Buscar

Orientação Normativa nº01-2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SÍntese da Orientação Normativa nº01-2013
Faculdade Sumaré -Santo Amaro
Pedagogia NM 6ºsemestre
Débora Ferreira S. Cruz - RA 1518748
Francisca Mirelle da Silva Sampaio - RA 1516430
Kédima Santos Almeida - RA 1513375
Sílvia Oliveira Santos - RA 151353
Após a leitura da Orientação Normativa,nossos olhares são afinados para a educação infantil pensando a criança como sujeito de direito que é, a prática ainda é bem distante de uma teoria bem escrita e bem pensada. Partindo da palavra emoções e sensações conseguimos definir o conceito de criança como sujeito sócio histórico e deslanchar o pensamento em seus diversos capítulos no qual nos da uma amplitude digna de ser comentada e praticada,quando pensamos em currículo para esta faixa etária pensamos na associação de vivências e saberes, o conhecimento das crianças como fragmento do patrimônio cultural, artístico e tecnológico para o avanço motor, cognitivo da criança. Dentro do currículo deve ser contemplado uma construção sociocultural e histórica no qual deve ser trabalhado para que seja enfatizada a individualidade, especificidade ,os espaços, os ambientes , interações e as relações que são construídas ao longo da primeiríssima infância.
Quando pensamos em perfil de educador vemos que todos os profissionais da unidade de educação Infantil são educadores.Pois devem ter um perfil observador participativo, promovendo interações, despertar a curiosidade, mediar conflitos, garantir realizações, promover acesso à cultura... Pois todos que estão no ambiente escolar de ver a criança como protagonista da ação educativa; a indissociabilidade do cuidar e do educar no fazer pedagógico; considerar a criança como centro da atenção do Projeto Político Pedagógico; Possibilitar à criança o acesso aos bens culturais, construídos pela humanidade, considerando as sujeito de direitos, portadora de história e construtora das culturas infantis; Reconhecer e valorizar a diversidade cultural das crianças e de suas famílias; dar destaque ao brincar, a ludicidade e às expressões das crianças na prática pedagógica de construção de todas as dimensões humanas; considerar a organização do espaço físico e tempo como um dos elementos fundamentais na construção dessa pedagogia; efetivar propostas que promovam a autonomia e multiplicidade de experiências; possibilitar a integração de diferentes idades entre os agrupamentos ou turmas; ter a arte como fundamento na formação dos(as) profissionais da primeira etapa da Educação Básica; estabelecer parcerias de participação.O educador da infância deve considerar a especificidade da Educação Infantil e a singularidade dos bebês e crianças pequenas. O papel do educador da infância é o de criar condições, organizar tempos e espaços, selecionar e organizar materiais de forma criativa, observar as crianças, avaliar processos construindo registros do tempo vivido, apoiar as suas descobertas e projetos a fim de possibilitar a ampliação das experiências das crianças.
Dentro deste processo é essencial a participação da família na instituição pois agrega muito ao desenvolvimento das crianças, porque cada família tem padrões e valores diferentes, daí a necessidade da instituição de Educação Infantil manter relações que discutam e reflitam sobre a identidade e as diversidades das crianças. Para garantir essa participação faz-se necessário que haja espaço, reuniões de familiares com os profissionais da unidade educacional e dos conselhos de escola/conselhos de CEI como importantes fóruns. E que nesses espaços haja garantia de voz e escuta, e de horários que considerem as necessidades das famílias, tendo espaço para a convivência, cultura e lazer.
.	Outra questão relevante que o texto aborda é a avaliação na Educação Infantil se dá por meio de um sistema de registros, relatórios descritivos e portfólios, ambos individuais e do grupo. E também por filmagens, fotografias e produções feitas pelas crianças, como desenhos, esculturas e maquetes. Dessa forma, é possível perceber em cada criança suas conquistas, aprendizagens, necessidades e expressões.Todo material citado acima faz parte da documentação pedagógica é possível refletir como os saberes foram construídos, além de ser documento para a gestão democrática. Já a observação da criança refere-se a avaliação dela em relação à regras e padrões.
E importante ressaltar a avaliação institucional que é importante pois indica a qualidade de vários setores, desde o nível de ensino-aprendizagem dos crianças , da instituição, PPP, e das políticas educacionais, tudo para que as crianças tenham um ambiente propício e acolhedor. Com os indicadores de qualidade a Educação Infantil só tem a ganhar, a instituição deverá reavaliar seus procedimentos e trabalhar para melhorar o que não está adequado e nem contribuindo para o desenvolvimento das crianças pois elas são o que há de mais importante são o sujeito de toda essa ação.
 Analisando o primeiro currículo como podemos fazer a transição para o ensino fundamental é considerável não desfazer o avanço que já foi alcançado pela criança, e que os espaços continuem prezando o lúdico e o brincar. Olhar para as crianças , meninos e meninas com a atenção que cada um necessita, a transição deve ser feita de modo que estimule a criança a conhecer o novo, e não se deve esquecer o currículo anterior na formulação do atual, para que um seja o complemento do outro.

Outros materiais