Buscar

ÉTICA NA ENFERMAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÉTICA NA ENFERMAGEM
ética
Conceito:
Entende-se por ética conjunto de conceitos morais que regem o comportamento do indivíduo na sociedade, constituindo-se como um fator vital na realidade em que este está inserido. 
Objetivo
Ética Profissional
Ética na enfermagem
Na Enfermagem não existem cuidados sem uma componente ética, onde se apela aos valores humanísticos, encontrando-se estes no centro da sua existência e da sua atividade. 
Desde sempre, a enfermagem teve a responsabilidade de cuidar dos indivíduos, quando as suas condições e recursos os impossibilitam de tomar conta de si mesmos. 
ÉTICA NA ENFERMAGEM
Moral na Enfermagem
A enfermagem, pressupõe um código moral único, em que o bem e o mal e o caminho a seguir estão previamente estabelecidos, marcado pelo respeito pelos múltiplos códigos morais próprios a cada ser humano.
Ética na enfermagem
O cuidar e a Enfermagem
Cuidar é preservar a vida. É dar qualidade de vida ao doente. É promover que cada um atinja o máximo de conforto possível em cada momento. A enfermagem sempre significou ''cuidar”, sempre existiu, porque há que preservar a vida e a humanidade.
Ética na enfermagem
Compaixão e Enfermagem
Compaixão não significa que se adote um comportamento imbuído de sacrifício, de pena. Compaixão significa sair de si mesmo, ir ao encontro do doente levando-o a um bem-estar, de modo que a pessoa se sinta amada, cuidada, aceita, compreendida, valorizada. Em harmonia com a vida.  
ÉTICA NA ENFERMAGEM
A compreensão do Homem e do Enfermeiro
A enfermagem prima pelo cuidar e ''Cuidar'' implica compreender o Homem como um ''ser-no-mundo'', não como algo especial mas como alguém que está aberto à compreensão, lançado a um número indefinido de possibilidades, tentando apreender e compreender o mundo enquanto se compreende a si mesmo.
Bioética
A Bioética atua em uma área comum a diversas disciplinas tratando de problemas que são únicos. Engloba questões que se referem ao início e fim da vida humana e outras intermediárias, tais como: 
Paciente terminal
Eutanásia
Suicídio 
Transplantes
Experimentação em seres humanos
Pena de morte
Contracepção 
Esterilização
Aborto
Concepção assistida
Doação de sêmen ou de óvulo
Morte e o morrer
Dicas de ética
Respeite todas as confidencias que seus pacientes lhe fizerem
Qualquer pergunta que lhe for feita sobre os cuidados que ele recebe, por seus familiares, deverá ser relatada ao supervisor
Evite maledicências
Respeite sempre a intimidade de seus pacientes
A ficha do paciente contém informação privada e deve ser guardada
Demonstre respeito por seus colegas de trabalho em qualquer ocasião
Seja leal a seus chefes
Nunca recorra a apelidos, doenças ou número de quarto para se referir aos doentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais