Buscar

Simulado Aula 7

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 200401939306)
	 HYPERLINK "javascript:duvidas('613298','7','1');" �� INCLUDEPICTURE "http://simulado.estacio.br/img/imagens/duvida_small_1_s.png" \* MERGEFORMATINET ��� Fórum de Dúvidas (2 de 4)       �Saiba  (1)�
	
	São exemplos de condições patológicas onde ocorre a diminuição dos níveis de ureia no sangue, EXCETO:
	
	
	Segundo trimestre da gestação
	
	Insuficiência hepática
	
	Dieta hipoproteica
	
	Desnutrição
	 
	Insuficiência Renal
	
 Gabarito Comentado�
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 200401355823)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)�       �Saiba  (1)�
	
	João, 63 anos, foi atendido na emergência de um hospital queixando-se de calor, vermelhidão, sensação de peso e aumento do volume do membro inferior direito com dor localizada nas articulações do joelho e do pé. Outras queixas relatadas pelo paciente foram o aumento do peso corporal, cansaço e desânimo. O paciente relatou que é tabagista (12 cigarros por dia), etilista e sedentário. Não tem hábito de fazer o desjejum (café da manhã), na hora do almoço dá preferência às churrascarias. Diariamente consome de 2 a 3 doses de uísque após o trabalho. Os exames complementares revelaram obesidade, hiperglicemia, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, hiperuricemia e hipertensão arterial sistêmica. O diagnóstico foi crise aguda da GOTA. Que achado laboratorial ajudou no diagnóstico da doença do paciente?
	
	 
	Hiperuricemia.
	
	Hiperglicemia.
	
	Hipertrigliceridemia.
	
	Hipercolesterolemia.
	
	Hipercolesteromia.
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 200401346786)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)�       �Saiba  (1)�
	
	Senhor, 60 anos, chega ao hospital relatando fraqueza muscular. Os resultados bioquímicos demonstraram nível elevado de amônia (hiperamonemia) e diminuição dos níveis de arginina e citrulina. Baseado no relato, assinale qual a via metabólica que pode estar afetada nesse indivíduo:
	
	 
	Ciclo da Uréia
	
	Gliconeogênese
	
	Ciclo de Cori
	
	Síntese de Lipídeos
	
	Ciclo do Ácido Cítrico
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 200401559177)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)�       �Saiba  (1)�
	
	Em um indivíduo apresentando severo quadro de insuficiência hepática foi observado laboratorialmente no sangue a diminuição dos níveis de ureia e acúmulo de amônia. Tal condição é denominada clinicamente Encefalopatia hepática e decorre em função do severo dano hepático, comprometendo a realização da seguinte via metabólica:
	
	
	Lipogênese
	 
	Urogênese
	
	Transaminação
	
	Cetogênese
	
	Glicogênese
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 200401557396)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)�       �Saiba  (1)�
	
	A urogênese ou ciclo da ureia tem início com duas reações que ocorrem dentro das mitocôndrias e depois ocorrem três reações no citosol dos hepatócitos. As etapas de produção de carbamoil-fosfato e de citrulina ocorrem na matriz mitocondrial dos hepatócitos. A citrulina sintetizada é transportada para o citosol onde ocorre o resto do ciclo. A uréia produzida no fígado é lançada na corrente sanguínea, filtrada nos glomérulos renais e é excretada na urina. Nesse contexto, o objetivo do ciclo da ureia é:
	
	 
	Transformar a amônia que é tóxica em ureia que será eliminada através da urina.
	
	Transformar a albumina que é tóxica em ureia que será eliminada através da urina.
	
	Transformar o ácido úrico que é tóxico em ureia que será eliminada através da urina.
	
	Transformar a bilirrubina que é tóxica em ureia que será eliminada através da urina.
	
	Transformar a ornitina que é tóxica em ureia que será eliminada através da urina.
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 200401555888)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)�       �Saiba  (1)�
	
	A amônia vai ser convertida em uréia, nas mitocôndrias dos hepatócitos. Este ciclo foi descoberto em 1932, por Hans Krebs. A produção de uréia é o destino de grande parte da amônia que enviada ao fígado e ocorre quase sempre nele. O processo supracitado é:
	
	
	Transaminação
	
	Gliconeogênese
	 
	Ciclo da uréia
	
	Ciclo de Cori
	
	Glicogenólise
	
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 200401939380)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)�       �Saiba  (1)�
	
	Das condições patológicas citadas abaixo, assinale a única alternativa que pode determinar a diminuição dos níveis sanguíneos de ureia:
	
	
	Dieta hiperproteica
	
	Choque
	
	Desidratação
	 
	Insuficiência hepática
	
	Insuficiência Renal
	
 Gabarito Comentado�
 Gabarito Comentado�
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 200401357574)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)�       �Saiba  (1)�
	
	A regulação do ciclo da uréia pode ser de forma lenta ou rápida. A regulação lenta acontece em duas situações: com uma dieta de teor de proteína muito alto ou em jejum prolongado. No caso da dieta rica em proteínas, o excesso de aminoácidos são oxidados, dando origem a cetoácidos, e os grupos aminos resultam em um aumento na produção de uréia. No caso do jejum prolongado, a degradação das proteínas dos músculos vão ser intensificadas, já que as cadeias carbônicas desses aminoácidos vão ser utilizadas na neoglicogênese; e a eliminação dos grupos aminos restantes vai aumentar a excreção de uréia. Portanto nas duas situações vai ocorrer um aumento da síntese de enzimas do ciclo da uréia e carbamoilfosfato sintetase. A regulação rápida, também chamada de alostérica, ocorre quando a carbamoilfosfato sintetase é estimulada por N-acetilglutamato, que é um composto produzido a partir de glutamato e acetil-coa. Esta reação é catalisada pela N-acetilglutamato sintase, que é ativada por arginina (que é um intermediário do ciclo da uréia). Portanto se a produção de uréia não conseguir eliminar toda a amônia produzida pela oxidação de aminoácidos, vai haver o acúmulo de arginina. Em relação ao texto, o acúmulo de arginina poderá provocar:
	
	
	Um decréscimo da concentração de N-acetilglutamato, acarretando a estimulação da carbamoilfosfato sintetase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em uréia.
	
	um decréscimo da concentração de N-acetilaspartato, acarretando a inibição da carbamoilfosfato sintetase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina não vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em uréia.
	 
	um aumento da concentração de N-acetilaspartato o qual vai estimular a carbamoilfosfato sintetase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em uréia.
	 
	um aumento da concentração de N-acetilglutamato, molécula esta que então vai estimular a carbamoilfosfato sintetase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em uréia.
	
	um aumento da concentração de N-acetilglutamato, acarretando a estimulação da carbamoilfosfato desidrogenase, essa enzima vai fornecer um dos substrato do ciclo da uréia. Assim a arginina vai adequar a velocidade de formação de amônia à sua conversão em urato.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes