PIM III GESTAO COMERCIAL UNIP
20 pág.

PIM III GESTAO COMERCIAL UNIP


DisciplinaAdministracao de Varejo,mix de Produtos16 materiais232 seguidores
Pré-visualização3 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA \u2013 UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNIÇÃO 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
GRÁFICA E EDITORA SANTA INÊS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM III
PARANÁ
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA \u2013 UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
GRÁFICA E EDITORA SANTA INÊS
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM III
ALUNO
ROBERSON AMBRÓZIO R.A 1759974
Projeto Integrado Multidisciplinar \u2013 PIM III. Apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.
PARANÁ
2017
RESUMO
Este trabalho está baseado na empresa GRÁFICA E EDITORA SANTA INÊS LTDA., empresa de pequeno porte localizada na cidade de Itaipulândia, oeste do Paraná, que atua no ramo de impressão e confecções de materiais diversos, como jornais, folders, blocos, carimbos, livros, banner, adesivos e afins.
Empresa criada no ano de 2011, inicialmente contava com dois colaboradores, atualmente emprega quatro funcionários diretos e dois representantes comerciais que trabalham em regime de porcentagem.
Devido à atual crise financeira em que o País atravessa e da quase extinção de uns serviços, que eram o carro chefe da empresa, por conta da evolução tecnológica, a empresa está passando por dificuldades financeiras, em razão da diminuição da procura dos serviços e por conta disso, se viu obrigada a se reinventar, criando uma nova linha de produtos e serviços para satisfazer seus clientes.
ABSTRACT
	This work is based on the company GRÁFICA E EDITORA SANTA INÊS LTDA., a small company located in the city of Itaipulândia, western Paraná, which operates in the printing and confection of diverse materials, such as newspapers, folders, blocks, stamps, books, banner , adhesives and the like.
	Company created in the year 2011, initially had two employees, currently employs four direct employees and two commercial representatives working on a percentage basis.
	Due to the current financial crisis in which the country is experiencing and the near extinction of services, which were the company's flagship, due to the technological evolution, the company is experiencing financial difficulties due to the decrease in demand for services and As a result, it has had to reinvent itself, creating a new line of products and services to satisfy its customers.
SUMÁRIO
RESUMO.............................................................................................................3
ABSTRACT.........................................................................................................4
SUMÁRIO............................................................................................................5
INTRODUÇÃO....................................................................................................6
1.0 RESUMO EXECUTIVO.................................................................................7
2.0 A EMPRESA..................................................................................................8
3.0 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.................................................9
3.1 Análise SWOT.............................................................................................10
3.2 Análise das cinco forças..............................................................................11
4.0 O NOVO PRODUTO....................................................................................11
5.0 PÚBLICO ALVO..........................................................................................12
6.0 OBJETIVOS DE MARKETING....................................................................13
6.1 Como serão atingidos os objetivos..............................................................13
6.2 Mix de Marketing..........................................................................................13
7.0 INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS............................................................14
7.1 Projeções financeiras...................................................................................15
8.0 CRONOGRAMA..........................................................................................16
9.0 CONTROLE.................................................................................................17
10.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................19
11.0 REFERÊNCIAS.........................................................................................20
INTRODUÇÃO
 Para que uma empresa prospere ela deve se organizar para cumprir metas previamente estabelecidas, ter uma boa comunicação, tanto interna como externa, e para que ela alcance essas metas é necessário que o gestor fique atento ao mercado. 
O sucesso das empresas no mundo crescentemente globalizado está ligado a sua capacidade de adaptação às mudanças e diretamente relacionada aos seus funcionários, responsáveis pela qualidade de seus produtos e serviços. Também é necessário compreender o comportamento organizacional para a garantia do sucesso. O aumento da competitividade faz com que as empresas busquem constantemente a melhoria de seus processos.
Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar III (PIM III), referente ao projeto de pesquisa realizado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Universidade Paulista \u2013 UNIP - realizado no município de Itaipulândia, estado do Paraná, relativo às disciplinas de Fundamentos do Marketing, Contabilidade e Estatística Aplicada.
O projeto apresentado foi baseado nas informações concedidas pelo proprietário da empresa Gráfica e Editora Santa Inês Ltda., situada na Rua 7 de Setembro, 1561, centro, Itaipulândia, Paraná. Conta atualmente com quatro funcionários.
A empresa oferece formação e aperfeiçoamento profissional, está sempre planejando e se inovando para alcançar seus objetivos, consegue com excelência conduzir acordos e obter a vantagem necessária para se sair bem tanto nas finanças quanto em negociações.
 
 
		 
RESUMO EXECUTIVO
A Gráfica e Editora Santa Inês Ltda, vem atuando desde a sua criação ate os dias de hoje, no ramo de gráfica em geral, tendo como sua base de negócios, os blocos de pedido, notas fiscais, recibos, enfim, todo e qualquer material para o funcionamento de empresas e uso pessoal. 
Porém com o avanço da tecnologia, a legislação sofreu uma brusca mudança, obrigando aos poucos as empresas que usavam blocos para emissão de notas fiscais, a se modernizarem e a usar programas de computadores específicos para a confecção das mesmas, conseqüentemente, alguns esses programas, já trazem vários recursos para o controle online e não ser preciso mais o uso de blocos para a execução dos mesmos, isso fez com que e empresa perdesse a maior parte de suas vendas.
Sendo assim, a empresa precisa achar uma nova forma, um novo jeito de garimpar clientes e ter seu crescimento e receitas garantidas para que possa continuar evoluindo e acompanhando essa forte e rápida evolução tecnológica, e com isso driblar a crise financeira que afeta esses setores.
A EMPRESA
A Gráfica e Editora Santa Inês Ltda, trabalha com diversas linhas de impressão offset e digital, buscando clientes que necessitam de serviços gráficos de diversos formatos, atualmente com com quatro (4) funcionários diretos, seus concorrentes são empresas da região e também de diversas partes do País devido a internet.
O volume de venda ou a fatia do mercado que compete à empresa é de 40%, a empresa atua da seguinte forma, um vendedor ou o próprio cliente procura a empresa precisando de um determinado produto, faz se um relatório onde consta a necessidade do cliente, o que ele precisa,