Buscar

Distribuição de Temperatura, Nutrientes e Precipitação nos Oceanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Question 1 
Notas: 2 
Com o apoio da figura, explique a distribuição horizontal da temperatura superficial dos oceanos e os princípios do equilíbrio térmico.
Resposta: 
	o equilíbrio térmico garante que a temperatura da Terra mantenha-se em constância. O equador recebe mais radiação solar que os polos, entretanto ele não torna-se mais quente com o passar do tempo, tudo graças ao equilíbrio térmico e as trocas de energia (temperatura) através dos ventos e correntes marítimas.
a constância das temperaturas representada nas figuras exemplifica a questão da radiação solar na superfície das águas oceânicas, bem como a estabilização das mesmas devido a troca de calor oriunda dos ventos e correntes marítimas.
Correto
Notas relativas a este envio: 2/2.
Question 2 
Notas: 2 
O equilíbrio térmico garante a Constancia da temperatura na terra. O equador recebe maior radiação solar do que nos pólos, entretanto não se torna mais quente com o passar do tempo graças ao equilíbrio térmico e trocas de energia através dos ventos e correntes marinhas A água tem um papel fundamental para esse equilíbrio, devido ao seu alto calor especifico, isso se refere por que a água transporta grande quantidade de calor pelas correntes marinhas, de regiões equatoriais para altas latitudes. Além disso, a água possui um alto calor latente de vaporização e de fusão, por causa das altas temperaturas equatoriais, água ao evapora-se retira do ambiente grande quantidade de calor que transformada em vapor vai em direção a altas latitudes, Nas regiões polares ha uma diminuição de temperatura, pois a água se condens, liberando grande quantidade de energia para o meio. 
A figura mostra os elementos constituintes da Termoclina, importante indicador da distribuição vertical da temperatura da massa de água. Com o auxílio da figura, descreva como ela é formada e as conseqüências0 de seu aparecimento.
Resposta: 
	a termoclina é uma variação brusca de temperatura em uma determinada profundidade do mar, apresenta dessa camada impede a circulação vertical, isolando de uma certa maneira as águas superficiais da vertical, a variância da sua profundidade de acordo a latitude da terra. A termoclina possui grande importância na distribuição dos organismos aquáticos funcionando como uma barreira para estes, uma vez que as mudanças de temperatura da água acarretam em alterações na densidade, viscosidade, pressão, solubilidade e oxigênio, que por sua vez podem influenciar na flutuabilidade, locomoção e respiração dos organismos.
nos polos, não existe a presença da termoclina, o que garante uma temperatura constante em toda coluna d'água. 
Parcialmente correta
Notas relativas a este envio: 1/2. Você não foi penalizado em relação a este envio
Question 3 
Notas: 2 
Os nutrientes do ambiente marinho são de vital importância para a garantia da produtividade dos oceanos. Com base na figura, que relaciona a concentração de nutrientes em função da profundidade, explique as causas das variações verticais observadas, tanto em regiões costeiras como profundas, e ainda, as causas e conseqüências das atividades antrópicas sobre este parâmetro.
Resposta: 
	os nutrientes são de extrema importância para o ambiente marinho e vitais para a vida vegetal, eles se incorporam no tecido orgânico através da fotossíntese e retornam ao meio durante a excreção ou morte dos organismo marinho. Em relação a distribuição vertical demonstrado no gráfico mostra que são mais raros e de menor quantidade em águas superficiais e de maior quantidade, isso se dar por que na camada superficiais a maior incidência solar (mais iluminado) fazendo que os fitoplanctos consuma maior quantidade de nutrientes mais rápido. Já em profundidade, por não haver um consumo devido a falta de luz para realização da fotosintesse a concentração de nutrientes torna-se maior.Em determinada regiões em certo período ocorre o fenômeno chamado de ressugência, que é a movimentação das águas profundas para as águas superficiais, enriquecendo-a de nutrientes, tal fato faz com que a região tenha alta produtividade. Nas regiões costeiras a disponibilidade de nutrientes vem aumentando assustadoramente, devido ao grande volume de dejetos de origem urbana e o aumento de uso de fertilizantes na agricultura as conseqüências desse aumento e nutrientes é a eutrofisação (excesso de nutriente e elementos químicos na água) esse fenômeno pode aumentar o números de águas marinhas,.
Comentário: confuso!!! 
Parcialmente correta
Notas relativas a este envio: 1/2. Você não foi penalizado em relação a este envio
Question 4 
Notas: 2 
A figura mostra a relação entre precipitação e evaporação em função da latitude. Com base nela forneça o seu entendimento sobre os fatores que ocasionam as variações observadas bem como o relacionamento entre eles.
Resposta: 
	os comportamentos da evaporação, precipitação e salinidade se dá em função da latitude devido a inúmeros fatores.
na linha do equador, a radiação é mais intensa, o que causa a elevada evaporação. alem de ser uma região ciclônica, a precipitação depende dos ventos alísios oriundos dos trópicos e é extremamente alta. a salinidade presente é relativamente baixa devido a grande precipitação do local, o que dissolve a salinidade presente no equador.
nos trópicos, o inverso acontece. é uma região anticiclônica e por isso a evaporação é alta com precipitação baixa (visto que precipitam no equador). a sua salinidade é alta devido a baixa precipitação do local e a alta evaporação, o que concentra a salinidade no local.
nos polos, a evaporação e a precipitação é quase nula, o que garante estabilidade do local em relação a estes fatores. a sua salinidade também possui comportamento baixo. 
Comentário: Boa resposta Aline! Faltou apenas considerar a influência do degelo na região polar. 
Correto
Notas relativas a este envio: 2/2.
Question 5 
Notas: 2 
A figura representa os Cinturões de Vento, centros de alta que ocorrem sobre os polos e latitudes tropicais e centros de baixa pressão que ocorrem em regiões equatoriais e temperadas. Com o auxílio da figura, explique a formação e as principais consequências dos Cinturões de Vento.
Resposta: 
	os cinturões dos ventos se dão através da incidência solar na Terra. 
devido a radiação solar alcançar os polos com pouca intensidade, as massas de ar presentes são frias e densas. já por outro lado, as massas de ar que aproximam-se do equador são quentes e leves. a troca de massas de ar, que dão origem aos cinturões de ventos, se dão justamente por este quesito.
as massas de ar quente sobem e fazem troca com as massas de ar frias que descem, fazendo a circulação do ar e criando esses pequenos cinturões entre as latitudes devido as diferenças de pressão, garantindo o equilíbrio térmico da Terra. quando essas massas de ar fria que 'desceram' se aquecem, elas 'sobem' novamente havendo um ciclo das massas. 
Parcialmente correta
Notas relativas a este envio: 1/2. Você não foi penalizado em relação a este envio
 Existem na atmosfera feições relativamente permanentes: centros de alta pressão ocorrem sobre os pólos e em latitudes tropicais, já em regiões equatoriais e subpolares ocorrem centros de baixa pressão.
Esses gradientes de pressão geram 3 sistemas gerais de ventos na atmosfera ventos alísios, que ocorrem entre 0º e 30º de latitude, soprando do leste para o oeste; ventos do oeste, entre 30º e 60º de latitude e que sopram do oeste para o leste; e, por último, vento do leste nas regiões polares, do leste para o oeste (na meteorologia, os pontos cardeais definem a localização da origem do vento, e não o destino, como geralmente se costuma a usar). Tais sistema de vento são os principais responsáveis pelo equilíbrio de calor no planeta. Como explicação para a gênese destas três células de ventos, tem-se que no hemisfério sul, o ar quente, ao deixar o equador em direção ao sul, vai se resfriando e desce aos cerca de 30º de latitude. Parte desse ar completa o giro e retorna
ao norte, em direção ao equador (ventos alísios); a outra porção contínua em direção à Antartida (ventos do oeste). Estes ventos formam novamente outra célula ao elevar-se aos cerca de 60º de latitude. Parte desse ar que sai se elevou, retorna em direção ao equador e parte caminha em direção aos pólos onde novamente forma outra célula. Na região polar, o ar desce, retornando em direção ao equador (ventos do leste). A mesma explicação vale para o hemisfério norte .Todos os movimentos descritos não ocorrem em linha reta no sentido norte e sul ou vice-versa mas são defletidos pelo fenômeno de Coriolis (Fig. 5).
Na verdade, o padrão de circulação de 3 células é bem mais complexo, principlamente no que se refere à célula do meio (dos 30º aos 60 º de latitude). Nesta célula, o ar se eleva onde já é frio e desce onde é ainda quente. Esse fenômeno sugere que a célula se origina devido às outras duas, pois sua movimentação ocorre em direção oposta à esperada se resultasse unicamente de seu aquecimento ou resfriamento.Nas regiões de encontro das células geralmente não há ventos ou, se ocorrem, são muito fracos e irregulares (Fig. 5). São as regiões mais temidas pelos velejadores! Próxima ao equador, essa região é chamada de doldrum ou calma equatorial. Além da ausência de ventos é comum a ocorrência de chuvas causadas pela grande evaporação. O vapor da água ao elevar-se, resfria-se e se condensa, havendo então a precipitação pluvial, muito típica dos finais de tarde nessas regiões.
As regiões próximas aos 30º de latitude, em ambos os hemisférios são conhecidas como latitudes do cavalo. Este nome originou-se do fato de que à época em que só haviam embracações à vela, algumas vezes estas ficavam presas nessas latitudes por meses, devido à ausência de ventos. Assim, devido ao fim das rações, os cavalos que eram transportados nas embarcações morriam, muitos esqueletos desses ruminantes devem realmente descansar no fundo dos oceanos nessas latitudes!
Question 1 
Notas: 2 
Explique a correlação existente entre a altura média das ondas, a inclinação da praia e a granulometria do sedimento.
Resposta: 
	A altura media das ondas, a inclinação da praia e a granulometria dos sedimentos possuem relações diretas. Pois, quanto mais grosso for o sedimento, mais inclinada será a praia e a altura media das ondas serão maiores. Este fato se dá, pelo motivo de que há troca de material muito rápido no local. Neste quadro, as ondas possuem velocidade mais elevada. Toda vida, quando mais fino for a granulometria dos sedimentos, mais rasa será a praia e menor a altura e velocidade das ondas. Havendo uma troca de sedimento lenta, porém não menos importante. 
Comentário: Aline, Você confundiu causa e efeito.... 
Parcialmente correta
Notas relativas a este envio: 0.5/2. Você não foi penalizado em relação a este envio
Question 2 
Notas: 1 
O talude continental, que se inicia na borda da plataforma continental, é marcado por uma grande declividade e frequentemente cobertos por depressões e promontórios. Entre as descontinuidades do talude, os cânions ou canhões submarinos, formados por vales profundos em forma de U ou de V, que podem atingir mais de 370 km de comprimento. Estas estruturas tem grande importância no transporte do sedimento das regiões costeiras para a bacia oceânica. Analise as afirmativas abaixo sobre os cânions submarinos:
I Cânions submersos permanecem abertos, daí a sua importância no transporte de sedimentos, que se acumulam em sua base e constituem o leque aluvial.
II Corridas de lama ocorrem quando sedimentos se movem através de uma certa inclinação, como as paredes do cânion, e são caracterizadas por alta turbulência, podendo alcançar mais de 1500 km de extensão.
III No Brasil, os cânions são mais abundantes na região Norte e Nordeste, sendo o maior deles responsável pela formação do leque aluvial do Cone do Amazonas.
Estão corretas as afirmativas:
Escolher uma resposta. 
	
