de comportamento e tem de atender prontamente a professora e desapegar de seus materiais pessoais e escolares. 
Pág. 45
R. E a oportunidade de aproximar teoria e pratica, proporcionar a troca de experiência entre os alunos e também entre estagiários e professores que já atuam em educação infantil. Tudo que acontece no cotidiano da ed. Infantil pode ter tema de debate e proporciona reflexão.
Podem discutir sobre suas dúvidas, decisões, planejamento, organização do espaço, recursos materiais, socialização e múltiplos pontos de vista sobre um determinado tema.
Busca de soluções no contexto escolar percepções positivos e negativos comentários acerca do trabalho.
Pg.11
R. O espaço deve proporcionar à criança exploração do corpo e seus movimentos, sensações variadas.
O professor deve observar o grupo para suprir necessidades e desejos, nas áreas comuns deve ser planejamento coletivo que atenda necessidades de exploração e interesses de acordo coma a faixa etária.
OS ELEMENTOS são; movimento, musica, artes visuais, leitura, natureza, jogo de mesa, construção, jogos simbólicos.
Pg. 54
Os ambientes de creches e pre escolas podem ser considerados como um campo de vivencias e explorações, zona de múltiplos recursos e possibilidades para as crianças reconhecerem objetos, experiências, significados de palavras e expressões além de ampliar o mundo de sensações e percepções.
Esse ambiente e recurso de desenvolvimento e deve ser planejado pelo educador.
Pág. 52
R. Datas comemorativas e preciso seleciona de acordo com o contexto das crianças e seus interesses depende muito da região e cultura local.
As datas comemorativas que a TV promove tem muito apelo comercial e desperta o interesse das crianças pelo consumo.
E preciso planejar a fim de promover enriquecimento em termos de aprendizagem e o desenvolvimento. Os temas comemorativos tbem podem ser lembrados e trabalhados fora de suas datas de acordo com interesse dos alunos.
E preciso ampliar o repertorio cultural para não tornar as atividades ano a ano tediosas e tbem menosprezar a inteligência das crianças.
Pág. 100/ 102
Projetos são conjunto de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver um produto final que se quer obter.
O projeto de trabalho é de um determinado grupo tem que ficar atento as preferencias deste grupo observar o que interessa a eles; personagens, gibis, desenhos, conversas etc.,
Tem que adequar o projeto de trabalho a características de cada grupo.
Pág. 113/114/115

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes