Buscar

Banco de dacos de Direito

Prévia do material em texto

INSTITUIÇÕES DO DIREITO
O estudo de noções básicas de Direito, fora de um curso jurídico, se mostra fundamental para qualquer área do conhecimento, tanto que incluído em grande número de graduações. A razão de tal situação se dá em virtude principalmente de razões mediatas e imediatas, que são:
a necessidades de desenvolvermos uma cultura que motive a denúncia de crimes que forem praticados por maus profissionais
a necessidade de conhecermos as brechas legais para ganharmos dinheiro
a necessidade de sermos, todos, conhecedores profundos da ciência do Direito, tanto quanto os estudantes dessa ciência
a necessidade de absorver os termos jurídicos básicos de um país, administrar melhor as pessoas jurídicas e efetivar os direitos individuais
a necessidade de cometermos crimes de formas menos gravosas
São relativamente incapazes com relação a certos atos da vida civil:
Marque a alternativa correta: 
Os ausentes, declarados tais por ato do juiz e os maiores de 16 e menores de 18 anos. 
Os menores de 16 anos, os pródigos e os excepcionais sem desenvolvimento completo 
Os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade, e os menores de 16 anos. 
Os maiores de 16 e menores de 18 anos, os ébrios habituais, os viciados em tóxicos e os pródigos. 
Os loucos de todos os gêneros.
Tributo é um gênero que possui como espécie os impostos, as taxas, as contribuições de melhorias, as contribuições sociais e empréstimos compulsórios.
Nessa perspectiva, analise as assertivas abaixo no que diz respeito aos empréstimos compulsórios:
 
por força da Constituição devem ser devolvidos no prazo de dois anos
podem ser instituídos pela União, pelos Estados ou pelos Municípios
é sempre utilizado para o financiamento de serviços gerais como educação e segurança
produzem receita para custear a taxa de lixo urbano e a taxa de iluminação pública.
podem ser instituídos pela União para atender a despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública
A maioridade civil no Brasil é adquirida aos 18 (dezoito) anos de idade, momento em que normalmente a pessoa natural adquire a capacidade civil plena (capacidade de direito + capacidade de exercício). Todavia, há situações em que essa capacidade civil plena é adquirida antes dos 18 (dezoito) anos, casos em que haverá a emancipação da pessoa física. Dentre as alternativas abaixo e de acordo com o material disponibilizado (especialmente o artigo 5º e seu parágrafo único do Código Civil Brasileiro), analisando o tópico sobre cessação da incapacidade, marque a alternativa que efetivamente representa um caso de emancipação:
a celebração do casamento
A relação de emprego, em qualquer idade
A gravidez
O findar das aulas do último período de um curso de graduação (nível superior)
O exercício de emprego público, ainda que em cargo temporário
Simone tem um violão que necessita de serviços de restauração e, para tanto, o leva para a loja de Simaria. Todavia, quando vai buscar tal violão, percebe que o serviço foi muito mal feito, encontrando-se o violão com marcas dos arranhões antigos. Diante disso, Simone, insatisfeita com o serviço prestado por Simaria, poderá exigir, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:
Reexecução do serviço por Simaria, sem custo adicional
Redução proporcional do preço do serviço cobrado.
Todas as alternativas estão corretas
Desfazer o negócio, pedindo a devolução de seu dinheiro, além de perdas e danos
Reexecução do serviço por terceiros, sem custo adicional (ou seja, às custas de Simaria)
A ordem econômica no Brasil é disciplinada por um conjunto de princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988. Assinale abaixo a assertiva incorreta no que tange a esses princípios:
O Estado não pode atuar na discriminação injusta de determinada atividade econômica, sem estar justamente fundamentado para isso.
No artigo 1147 do Código civil, encontramos uma hipótese de concorrência desleal cuja repressão tem base contratual. Referido artigo diz que na omissão do contrato, o alienante de estabelecimento comercial não pode restabelecer-se na mesma praça, concorrendo com o adquirente, no prazo de 5 anos seguintes ao negócio, sob pena de ser obrigado a cessar suas atividades.
Trustes, cartéis, monopólios, são atos proibidos na Constituição Federal de 1988 por atentar contra a livre concorrência.
O órgão responsável por fiscalizar a livre concorrência no Brasil é o PROCON, sendo ele dotado de capacidade para punir aqueles que infringem tal princípio.
A livre concorrência, ou livre iniciativa é garantida pela Constituição Federal e configura-se como um dos sustentáculos estruturais da economia nacional.
Você estudou que o Direito Civil é considerado um dos ramos mais importantes do Direito por regular as relações privadas entre os cidadãos. Analise as afirmativas abaixo:
 I – A personalidade civil é reconhecida a todo ser humano e independe da consciência ou vontade do indivíduo: recém-nascidos, loucos e doentes inconscientes ainda que não respondam pelo direito, a possuem.
 II – Os sujeitos da relação jurídica – passivo e ativo, são aqueles que estão aptos a adquirir e exercer direitos e obrigações.
 III – O início da personalidade civil se dá 24 horas após o nascimento com vida.
 IV – São absolutamente incapazes os menores de 16 anos; os que por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem necessário discernimento para os atos da vida civil; e os que mesmo por causa transitória não puderem exprimir sua vontade.
 V – O patrimônio das pessoas jurídicas e das pessoas naturais que a compõem se confundem, não há autonomia de um em relação ao outro.
 
