A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL  aula 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL0373_EX_A2_201509126139_V1 
	20/03/2018 10:00:30 (Finalizada)
	Aluno(a): ANDREIA CONCEIÇÃO SILVA DE FREITAS
	2018.1 EAD
	Disciplina: CEL0373 - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 
	201509126139
	 
	Ref.: 201509275818
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia o fragmento a seguir: "é declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus em cooperação com professores, a família e a comunidade, visando um aconselhamento vocacional que favoreça a escolha profissional conforme as necessidades do mercado de trabalho". Este trecho pertence à:
		
	
	Lei Orgânica do Ensino Comercial de 1943.
	
	Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 (Lei 4024/61).
	
	Lei Orgânica do Ensino Agrícola de 1946.
	 
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 (Lei 5692/71).
	
	 
	Ref.: 201509283606
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na implementação do ensino profissionalizante obrigatório nas escolas brasileiras de ensino médio ( Lei 5692/71), o papel atribuído ao orientador educacional foi o de:
		
	
	realizar a orientação vocacional do aluno com a cooperação da família;
	
	discutir temas que levassem o aluno a identificar as suas potencialidades e aptidões;
	
	planejar e realizar a Semana de Informação Profissional na escola;
	 
	ter compromisso com o aconselhamento vocacional e a escolha profissional do aluno;
	
	colaborar na proposta curricular e nas escolhas das habilitações.
	
	 
	Ref.: 201509275819
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Miriam Grinspum afirma que: "A Educação é uma prática social, e a orientação deve ser vista como uma prática que ocorre dentro da escola, mas cujas atividades podem e devem ultrapassar seus muros; uma prática que caminha no sentido da objetividade, da subjetividade da Educação". Baseados neste afirmativa, podemos dizer que:
		
	
	A Orientação Educacional não se faz presente no cotidiano escolar perante as necessidades da mesma como agente de transformação e mediação do fazer pedagógico.
	
	A Orientação se limita a uma atuação burocrática.
	 
	A Orientação não se limita a uma atuação burocrática, mas sim a uma atuação pedagógica com a finalidade de promover uma educação de qualidade.
	
	A Orientação Educacional está associada, hoje, aos problemas detectados nas áreas de ensino, saúde e moral, as normas preestabelecidas pela a sociedade, como também, de orientação profissional, a partir de uma ideologia de individualidade.
	
	A Orientação Educacional está associada a um caráter preventivo e ajustamento do indivíduo.
	
	 
	Ref.: 201509874982
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Entende-se esta Carta-Documento como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas sendo a atual promulgada em 1988 e única com a participação popular. Esta é a definição de um dos conceitos abaixo. Qual opção apresenta o conceito dessa explicação?
		
	
	Lei de Diretrizes e Bases
	
	Plano Nacional de Educação
	 
	Constituição
	
	Lei Orgânica
	
	Projeto Político Pedagógico
	
	 
	Ref.: 201509386536
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa CORRETA.
 
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" lançado em 1932, por educadores comprometidos com um movimento de renovação da educação brasileira, representou as causas e princípios educacionais face ao momento vigente que, se por um lado tinha um ideário dos pressupostos liberais e, portanto, a busca de uma educação integral com base nas aptidões naturais, por outro, buscava um trabalho mais dinâmico e mais ativo para seus alunos.
 
O Manifesto defendeu uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória. Dois anos após o manifesto, a Associação Brasileira de Educação ofereceu.
		
	
	(  ) A centralização do ensino.
	 
	 (   ) O primeiro curso de extensão sobre Orientação Educacional.
	
	 ( ) A possibilidade de se tratar a Educação como um problema de ordem social.
	
	 (  ) O desejo de se adequar aos grupos políticos regionais.
	
	   (   ) A defesa de uma educação privada.
	
	 
	Ref.: 201509948076
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O papel do Orientador Educacional , no contexto atual de gestão democrática tem a sua função configurada em uma dimensão didática-politico-pedagógica, inserido e comprometido com uma educação emancipatória, com a formação do sujeito crítico e reflexivo. Podemos identificar , nas afirmativas abaixo , que NÃO corresponde a este profissional apenas:
		
	 
	Ele é o ÙNICO responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.
	
	O orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão.Além de atuar diretamente com os alunos e em parceria com os professores , ele trabalha com a Escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis
	
	O OE é um profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética , a concepção social e crítica da sociedade, a compreensão das relações sócio-econômicas, políticas e culturais e uma constante análise da sociedade contemporânea
	
	Mírian Paura, afirma que " o orientador educacional não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."
	
	Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles
	
	 
	Ref.: 201509948073
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei 9394/96), fundamentada em princípios democráticos, fixa a educação numa concepção abrangente: " Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. " (BRASIL, Lei 9394, 1996). Pensando na atuação do Orientador Educacional , nas Instituições Escolares . As funções abaixo são compatíveis com este Artigo da Lei , exceto uma das apresentadas abaixo . Identifique qual função atribuída ao OE , NÃO corresponde ao Artigo
		
	
	Acompanhamento da aprendizagem do Educando , minimizando as dificuldades surgidas
	
	Planejamento e execução de atividades culturais interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar
	 
	Representação e divulgação estatística dos resultados das notas dos alunos , classificando os numericamente .
	
	Participação junto aos professores , com o propósito de valorização da avaliação qualitativa no processo de acompanhamento do aluno
	
	Articulação Escola x Família visando o diálogo e parceria , que possam contribuir para o desenvolvimento do docente
	
	 
	Ref.: 201509716489
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma das muitas atribuições do Orientador Educacional é:
		
	
	Organizar turmas homogêneas ,relacionando os alunos de acordo com o seu rendimento escolar.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.