Buscar

Apol 04 Direito Tributário e Metodologia em Pesquisa

Prévia do material em texto

Apol 04 Gabriela Miguel
Questão 1/5 - Direito Tributário
As contribuições à seguridade social submetem-se ao princípio da anterioridade mitigada, necessária destinação do produto de arrecadação, as quais não partilham das receitas com estados, Distrito Federal e municípios, como apontam Carlos César Sousa Cintra e Juraci Mourão Lopes Filho ao tratarem das contribuições no sistema tributário brasileiro:
Uma análise do perfil das contribuições que trata a CF/88 ratifica o nosso entendimento. A seguridade social (a que vinculam-se as contribuições do art. 195) é um direito de __________ geração. Também relacionadas com os direitos de __________ geração são as contribuições institucionais de categoria econômica e profissional.
Assinale a alternativa que contém o item que completa corretamente as lacunas do trecho apresentado.
	A	primeira
	B	Segunda pag 129
	C	terceira
	D	Quarta
Questão 2/5 - Direito Tributário
É facultativo, ou seja, o usuário pode ou não utilizar os serviços prestados pelo Estado mediante concessão/permissão, como o preço público fixado em energia elétrica. É possível não utilizar esse serviço? A resposta, desenganadamente, é uma só, sim. Da mesma maneira, é possível deixarmos de utilizar os serviços de comunicação e de transporte, ainda que isso possa representar, na atual época do século, um pensamento quase impossível de se concretizar, quanto mais em centros urbanos.
De acordo com o contexto abordado, analise e assinale a alternativa que indica corretamente o item a que o trecho apresentado acima se relaciona.
	A	Poder de polícia
	B	Serviço público pag 175,176
	C	Contribuição social de seguridade social
	D	Taxa
Questão 3/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Apêndices constituem um item ______________, onde podem ser incluídos documentos complementares à pesquisa, _____________________________. A diferênca em relação aos _____________ é que, nestes, são incluídos documentos elaborados por terceiros.
	A	opcional - elaborados pelo próprio autor – anexos pag 171
	B	obrigatório - elaborados pelo próprio autor - anexos
	C	opcional - elaborados por terceiros - anexos
	D	obrigatório - elaborados por terceiros – anexos
Questão 4/5 - Direito Tributário
Muito embora o pedágio faça parte do sistema tributário nacional, por estar inserido no artigo da CF/1988, citado anteriormente, não se encaixa em nenhuma figura tributária específica e, por isso, goza dessa particularidade. A classificação quadripartida, já tratada, tem como espécies tributárias: os impostos, as taxas, as contribuições e os empréstimos compulsórios; havendo divergência no que toca à contribuição de melhoria entre uma divisão e outra. Por outro lado, não é porque não se ajusta a nenhuma espécie tributária que não poderá ser classificado como tal.
De acordo com o contexto abordado, analise as afirmativas a seguir em relação ao pedágio:
Não pode ser imposto, pois referida exigência tem como característica a não vinculação de sua receita, o que efetivamente acontece com a cobrança do pedágio.
 Não pode ser tipificado como taxa, visto que não se trata de um serviço público decorrente do exercício do poder de polícia, que está mais para disciplinar a liberdade das pessoas.
 Não se trata de contribuição porque não tem feições de contribuição de intervenção no domínio econômico, seguridade social de categorias sociais e profissionais pelas finalidades inerentes a que foram criadas.
 Não pode ser empréstimo compulsório porque os motivos de sua instituição não são aqueles preconizados no art. 148 da Carta Republicana.
Com base nas afirmativas apresentadas, as quais buscam explicar o fato do pedágio não ter característica tributária, assinale a alternativa correta.
	A	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	B	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	C	As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
	D	Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Questão 5/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Todo trabalho científico precisa ser elaborado dentro do padrão estabelecido pelas Normas da ABNT.
Por que é importante Normalizar um trabalho?
	A	A normalização traz uma série de benefícios somente ao autor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc. Podemos destacar, possibilidades de intercâmbio intelectual e a honestidade intelectual.
	B	A normalização traz uma série de benefícios ao autor e ao leitor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc. Podemos destacar, possibilidades de intercâmbio intelectual, honestidade intelectual, segurança e exatidão da informação transportada.
	C	A normalização traz uma série de benefícios somente ao leitor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc.
	D	Apesar de não apresentar possibilidades de intercâmbio intelectual, honestidade intelectual, segurança e exatidão da informação transportada, a normalização traz uma série de benefícios ao autor e ao leitor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc.

Outros materiais