Estão corretas somente as questões III e IV.
Estão corretas somente as questões I, II e V.
Estão corretas somente as questões I, II e IV.
Estão corretas somente as questões III, IV e V.
Estão corretas somente as questões II e IV.
Gustavo e Vanderlei são sócios da pessoa jurídica "Medalhas Olímpicas Ltda.". Dois meses atrás, foram até o Banco X e solicitaram um empréstimo. Quando da assinatura do contrato respectivo, os sócios declararam ser devedores solidários da pessoa jurídica. A dívida do empréstimo venceu trinta dias depois e não foi paga. O Banco X, portanto, deseja receber seus créditos, inclusive propondo uma ação judicial se for necessário. Diante desta situação, podemos afirmar que:
O Banco X deverá interpor primeiramente a cobrança contra a pessoa jurídica; os sócios somente poderão ser cobrados caso a pessoa jurídica não tenha recursos suficientes para quitar a dívida.
O Banco X deverá efetuar a cobrança somente contra a pessoa dos sócios, já que, por terem se declarado devedores solidários, assumiram a responsabilidade integral e isolada por toda a dívida
O Banco X poderá efetuar a cobrança contra a pessoa jurídica e a pessoa dos sócios, por serem devedores solidários.
O Banco X deverá interpor primeiramente a cobrança contra os sócios; a pessoa jurídica somente poderá ser cobrada caso os sócios não tenham recursos suficientes para quitar a dívida.
O Banco X deverá efetuar a cobrança somente contra a pessoa jurídica, em virtude da separação patrimonial entre sócios e empresa
Analisando as alternativas ao final, assinale a alternativa correta:
I - O médico, em seu consultório e prestando serviços da ciência da medicina, exerce atividade empresarial
 
II - O médico, que cria um hospital para prestar serviços da ciência da medicina, exerce atividade empresarial
 
III - O escritor que escreve obras literárias em seu domicílio, visando lucrar com elas, exerce atividade empresarial
 
IV - O escritor, que cria uma editora para publicar seus livros e obras de terceiros, visando lucro, exerce atividade empresarial
As alternativas II (dois) e IV (quatro) encontram-se corretas
Apenas a alternativa II encontra-se correta
Todas as alternativas encontram-se incorretas
Todas as alternativas encontram-se corretas
As alternativas I (um) e III (três) estão corretas
A Constituição Federal de 1988 prevêalguns direitos que devem ser garantidos a todos os cidadãos brasileiros. Analise as assertivas a seguir no que tange aos princípios e garantias constitucionais:
I - É livre a locomoção no território nacional em qualquer tempo, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.
II - Pelo princípio da igualdade ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
III - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
IV - É inviolável o sigilo das comunicações telefônicas, exceto no caso de ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
V - Nenhuma pena passará da pessoa do condenado.
corretas as afirmações I, II e IV.
corretas as afirmações I, IV e V.
corretas as afirmações II, III e V.
corretas as afirmações III, IV e V.
todas as alternativas são incorretas.
O artigo 170 da Constituição Federal traça a estrutura geral do ordenamento jurídico econômico  Para que os fins sejam alcançados, foram adotados princípios norteadores da ação do Estado.  Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA:
Como princípio da ordem econômica, a Defesa do Meio Ambiente implica dizer que qualquer atividade econômica, seja ela de cunho industrial, comercial, de serviços ou mesmo as atividades informais desamparadas pelo contrato formal de trabalho, não poderá redundar em depredação e degradação do meio ambiente.
 A instituição do princípio constitucional de Defesa do Consumidor fundamenta-se na igualdade de oportunidades e igualdade de tratamento entre os indivíduos. Tal princípio  assevera que nas relações de consumo, a atividade econômica deve proteger exclusivamente o empresário.
A livre concorrência procura garantir que os agentes econômicos tenham oportunidade de competir de forma justa no mercado, podendo algumas gozarem de supremacia em virtude de privilégios jurídicos, força econômica ou posse exclusiva de certos recursos.
O princípio da Soberania Nacional trata da soberania econômica do Estado, ou seja, o poder do Estado em interferir e dirigir a ordem econômica visando os aspectos em que for de seu interesse, deixando a coletividade sempre para segundo plano. 
É garantido aos brasileiros que sua propriedade é de responsabilidade pessoal de cada um. No entanto, o Estado tem poderes para interferir, mesmo sem justos motivos, em qualquer situação que julgar necessária sua atuação.
Michel compra um automóvel com vício no motor. Tal vício, no entanto, é percebido somente quando ele chega em seu domicílio. Diante de tal situação, Michel leva o veículo para a concessionária, que o devolve dias após com o mesmo vício. Diante desta situação, podemos afirmar que Michel tem direito a pedir:
Todas as alternativas estão corretas
Eliminação do vício no motor, no prazo máximo de trinta (30) dias.
Substituição do veículo por outro igual.
Desfazer o negócio, com imediata devolução da quantia paga
Redução proporcional do valor pago pelo veículo
Durante nossos estudos, ao procurar diferenciar uma pessoa física de uma pessoa jurídica, aprendemos que as pessoas jurídicas possuem patrimônio autônomo, ou seja, os créditos e débitos da pessoa jurídica são somente desta e não se misturam com os dos sócios; da mesma forma, os créditos e débitos dos sócios são somente destes, não se misturando com os da pessoa jurídica. Desta forma, responda a questão a seguir:
 
A empresa "A" tem como sócios-proprietários os senhores João e Pedro. Devidamente constituída, a empresa "A" vai até um banco e contrai um empréstimo. No dia do vencimento do empréstimo, o banco deve procurar receber de:
Da empresa "A" ou dos sócios
Somente da empresa "A"
Somente dos sócios
Deve primeiro tentar receber da empresa "A" e, se ela não puder pagar, posteriormente tentar receber dos sócios.
Deve primeiro tentar receber dos sócios e, se eles não puderem pagar, então cobra-se da empresa "A"
Os defeitos do negócio jurídico referem-se ao plano de validade, pois impedem que a vontade seja declarada livre e de boa-fé. Marque a alternativa que melhor relaciona-se aos conceitos dispostos abaixo:
I- Qualquer pressão física ou moral exercida sobre a pessoa, os bens ou a honra de um contratante para obrigá-lo ou induzi-lo a efetivar um negócio jurídico.
II- Emprego de um artifício ou expediente astucioso para induzir alguém à pratica de um ato que o prejudica.
III- Noção inexata, não verdadeira, sobre alguma coisa, objeto ou pessoa, que influencia a formação da vontade.
IV - Determinada pessoa, sob premente necessidade ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestadamente desproporcional ao valor da prestação oposta. Caracteriza-se por um abuso praticado em situação de desigualdade.
V-  Negócio realizado para prejudicar o credor, tornando o devedor insolvente.
Estado de necessidade – Fraude contra credores - Coação - Dolo - Erro.
Fraude contra credores - Coação - Erro – Estado de necessidade - Dolo.
Coação - Dolo - Erro - Lesão - Fraude contra credores.
Fraude contra credores - Erro – Estado de necessidade - Dolo - Coação.
Coação – Estado de necessidade – Fraude contra credores - Dolo - Erro.
Para ser considerada norma jurídica, é necessária a presença de qual(is) característica(s)?
Heteronomia, somente
Todas as alternativas
Bilateralidade atributiva, somente
Imperatividade, somente
Coerção, somente
A licitação, conforme previsão expressa na Lei 8.666/93, destina-se à observância do princípio constitucional da isonomia, e, em relação a Administração Pública, a selecionar a proposta que:
proporcione melhor preço.
ofereça melhores condições.
seja mais vantajosa.
seja mais conveniente.
atenda suas necessidades.
Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.
(     )    Compete à União legislar sobre o IPVA (o imposto sobre veículos automotores), reminiscência de sua antiga competência para legislar sobre a TRU (Taxa Rodoviária Única).
 
(     )    Será admitido tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, desde que a distinção se dê em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida.
 
(     )    Os impostos são chamados de ‘tributos não vinculados’ porque sua cobrança independe de uma atividade estatal específica em relação ao contribuinte. 
V, V, e V
V, V e F
F, F e F
F, F e V
F, V e F
O Estado brasileiro tem como forma de governo, sistema de governo e regime político:
monarquia, parlamentarista e ditatorial
república, parlamentarista e democracia
república, presidencialista e democracia
monarquia, parlamentarista e autocracia
república, presidencialista e autocracia
A ordem econômica no Brasil é disciplinada por um conjunto de princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988, precisamente no artigo 170. Assinale as alternativas abaixo:
I- Trustes, cartéis, monopólios são atos proibidos na Constituição federal de 1988 por atentar contra a livre concorrência. Sendo assim, o órgão responsável por fiscalizar tais atos no Brasil é o Procon, sendo ele dotado de capacidade para punir aqueles que infringem tal princípio.
II- O princípio da soberania nacional, previsto como o primeiro princípio da ordem econômica e financeira brasileira, traz a particularidade específica da soberania econômica do Estado que caracteriza-se como o poder do Estado, em interferir e dirigir a ordem econômica, nos aspectos em que for de seu interesse ou da coletividade.
III- O tratamento diferenciado à empresas de pequeno porte, uma vez elencado como princípio da ordem econômica, é benéfico, pois traz menores encargos sociais, obrigações e ônus para as empresas que desejam manter-se no mercado.
IV- No Brasil não se observa um controle absoluto da propriedade privadapois ela existe com o objetivo de acolher um fim mais amplo, que se denomina função social da propriedade. É uma norma de conduta positiva e coletiva a ser praticada constantemente pelo proprietário ou controlador da empresa.
V- Segundo o princípio da defesa do meio ambiente, a ordem econômica deve buscar o desenvolvimento sustentável, não estando dissociado da proteção ambiental. No entanto, o desenvolvimento econômico deve estar sempre em primeiro plano, mesmo que represente impactos ao meio ambiente.
Apenas as alternativas I, III e V estão corretas
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas
Apenas as alternativas I, II e V estão corretas
Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas
Apenas as alternativas III e V estão corretas
Emília contra um trator para usar no sítio em que mora com sua avó, Benta. A garantia do trator, dada pela loja, é de um (01) ano. Passados dezoito (18) meses, Emília percebe que o trator veio com um vício de fabricação, que acabará por estragá-lo completamente se não for sanado de forma rápida. Portanto, imediatamente entra em contato com o vendedor da loja, senhor Pererê, este lhe informa que o trator está fora do prazo de garantia e que nada poderá fazer. Diante deste fato, assinale a alternativa correta:
Emília tem direito a exigir o reparo pela loja de Pererê, pois não existe prazo para se sanar vícios se eles forem referentes a defeitos de fabricação
Pererê está com a razão, não tendo que reparar o trator de Emília, pois este produto já se encontra fora do prazo de garantia
Pererê está com razão, pois por se tratar de um produto não-durável, os prazos se garantia são menores mesmo.
Emília terá direito a pedir a reparação pela loja de Pererê, porém terá de pagar por todo o reparo, independentemente do fato de se tratar de um vício de fabricação que se encontrava não visível.
Emília tem direito a exigir o reparo pela loja de Pererê, pois o prazo para sanar o vício começa a contar a partir do momento em que tal vício puder ser constatado, portanto está na garantia ainda.
Pedrinho é agricultor e tem diversas plantações no sítio de sua avó, sra. Benta. Todavia, Pedrinho vendeu diversas frutas para o sr. Sabugosa, todas estragadas. Irritado, o senhor Sabugosa quer saber o prazo que o Código de Defesa do Consumidor lhe dá para exigir seus direitos. Conforme estudamos, este prazo é de:
Noventa (90) dias, por se tratar de um produto não-durável
Cento e oitenta (180) dias, por se tratar de um produto não-durável
Trinta (30) dias, por se tratar de um produto não-durável
Sessenta (60) dias, por se tratar de um produto durável
Um (01) ano, por se tratar de um produto durável
Os entes despersonalizados constituem um conjunto de direitos e obrigações, de pessoas e de bens sem personalidade jurídica e com capacidade processual.
Nessa perspectiva, associe os conceitos:
 1 – É formada no momento da decretação da falência da empresa, e consiste em acervo do ativo e passivo de bens, que passam a ser administrados e representados pelo síndico.
 2 – É a que a autoridade competente conclui que não há quem a ela faça jus, passando os bens que a integram ao patrimônio do Estado.
 3 – Quando estiver aberta uma sucessão e inexistir sucessores reclamando-a.
 4 – Conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa falecida.
 5 – Pessoas jurídicas que não possuem os requisitos legais autorizando-as à vida jurídica regular, ou falta-lhes o registro, ou o mesmo é irregular.
 (    ) Espólio
(    ) Massa Falida
(    ) Herança Jacente
(    ) Sociedades Irregulares
(    ) Herança Vacante
1, 3, 5, 4 e 2
5, 4, 3, 2 e 1
4, 1, 3, 5 e 2
2, 1, 5, 4 e 3
4, 3, 5, 1 e 2
A doação de um imóvel realizada sob coação absoluta (física) é exemplo de negócio jurídico:
Inexistente
Inexistente e inválido
Existente e válido
Inexistente, porém válido
Existente, mas inválido
São princípios fundamentais do instituto da licitação, dentre outros: 
I – julgamento subjetivo 
II – igualdade 
III- publicidade 
IV – gratuidade 
Está CORRETO:
Apenas o que se afirma III e IV.
Toda as afirmativas estão incorretas.
Apenas o que se afirma em I e II.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas o que se afirma em II e III.
Na forma da Constituição, a isenção do imposto sobre a propriedade territorial urbana pode ser concedida somente:
por lei complementar federal
por lei federal, estadual ou municipal
por lei federal
por lei específica municipal
por lei específica estadual
A Constituição Federal determina que a jornada diária de trabalho não deve ultrapassar oito (08) horas por dia. O que for além deste tempo, deve ser contado como horas extras.
 
Todavia, uma lei municipal determinou que a jornada de trabalho naquele município não deve ultrapassar sete (07) horas por dia.
 
Pergunta-se: diante das leis que são conflitantes, qual deve ser aplicada ao trabalhador daquele município?
A lei municipal, por ser a lei mais benéfica ao trabalhador
A Constituição Federal, pois ela é a lei suprema de um país e nenhuma outra pode contrariá-la, em nenhuma hipótese.
A lei municipal, pois ela é hierarquicamente superior à Constituição Federal.
A Constituição Federal, pois ela é uma lei hierarquicamente superior à lei municipal
Compete ao empregador decidir que lei preferirá utilizar.
A Lei n.º 8.666/93 enumera os seguintes princípios incidentes no procedimento licitatório:
 publicidade, eficiência dos instrumentos legais e permuta entre órgãos ou entidades.
eficiência dos instrumentos legais, legalidade e julgamento objetivo.
impessoalidade, eficiência dos instrumentos legais e vinculação ao instrumento convocatório. 
probidade administrativa, vinculação ao instrumento convocatório e julgamento objetivo.
probidade administrativa, impessoalidade e permuta entre órgãos ou entidades. 
Sobre licitações e contratos administrativos é correto afirmar que:
o princípio da liberdade de estipulação negocial está positivado na Lei 8666/93.
é dispensável a licitação na hipótese de celebração de contratos de obras públicas.
nos contratos administrativos, a Administração não possui nenhuma prerrogativa que garanta sua supremacia sobre o particular.
o procedimento licitatório previsto na Lei 8666/93 caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.
dispensa e inexigibilidade de licitação são conceitos idênticos em nosso ordenamento jurídico.
Com base nos estudos realizados até agora no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores, assinale a alternativa correta:
As férias são um direito constitucional do trabalhador ao qual ele terá direito após cada período de 18 meses de trabalho. 
O pagamento do décimo terceiro salário pode ser dividido em 3 parcelas, sendo que a primeira deve ser paga até o dia 20 de novembro, a segunda até o dia 10 de dezembro e a terceira até o dia 23 de dezembro. 
A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá 50 (cinqüenta) horas semanais e 10 (dez) horas diárias.
Salário e remuneração têm o mesmo significado, ou seja, é o conjunto de prestações fornecidas diretamente ao trabalhador pelo empregador em decorrência do contrato de trabalho.
Quando o empregador demitir o trabalhador sem que lhe seja dado o aviso prévio com a antecedência prevista legalmente, deverá indenizar o trabalhador, pagando a quantia correspondente ao prazo do aviso.
Todas as normas éticas, sejam religiosas, morais, de trato social ou jurídicas, foram formuladas para ser cumpridas e executadas. Sendo, pois, de sua essência a obediência e o cumprimento, é natural que todas aquela normas se garantam, de uma forma ou de outra, para que não fiquem apenas no papel. A forma de garantia do cumprimento dessas normas denomina-se:
Coerção
Exigibilidade
Força
Sanção
Coação
De acordo com o Código civil, uma das hipóteses de ausência de capacidade de fato no âmbito do direito civil é:
Do cego
Do aposentado
Do pródigo
Do ausenteDo idoso
O Direito Civil é o ramo jurídico que dentre vários assuntos aborda a teoria geral dos contratos. Assinale a alternativa em que estejam presentes todos os requisitos para validade de um CONTRATO.
 
Partes capazes e legitimadas; objeto lícito, possível e determinado; forma prescrita e não proibida em lei. 
Partes capazes e legitimadas; dolo; coação; forma prescrita em lei. 
Partes maiores de 18 anos; objeto com valor estipulado; forma prescrita e não proibida em lei.
Partes emancipadas; forma prescrita e não proibida; autorização judicial.
Partes com discernimento mental completo; dolo, erro, forma prescrita em lei. 
É espécie de lei, segundo o art. 59 da Constituição Federal de 1988:
Decreto-lei
Circular
Instrução Normativa
Resolução
Portaria
Com base nos princípios constitucionais estudados nesta quinzena, analise o estudo de caso a seguir:
Marcos Paulo Silva  deixou de efetuar o pagamento da pensão alimentícia para seus filhos, de forma involuntária e inescusável por mais de 3 meses, motivo pelo qual foi solicitada a ordem de prisão contra ele. João foi localizado em sua casa durante a noite. Em face dessa situação hipotética analise as possibilidades abaixo:
I- A prisão de Marcos Paulo é lícita e poderá ser realizada a qualquer hora do dia ou da noite uma vez que no Brasil é possível prisão civil por dívida.
II- A polícia somente poderá invadir a casa a fim de cumprir a ordem judicial durante o dia mediante autorização judicial uma vez que o fato mencionado configura-se uma exceção ao princípio constitucional de não prisão por dívida.
III- A ordem de prisão é nula e não deverá ser cumprida, haja vista a Constituição Federal de 1988 não admitir prisão por dívida no Brasil após assinatura do Pacto São José da Costa Rica.
IV- Diante do não-pagamento da pensão alimentícia, restará configurado o cometimento de crime, o que autorizará a invasão da casa de Marcos pela polícia a qualquer tempo, independentemente de ordem judicial.
Marque a alternativa correta
Nenhuma alternativa está correta. 
Somente a alternativa IV está correta. 
Somente a alternativa II está correta. 
Somente a alternativa I está correta. 
Somente a alternativa I está correta. 
São várias as nomenclaturas correspondentes ao término do pacto laboral: cessação, extinção, rescisão, dissolução, dentre outros. Quanto ao fim do contrato de trabalho, analise as assertivas:
I - O empregador pode dispensar o empregado com ou sem justa causa. No caso de ausência de um motivo justificável, o empregador deverá arcar com as reparações econômicas pertinentes, que se limitam a 40% da multa rescisória e décimo terceiro proporcional.
II - Demissão é um ato unilateral em que há uma comunicação por parte do empregador que não mais deseja o trabalhador na empresa. Essa comunicação deve ser feita com antecedência mínima de 30 dias, devendo o empregado trabalhar durante o aviso prévio, salvo se for liberado pelo empregador.
III - A dispensa indireta configura-se quando cessa o contrato de trabalho por decisão do empregado em virtude da justa causa praticada pelo empregador.
Apenas a assertiva II está correta.
Todas as assertivas estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas a assertiva III está correta.
Todas as assertivas estão incorretas.
Segundo o Código Civil de 2002, a pessoa física poderá em algumas situações ser portadora de personalidade e capacidade civil. Abaixo constam algumas assertivas com relação a esses dois institutos. Analise-as:
I  A personalidade civil da pessoa física começa do nascimento com vida, o que faz ser o nascituro, um sujeito ausente de direitos na órbita civil.
II A principal diferença entre personalidade civil e capacidade civil, consiste no fato da primeira possibilitar a pessoa física a ser um sujeito de direitos e obrigações enquanto a segunda representa a aptidão determinada pela ordem judicial para o gozo e exercício desses direitos.
III Os menores de 16 anos são considerados pelo Código Civil como absolutamente incapazes, por isso devem ser assistidos pelos pais nos atos da vida civil.
IV O fim da personalidade civil se dá com a morte, devendo esta ser sempre confirmada por um documento denominado Atestado de Óbito.
V O estado de intoxicação agudo ou passageiro provocado pelo álcool, ou por qualquer substância estupefaciente que reduz a capacidade de discernimento é arrolado no Código Civil como hipótese que, se presente, torna a pessoa relativamente capaz.
Marque a alternativa correta.
Estão corretas apenas as questões I, II e V 
Estão corretas apenas as questões III e V
Estão corretas apenas as questões II e IV
Estão corretas apenas as questões I, II e III
Estão corretas apenas as questões II e V
Além das pessoas naturais e jurídicas, os ordenamentos jurídicos conhecem uma categoria de quase-sujeitos de direito. Trata-se dos entes despersonalizados, isto é, dos conjuntos de pessoas e patrimônios que, apesar de não possuírem personalidade jurídica, podem participar de procedimentos (ações) judiciais. É exemplo de ente não personalizado:
Sociedade Limitada
Fundação
Associação
Ente da administração governativa
Massa falida
É na LICC (Lei de Introdução ao Código Civil) que se busca o alicerce para o conhecimento do ordenamento jurídico e aplicabilidade das normas. Analise as assertivas abaixo no que se refere aos pontos mais importantes da LICC:
I -  Quando não disposta na própria lei, passa a vigorar 45 dias depois de sua publicação no Estado brasileiro e 120 dias depois de sua publicação nos Estados estrangeiros. 
II - Toda lei que passar a vigorar terá sua aplicação imediata e geral, respeitando o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. 
III - O conhecimento da lei decorre de sua publicação no Diário Oficial, no entanto, nem todos têm acesso ao conhecimento da lei, podendo, sempre que isso ocorrer, a pessoa prejudicada alegar o desconhecimento da mesma. 
IV - Nas situações em que a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito.  
V - Ao interpretar a lei, o juiz deve atender aos fins sociais a que ela se destina e às exigências do bem comum, enfim, os direitos coletivos devem prevalecer aos individuais.
Somente estão corretas as alternativas I e IV.
Somente estão corretas as alternativas II, IV e V. 
Somente estão corretas as alternativas I, II e V.                 
Todas as alternativas estão incorretas.
Somente estão corretas as alternativas III e V.
Você estudou que contratos administrativos são aqueles em que a Administração Pública celebra com pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, para a consecução de fins públicos.
Sobre as principais características desses contratos, é correto afirmar:
Os contratos administrativos não devem conter cláusulas exorbitantes por parte da Administração Pública.
As cláusulas dos contratos administrativos são fixadas bilateralmente.
Nos contratos administrativos, a Administração Pública não tem prerrogativas que garantam a sua posição de supremacia sobre o particular, pois todos são iguais perante a lei.
Os contratos administrativos têm cláusulas que conferem privilégios à Administração Pública em relação à outra parte.
Os contratos celebrados pela Administração não precisam obedecer normas referentes à forma.
Os princípios da administração  pública são regras que servem de interpretação das demais normas jurídicas, apontando os caminhos que devem ser seguidos pelos aplicadores da lei. Os princípios procuram eliminar lacunas, oferecendo coerência e harmonia para o ordenamento jurídico.
São esses princípios:
Da legalidade, da impessoalidade e da publicidade
Da eficiência, da moralidade administrativa e da proteção
Da impessoalidade, da moralidade e da irrenunciabilidade de direitos
Da legalidade, da impessoalidade e da publicidade
Da primazia da realidade, da legalidade e da eficiência
- Imposto de importação
- Imposto sobre a transmissãocausa mortis
- Imposto sobre a transmissão de imóveis inter vivos
Os impostos acima competem, respectivamente:
aos Estados, aos Municípios e à União
à União, aos Municípios e aos Estados
aos Municípios, aos Estados e à União
à União, aos Estados e aos Municípios
aos Estados, à União e aos Municípios
Você estudou sobre a Recuperação Judicial dentro do capítulo sobre o Direito aplicado às sociedades empresárias.
É correto afirmar que:
No requerimento de recuperação judicial é importante que o devedor exponha as razões da impossibilidade de prosseguimento da atividade empresarial.
Não ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial é um requisito para requerer a recuperação Judicial
A recuperação judicial pode ser solicitada mesmo quando a sociedade empresária está falida.
Qualquer empresa está apta a se beneficiar com a concessão de uma Recuperação Judicial.
O plano de recuperação judicial (ou de reorganização da empresa) é uma peça de pouca importância no processo de recuperação judicial.
A Constituição Federal de 1988 prevê alguns direitos que devem ser garantidos a todos os cidadãos brasileiros. Analise as assertivas a seguir no que tange aos princípios e garantias constitucionais:
I - É livre a locomoção no território nacional em qualquer tempo, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.
II - Pelo princípio da igualdade ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
III - É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
IV - É inviolável o sigilo da correspondência salvo, no ultimo caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
V - Nenhuma pena passará da pessoa do condenado.
todas as alternativas são incorretas.
corretas as afirmações I, IV e V.
corretas as afirmações II, III e V.
corretas as afirmações I, II e IV.
corretas as afirmações III, IV e V.
Com relação ao Direito Constitucional, analise as alternativas a seguir:
 I - A Constituição Federal assegura o Direito de Propriedade, que deverá atender a sua função social, direito absoluto visto que a desapropriação é considerada ilícita mesmo em casos de utilidade pública.
II - O Direito à Liberdade de Locomoção poderá ser restringido na vigência do estado de sítio, no sentido de obrigar as pessoas a permanecerem em determinada localidade.
III - A Constituição Federal estabelece regras protetivas para o consumidor, elevando o mesmo a titular de direitos constitucionais fundamentais.
IV - O Brasil é uma República Federativa, comandada por um Presidente da República e dividida em três poderes: Executivo, Legislativo e Poder Constituinte.
V - Segundo o Princípio da Legalidade ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
 
Estão corretas as afirmativas I, II, e IV.
Estão corretas as afirmativas I, II e V. 
Estão corretas as afirmativas I e III. 
Estão corretas as afirmativas II e IV. 
Estão corretas as afirmativas II, III e V. 
A responsabilidade dos sócios nas sociedades em comum (antigas sociedades irregulares) é:
Solidária e ilimitada
Subsidiária e ilimitada
Subsidiária e limitada
Limitada ao capital social que verteram para a sociedade
Solidária e limitada
Com relação ao Direito do Consumidor, analise as assertivas a seguir:
I-  É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços praticar venda casada que acontece quando o fornecedor nega-se a fornecer o produto ou serviço, a não ser que o consumidor concorde em adquirir também um outro produto ou serviço.
II- O fornecedor não pode recusar-se a atender à demanda do consumidor, ainda que não tenha em estoque os produtos ou esteja inabilitado a prestar o serviço.
III- Uma vez que, não obstante a proibição, o produto ou serviço seja fornecido, aplica-se o disposto no parágrafo único do dispositivo: o consumidor recebe o fornecimento como mera amostra grátis, não cabendo qualquer pagamento ou ressarcimento ao fornecedor, nem mesmo os decorrentes de transporte.
IV- É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pagamento parcelado, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais.
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
Apenas a alternativa II está correta.
Apenas as alternativas I,III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
O art. 1º do Código civil ("Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil") refere-se à capacidade de:
Direito
Fato
Limitada
Exercício
Humana
Com relação à Capacidade Civil da pessoa física:
 I -  São absolutamente incapazes os menores de dezesseis anos e os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.
 II - A capacidade civil da pessoa física é adquirida quando completados 21 anos ou em casos de emancipação, momento em que a pessoa física fica plenamente habilitada à prática de todos os atos da vida civil.
 III - São relativamente incapazes, dentre outros, os pródigos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
 IV - A incapacidade absoluta impede que a pessoa exerça qualquer atividade na esfera jurídica, exceto nos casos de compra e venda de bens móveis.
 V - A capacidade de uma pessoa física é a possibilidade dela exercer pessoalmente os atos da vida civil – adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio.
  Marque a alternativa correta:
Estão corretas as afirmativas I e III.
Estão corretas as afirmativas III e V.
Estão corretas as afirmativas I, III e V.
Estão corretas as afirmativas II e IV.
Estão corretas as afirmativas IV e V.
Licitação é um processo administrativo, anterior à contratação, que busca escolher a proposta mais vantajosa para a administração, com base em parâmetros definidos previamente.  A Lei 8666/93 define as modalidades de licitação.  Associe a modalidade com o conceito correto:
A – Concorrência
B – Tomada de preços
C – Convite
D – Concurso
E – Leilão
 
