Buscar

Bianca Filme A Onda Código Ética Psicólogo (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA
RELACIONAR O CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICOLOGO COM O FILME A ONDA
Título do filme: A Onda. 
Direção: Dennis Gansel 
Lançamento: 2011 
O filme “A Onda” é uma história baseada em fatos reais, conta a história de um professor chamado Wegner, tenta ensinar a seus alunos sobre o absolutismo, em que usa o ambiente da sala de aula para simular um regime absolutista de poder absoluto e ilimitado, com diretrizes e leis que devem ser seguidas, com um comportamento que tinha por líder o professor Wegner.
Posteriormente, os alunos recriaram todos os aspectos do movimento fascista, pela criação de um uniforme, um sinal de cumprimento e a nomenclatura do grupo de A Onda, com isso, os alunos levaram a encenação a sério, levando o professor Wegner a tentar desfazer o movimento.
O aluno Tim, que era o que mais simpatizava com o movimento, se suicidou, afirmando que a dissolução do movimento era errada, e de que o grupo era parte da sua vida, pelo motivo de que anteriormente sofria bullyng, e com a existência do movimento, viu uma oportunidade de liderar e ser respeitado entre os colegas.
Portanto, o filme pode ser diretamente relacionado com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o quanto o ser humano pode ser facilmente influenciado por questões de, principalmente pelo fato dos alunos serem adolescentes,
Além disso, no caso de Tim, o aluno que se suicidou é um exemplo especifico de que um lar destruído, com carências amorosas, e com menor nível de atenção familiar, emprega a situações conflituosas, tal como o professor Wegner ser tratado como uma figura paterna e de liderança, e no Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005), no art. 1°, letra c, o profissional psicólogo deverá prestar serviços psicológicos de qualidade, utilizando estratégias e técnicas psicológicas, auxiliando o paciente, em situações traumáticas. 
Portanto, o filme A Onda revela um caso de um grupo de adolescentes, que no âmbito da psicologia, evidencia uma idade mais vulnerável emocionalmente, já que por meio da liderança e autoridade do professor, o aluno se vê comandado e liderado por alguém, o que de acordo com Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005), no art. 8º, §1° e 2º, para a realização do atendimento psicoterapêutico não eventual de criança ou adolescente, o profissional psicólogo deverá possuir autorização de pelo menos um dos pais, em caso da criança ou adolescente não apresentar um responsável, o atendimento ainda assim deverá ser executado e informado aos comandos competentes, se responsabilizando pelo encaminhamento dos resultados, com o intuito de proteger integralmente o paciente. 
Com isso, o filme retrata a atual como bullyng e poder determinando a outra pessoa, poderá afetar a longo prazo um indivíduo, o que, no contexto psicológico, sendo papel do profissional psicólogo se basear no Código de Ética Profissional, para realizar uma avaliação psicológica eficaz, com a coleta dos dados, interpretação e compreensão dos resultados obtidos, partindo do pressuposto de que a relação entre indivíduo e sociedade poderá afetar o indivíduo a logo prazo, captando amostras de comportamento, utilizando estratégias e técnicas psicológicas.
Conclui-se que, o Código de Ética Profissional do Psicólogo, além de um conjunto de normas, é um instrumento que orienta as formas de conduta do profissional psicólogo, com diretrizes básicas sobre a postura e reflexão, fiscalizando e representando, mediando o profissional e o paciente, além de conduzir com integridade os procedimentos sociais, sendo necessário o acompanhamento psicológico de alunos que sofram bullyng ou que tenham um lar instável, para minimizar efeitos negativos a longo prazo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PSICÓLOGO, Código de Ética Profissional do. XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia. Brasília, agosto de 2005. Disponível em: < https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf> Acesso em: 27 set. 2017.

Outros materiais