	a. I e II 
	
	
	b. II e III 
	
	
	c. I e III 
	
	
	d. I, II e III 
	
	
	e. Somente I 
	
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3 
Notas: 1 
No Brasil, a plataforma continental tem a sua menor extensão na altura de Salvador, onde tem apenas 8 km de extensão, contra cerca de 330km na desembocadura do rio Amazonas. No seu limite mais externo, a borda da plataforma, a profundidade média na margem continental brasileira, é de 130 m de profundidade. Sobre as características da plataforma continental, analise as afirmativas abaixo:
I – Devido à sua pouca profundidade relativa, o acúmulo de matéria orgânica produzida pelos organismos fotossintetizantes pode ser elevado em toda a coluna d’água, causada pela grande penetração da luz solar.
II – A região da plataforma continental é uma das que mais sofrem influência da atividade antrópica, devido à grande concentração de indústrias na linha de costa.
III – Devido à influência antrópica, a produção da biomassa, tanto animal como vegetal, é deslocadas para outras áreas oceânicas, como o talude e o sopé continental.
Estão corretas as afirmativas:
Escolher uma resposta. 
	
	a. I e II 
	
	
	b. Somente I 
	
	
	c. I, II e III 
	
	
	d. II e III 
	
	
	e. I e III 
	
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 4 
Notas: 2 
Explique o funcionamento das correntes de deriva litorânea e a importância da influência antrópica no processo de formação das praias.
Resposta: 
	As correntes de deriva litorânea servem como bancos de sedimentação de areia na costa marinha. O processo de formação das praias sofre influencia com as ações antrópicas, pois, por ser um local altamente dinâmico, qualquer interferência desestabiliza a sua estrutura. A exemplo de uma construção qualquer na área da praia. Neste exemplo, notamos que todo os sedimentos acarreados pelas ondas no seu processo de transporte de sedimentação, é altamente impactado. Pois, construções que barram a movimentação das ondas afetam, além do processo de transporte de sedimentos, a vida marinha ali presente, interferindo também na brema presente nas praias. 
Comentário: Aline!!! O que é isto???!! Onde está a explicação da corrente de deriva litorÂnea??? O que significa sedimento impactado??!!! 
Parcialmente correta
Notas relativas a este envio: 0.5/2. Você não foi penalizado em relação a este envio
Question 5 
Notas: 2 
Explique como os sedimentos marinhos chegam ao ambiente marinho e como podem ser divididos segundo a sua origem.
Resposta: 
	Os sedimentos marinhos são divididos da seguinte forma:
Biológicos - estes são oriundos de restos de carapaças e animais mortos;
Cósmicos - oriundos de meteoritos;
Litogênicos - oriundos de fragmentação de rochas, normalmente próximos da costa;
Químicos - possuem outra nomenclatura especifica, porém a sua origem é basicamente de manganês.
Parcialmente correta
Notas relativas a este envio: 1/2. Você não foi penalizado em relação a este envio
Question 6 
Notas: 1 
A bacia oceânica compreende desde a base do sopé continental até cordilheira mesooceânica. Neste assoalho submarino, em função da batimetria, podem ocorrer várias feições como as planícies abissais, platôs submarinos, ilhas vulcânicas, fossas submarinas e outros. Entre as características destas estruturas é correto dizer:
I – As planícies abissais se constituem em regiões planas do fundo oceano. No Brasil, tem-se o exemplo da Planície Abissal de Pernambuco, com profundidade acima de 5600m.
II – Os atóis são formações da bacia oceânica que se elevam por um ou dois quilômetros mas que não atingem a superfície e tampouco fazem parte da cordilheira mesoceânica.
III – As fossas submarinas geralmente possuem formas de círculos e são mais comuns no oceano Índico, a exemplo da fossa das Marianas. 
Estão corretas as afirmativas:
Escolher uma resposta. 
	
	a. Somente I 
	
	
	b. I, II e III 
	
	
	c. I e III 
	
	
	d. II e III 
	
	
	e. I e II 
	
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 7
Notas: 1 
No que se refere aos aspectos geomorfológicos dos oceanos, analise as afirmações abaixo:
I – A presença de sedimentos litogênicos é maior no oceano Atlântico do que no oceano Pacífico e Índico.
II - Plataforma, talude e sopé continental são elementos constituintes da margem continental, sendo diferenciados pela ângulo de sua declividade média.
III – Margens continentais são formadas pelo acúmulo de sedimentos trazidos pela erosão causada pelo próprio mar em ambiente costeiros.
Estão corretas as afirmativas:
Escolher uma resposta. 
	
	a. II e III 
	
	
	b. Somente I 
	
	
	c. I e II 
	
	
	d. I e III 
	
	
	e. I, II e III 
	
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais