Buscar

APOL 1 Logística Reversa Gestão da Cadeia de Suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Logística Reversa
Gestão da Cadeia de Suprimentos
	Data de início:
	14/03/2018 10:06
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	14/03/2018 10:40
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Gestão da Cadeia de Suprimentos
Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e informal
Estrutura formal: É a estrutura que todas as empresas possui, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada  em organogramas.
Estrutura Informal: Essas estruturas são identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
Considerando as características das estruturas organizacionais  marque ( F)  em se tratando de característica das estruturas formais e ( I ) em se tratando de características das estruturas informais 
(  ) Está sujeita a controle.
(  ) É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos.
(  ) É estruturada e organizada.
(  ) A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.
(  ) É instável.
(  ) Não está sujeita a controle.
(  ) Lider formal.
 
Em relação a sequência de respostas acima marque a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I - I - F - F - F - F - F
	
	B
	F - F - F - I - I - F - F
	
	C
	F - F – I - I- F - F - F
	
	D
	F - F - F - I - I - I - F
Você acertou!
GABARITO: A alternativa correta é a d.
AULA 1 - TEMA 1
ESTRUTURA FORMAL
Estrutura formal, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
É estável.
Está sujeita a controle.
Está na estrutura.
Lider formal
É representada pelo organograma da empresa e seus aspectos básicos.
Reconhecida juridicamente de fato e de direito.
É estruturada e organizada.
ESTRUTURA INFORMAL
Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma.
Está nas pessoas.
Sempre existirão.
A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.
É instável.
Não está sujeita a controle.
Está sujeita aos sentimentos.
Líder informal.
Desenvolve sistemas e canais de comunicação.
	
	E
	I - F - I - F - I – F - I
Questão 2/5 - Logística Reversa
Aprendemos na rota de aprendizagem e na aula online que os canais logísticos reversos podem ser de pós-venda ou de pós-consumo. A logística reversa de pós-venda trata do retorno do produto de pós-venda, sem uso ou com pouco uso que é devolvido por razões comerciais, por garantia ou substituição de componentes. O produto de pós-venda é aquele com pouco uso ou que não chegou a ser utilizado e que por diferentes motivos será reintegrado ao mercado.
Já a logística reversa de pós-consumo Leite (2009, p. 20), define “como a que planeja, opera e controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados, em função de seu estado de vida e origem, em condições de uso, fim de vida útil e resíduos industriais”. O bem de pós-consumo é aquele que já foi utilizado e que chegou ao fim de sua vida útil, mas que ainda poderá ser aproveitado para outros fins específicos.Com base nestes conceitos, podemos afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	B
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram muita utilização.
	
	C
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo, os bens não sofreram utilização, nos canais reversos de pós-venda, os bens sofreram pouca ou nenhuma utilização.
	
	D
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-consumo os bens sofreram maior utilização, nos canais reversos de pós-venda os bens sofreram pouca utilização.
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 4
Conforme vimos em aula, a evolução da LR e os fluxos deram início com base na LR de pós consumo, considerando os resíduos como precursores.
	
	E
	Enquanto nos canais de distribuição reversos de pós-venda, os bens sofreram nenhuma, nos canais reversos de pós-consumo, os bens sofreram pouca utilização.
Questão 3/5 - Logística Reversa
Usualmente, pensamos em logística como gerenciamento do fluxo de produtos de seu ponto de aquisição até seu ponto de consumo, fornecedores, indústria, distribuidores, comerciantes e consumidores. No entanto, existe também um fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado
Analise as alternativas abaixo e marque a que apresenta a sequência correta, em relação ao fluxo logístico reverso, conforme conteúdo abordado na disciplina.
Nota: 20.0
	
	A
	Consumidores, comerciantes, distribuidores, indústria, fornecedores.
Você acertou!
AULA 1 – TEMA 1
	
	B
	Consumidores, Industria, distribuidores, fornecedores, comerciantes.
	
	C
	Consumidores, comerciantes, indústria, fornecedores, distribuidores
	
	D
	Consumidores, distribuidores, comerciantes, fornecedores, indústria
	
	E
	Consumidores, fornecedores, comerciantes, indústria, distribuidores.
Questão 4/5 - Logística Reversa
A área que estamos conversando é uma nova área da logística empresarial que tem como objetivo gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando os prejuízos causados ao meio-ambiente pelo grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos.
Com base neste contexto, assinale a área correta da Logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações correspondentes ao retorno dos bens de pós-vendas e pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
Nota: 20.0
	
	A
	Logística Reversa
Você acertou!
GABARITO: Aula 1- Tema 1
Este é um dos importantes conceitos associados à logística empresarial.
	
	B
	Gestão ambiental
	
	C
	Marketing de serviços
	
	D
	Administração da produção
	
	E
	Cadeia de suprimentos
Questão 5/5 - Logística Reversa
O mundo globalizado preocupa-se com as consequências dos sistemas produtivos sobre a vida. Face aos impactos causados ao meio ambiente, passou a apresentar uma dinâmica diferente em relação aos canais de distribuição, desenvolvendo os canais de distribuição reversos. Basicamente, os tipos de fluxos logísticos são os dois conhecidos e de maneira lógica são tratados como o de fluxos diretos e o de fluxos reversos, ambos tratam com as partes interessadas (clientes, fornecedores) de maneira direta, o que muda é apenas o fluxo do material e/ou da informação. 
Em se tratando de fluxos reversos, pode-se dizer que eles são assim identificados:
Nota: 20.0
	
	A
	O retorno ao ciclo produtivo ou de negóciosde parte dos componentes ou de seus materiais constitutivos para reaproveitamento no mesmo mercado original ou em secundários;
Você acertou!
GABARITO: Aula 2 - Tema 2
Basicamente, o conceito de LR determinado de maneira completa no requisito A. Conforme o autor da citação do nosso texto anterior detalha o retorno de todo os tipos de bens industriais pode se caracterizar como fluxo reverso.
	
	B
	O retorno ao ciclo produtivo ou de negócios apenas das embalagens para reaproveitamento no mercado original;
	
	C
	O retorno ao ciclo de serviços de todos os materiais complementares não usáveis pelo consumidor industrial para o descarte adequado sem riscos de contaminação;
	
	D
	O retorno ao ciclo de serviços de parte dos componentes para reuso em novos projetos de produção;
	
	E
	O retorno dos materiais devido apenas a reclamação dos clientes.

Outros materiais