Buscar

Avaliação I - Sociedade, Educação e Cultura - 27/03/2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação I – Redação Individual
Sociedade, Educação e Cultura – 27/03/2018
Prova: 6705225
QUESTÃO:
No contexto escola da sociedade contemporânea experimentam-se situações-problema que exigem que se leve em conta fatores e fenômenos que ultrapassam o cotidiano e o pátio escolar. Ao longo da primeira unidade de estudos na disciplina de Sociologia Geral e da Educação foram abordadas as possibilidades e as possíveis contribuições existentes entre estas duas áreas do conhecimento. Nesse sentido, escreva uma redação com o tema: AS AFINIDADES ENTRE A SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO, E AS CONTRIBUIÇÕES QUE A SOCIOLOGIA PODE TRAZER À EDUCAÇÃO.
RESPOSTA ESPERADA:
Os campos de estudos e reflexões da Sociologia e da Educação possuem dimensões de investigação semelhantes, a exemplo disto, a atividade humana se constrói e constitui através de processos e espaços educativos e de sociabilidade.
A relevância e as contribuições da Sociologia para a Educação podem estar a partir das reflexões e referências sociológicas em que é possível abordar temas como da natureza, do comportamento, das crenças, das tradições e dos valores humanos e das diferentes sociedades.
Por outro lado, a Sociologia pode favorecer a compreensão das formas de justificação e legitimação de ações e políticas educacionais, bem como os mecanismos de produção, transmissão e assimilação do conhecimento e os diferentes processos de socialização e humanização dos indivíduos.

Outros materiais