Buscar

TRABALHO sobre inclusão na escola

Prévia do material em texto

FACULDADE ALTO DO IGUAÇU (FAI)
ALUNA: Maria Rosilene Felismino 
PROFESSOR: Kyrale Gomes
MATÉRIA: Educação Especial e Inclusão Escolar: Politicas, Praticas curriculares e Processo de ensino e Aprendizagem
 O paradigma da inclusão vem ao longo anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular.
 A inclusão escolar de crianças com necessidade especiais ainda é algo pouco difundido no Brasil, contudo, a inclusão coloca inúmeros questionamentos aos professores e técnicos, que atuam nessa área, por isso é necessário avaliar a validade sobre o que estamos habituados a fazer.
Temos que refletir sobre a educação em geral para pensarmos em inclusão da pessoa com deficiência, pois à maior deficiência está em nossos sistemas educacionais, que é a falta de estrutura para receber a demanda dessas pessoas já que as escolas estão estruturadas para trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade.
 São visíveis as dificuldades dos professores frente a essa realidade que é agravada pela falta de material adquirido, de apoio administrativo e recursos financeiros.
 Quanto à aceitação nunca será 100% isso é fato. Haverá sempre uma desculpa causando frustações e fracassos dificultando assim a proposta de inclusão.
 Não é que o Brasil seja um país pobre, muito pelo contrario é um país riquíssimo que cada vez mais está se tornando devastador, por ser administrado por pessoas erradas, pessoas essas que tiram do cidadão e direito que os cabem.
 Na teoria a inclusão será sempre linda, quanto à prática essa sim será sempre vergonhosa.

Outros materiais