(         )   Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes em edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.
(         )   Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
(         )   Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis que não servem mais para a administração, produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o maio lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
(         )   Modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.
(         ) Modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
E, D, C, B, A
D, A, E, C, B
B, A, D, E, C
A, B, C, D, E
C, E, D, A, B
São modalidades de licitação:
menor preço, melhor técnica, melhor oferta ou lance, técnica e preço.concorrência, pregão, tomada de preço, concurso e leilão.
concorrência, convite, registro de preço, pregão e leilão.
melhor técnica, concurso, pregão, registro de preço.
concorrência, contratação, tomada de preço, convite e leilão
Assinale a afirmação correta no que tange aos tributos e suas espécies:
 
O empréstimo compulsório é considerado tributo, pelo regime jurídico a que está submetido.
Tributo é gênero de que são espécies o imposto, a taxa, a contribuição de melhoria e o preço de serviços públicos.
Preços de serviços públicos e taxas às vezes se confundem porque ambos são compulsórios.
Tributo é prestação pecuniária compulsória, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa discricionária.
A contribuição previdenciária não é considerada tributo pelos nossos tribunais, por não satisfazer os pressupostos legais para isso.
Segundo o art. 3º do Código Tributário Nacional, “tributo é toda prestação pecuniária, compulsória, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.
Assinale a alternativa correta dentre as afirmativas relacionadas abaixo, no que diz respeito ao assunto:
IPTU, IPVA e IOF são exemplos de contribuição de melhoria, as quais  são instituídas com o objetivo de custear obras públicas.
Tributo e Imposto têm o mesmo significado e conceito, por isso se confundem entre si.
Contribuição Especial é um tributo vinculado a um serviço público específico prestado ao contribuinte e prestado pelo poder público.
A relação de tributação entre estado e pessoas sujeitas à tributação é uma relação jurídica, objeto essencial do Direito Tributário.
A União, os Estados-membros , o Distrito Federal e os Municípios têm liberdade para instituir tributos quando julgarem conveniente e necessário.
Sobre a sociedade simples, analise as assertivas abaixo:
I - É uma sociedade que não tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário. 
II - Os sócios respondem, ou não, subsidiariamente pelas obrigações sociais, conforme previsão contratual.
III - As ações podem ser negociadas na Bolsa de Valores e no Mercado de Balcão.
IV - É instituída através de um estatuto.
V – É um tipo societário muito utilizado por grandes empreendimentos, por conferir maior segurança aos seus acionistas.
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
Apenas as alternativas III e V estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Nenhuma alternativa está correta. 
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Você estudou que o Direito Civil é considerado um dos ramos mais importantes do Direito por regular as relações privadas entre os cidadãos. Analise as afirmativas abaixo:
 I – A personalidade civil é reconhecida a todo ser humano e independe da consciência ou vontade do indivíduo.
 II – Os sujeitos da relação jurídica – passivo e ativo – são aqueles que estão aptos a adquirir e exercer direitos e deveres.
 III – O início da personalidade civil se dá 24 horas após o nascimento com vida.
 IV – São absolutamente incapazes os menores de 16 anos.
 V – O patrimônio das pessoas jurídicas e das pessoas naturais (físicas) que a compõem se confundem, nunca havendo separação (autonomia) de uma em relação à outra.
 
Estão corretas somente as questões III, IV e V.
Estão corretas somente as questões I, II e V.
Estão corretas somente as questões I, II e IV.
Estão corretas somente as questões III e IV.
Estão corretas somente as questões II e IV.
Analise as assertivas, no que diz respeito às características dos principais títulos de crédito:
I)          A nota promissória é uma promessa de pagamento que o devedor faz ao credor.
II)         Segundo a lei do cheque, este prescreve 180 dias depois de sua apresentação, que deverá ser feita em 45 dias, se for na mesma praça em que foi emitido, ou em 60 dias, caso ocorra fora dela.
III)         O protesto da duplicata deve ser efetivado até 30 dias após a data do vencimento do título. 
IV)        Sacador, sacado e tomador são sujeitos da letra de câmbio.
V)         O sacador é o sujeito em favor de quem o cheque deve ser pago.
 
Apenas a alternativa III está correta
Todas as alternativas estão corretas
Estão corretas as alternativas I, III e IV
Estão corretas as alternativas II e V
Estão corretas as alternativas I, II e IV
Você estudou sobre Títulos de Crédito. O cheque é título de modelo vinculado, cuja emissão somente pode ser feita em documento padronizado, fornecido, em talões, pelo banco sacado ao correntista. 
O cheque emitido na mesma praça deverá ser apresentado para pagamento no prazo de:
15 dias
45 dias
60 dias
30 dias
90 dias
Nessa etapa você estudou os títulos de crédito como sendo documentos utilizados para substituir moeda. Dentre eles estão a nota promissória, a letra de câmbio, a duplicata e o cheque. Especificamente em relação ao cheque, assinale a alternativa correta:
São duas as partes componentes do cheque: quem emite, passa ou saca a ordem, é o emitente, também chamado de passador ou de sacador; e a pessoa a favor de quem é sacado o cheque se chama tomador, beneficiário ou portador. 
O cheque tem o prazo de apresentação estipulado em 45 dias para aqueles da mesma praça e 90 dias para cheques de praças diferentes.    
O cheque tem um prazo de prescrição definido em lei que é inferior aos demais títulos de crédito porque trata-se de uma ordem de pagamento à vista, assim, o prazo de prescrição é de somente 06 (seis) meses contados da emissão.
O cheque como ordem de pagamento a vista pode ser descontado independente da data estipulada juntamente com o consumidor. Sendo assim os cheques pré-datados não possuem proteção jurídica.  
É uma ordem de pagamento, em dinheiro e a vista, emitida pelo sacador contra o sacado, em favor próprio ou de um terceiro, que incide sobre fundos que o sacador dispõe em poder do sacado.
Você estudou que as atividades empresariais, no Brasil, podem ser exercidas, por uma pessoa física, ou por uma sociedade, chamada de empresária.  Faça a associação correta entre os tipos societários e suas características:
1) Sociedade Limitada                                
2) Sociedade Anônima 
3) Sociedade Simples
(    )  Em caso de troca de acionistas o estatuto não se modifica pois não há alteração na estrutura da sociedade.
(    )   A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas cotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
(    )   É uma sociedade formada por pessoas que não tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário, exercendo profissão de natureza científica, literária ou artística.   
(   )  Seu capital é dividido por ações e a responsabilidade pela atividade exercida pelos acionistas será limitada até o preço das ações subscritas ou adquiridas por cada um dos mesmos.
(   ) Para ser extinta, essa sociedade deve passar pelas fase da dissolução, liquidação e extinção, com arquivamento na Junta Comercial.
 
2, 1, 3, 2, 1 
3, 2, 1, 2, 3
3, 1, 1, 2, 1
2, 3, 1, 1, 3
2, 2, 2, 1, 3
Um dos principais deveres de todo empresário é criar a pessoa jurídica dentro dos termos da lei. Em virtude disso, a legislação tem grande preocupação em afirmar qual o exato momento do início da existência da pessoa jurídica, especialmente para se determinar o instante em que haverá a separação patrimonial entre sócios e a empresa. Assim, nos termos da lei, a pessoa jurídica inicia sua existência com:
A celebração da ata constando seus membros integrantes
O registro do ato normativo (contrato social ou estatuto), acompanhada de sua ata constitutiva.
A confecção do ato normativo (contrato social ou estatuto) pelos sócios
A entrega do ato normativo, pelos sócios, ao Cartório para registro público
O início das atividades de comércio pelos sócios
Fábio e Marcos são proprietários da empresa "Botinas Ltda.". A empresa encontra-se legalmente constituída, de forma que os patrimônios (da empresa e dos sócios) já encontram-se separados e independentes.Todavia, tais sócios costumam, todos os anos, pegar dinheiro indevidamente nos caixas da empresa, para trocarem de carro. Em um determinado período de crise, a empresa "Botinas Ltda." está passando por dificuldades financeiras, que poderiam ter sido evitadas se os sócios não tivessem desfalcado o caixa da empresa. Diante de tal situação, que configura abuso da personalidade da empresa, os credores da "Botinas Ltda." podem pedir judicialmente:
a desconsideração da personalidade jurídica da empresa, para que os sócios paguem as dívidas empresariais
a paralisação das atividades empresariais, até que as dívidas estejam quitadas
a extinção da empresa, a qualquer momento
que seja extinta a personalidade jurídica da empresa
Os credores nada podem pedir, em virtude da separação patrimonial existente entre a pessoa jurídica e os sócios.
Um homem de 82 anos de idade é proprietário de uma empresa, de onde aufere rendimentos mensais líquidos de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por mês. Todavia, ele namora uma jovem de 20 anos, dando-lhe presentes de cerca de vinte mil reais (R$ 20.000,00), todos os meses. O restante é gasto com suas despesas pessoais e economias próprias, tendo assim recursos para todas as suas necessidades pessoais. O fato de ser um idoso estar dando presentes caros para sua namorada autoriza que os filhos lhe retirem a capacidade de exercício (capacidade de administrar sozinho seu patrimônio)? 
Não, pois todas essas doações realizadas são nulas, pois ofendem a moral e os bons costumes, bastando aos filhos buscarem os bens de volta quando do falecimento do genitor.
Sim, pois de acordo com o Direito Brasileiro, entre os relativamente capazes estão os idosos.
Sim, pois é um idoso e, portanto, presume-se que não tem mais consciência para gerir o próprio patrimônio.
Sim, pois é um pródigo, ou seja, é uma pessoa que não tem controle sobre seus gastos e que, se não for impedido, caminhará para a ruína financeira.
Não, pois os gastos não comprometem sua saúde financeira, sendo assim um direito daquele idoso gastar seus recursos da forma que lhe aprouver.
Segundo o Código Civil de 2002, a pessoa física poderá em algumas situações ser portadora de personalidade e capacidade civil. Abaixo constam algumas assertivas com relação a esses dois institutos. Analise-as:
I - A personalidade civil da pessoa física começa do nascimento com vida; assim, o Direito brasileiro não protege, em nenhum aspecto, o nascituro (embrião) na órbita civil.
II - A principal diferença entre personalidade civil e capacidade civil plena consiste no fato da primeira possibilitar a pessoa física ser sujeito de quaisquer direitos e obrigações, enquanto a segunda representa a aptidão para que a pessoa física exerça, sozinha, os atos de administração do próprio patrimônio.
III - Os menores de 16 anos são considerados pelo Código Civil como absolutamente incapazes, mas isso não significa que necessitem de representantes para agirem em seus nomes.
IV - O fim da personalidade civil se dá com a morte e a única forma de se documentar é mediante o atestado de óbito expedido por um médico.
V - A embriaguez habitual ou o vício em drogas são motivos arrolados pela lei (Código Civil) para se considerar uma pessoa como relativamente capaz, ainda que tenha mais de dezoito (18) anos completos.
Marque a alternativa correta.
Estão corretas apenas as questões I, II e V 
Estão corretas apenas as questões II e V
Estão corretas apenas as questões III e V
Estão corretas apenas as questões II e IV
Estão corretas apenas as questões I, II e III

Outros materiais

Perguntas Recentes