Buscar

ANATOMIA PALPATÓRIA AVALIANDO 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA PALPATÓRIA 
		1.
		Durante a palpação dos músculos do membro superior, é importante utilizamos como referência o músculo braquiorradial para facilitar a localização dos seguintes músculos:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Braquial e bíceps braquial
	
	
	Flexor ulnar do carpo e extensor ulnar do carpo
	
	
	Extensor radial longo do carpo e extensor radial curto do carpo
	
	
	Extensor longo do polegar e extensor curto do polegar
	
	
	Bíceps braquial e tríceps braquial
	
	
		2.
		Na fileira proximal dos ossos carpais teremos o escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme . Os três primeiros fazem parte da articulação radiocarpal e são facilmente palpados no dorso da mão, enquanto que o osso pisiforme é de fácil localização e palpação na palma da mão. De acordo com a afirmativa marque a alternativa INCORRETA.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	osso pisiforme: na vista palmar, localize a prega distal punho, na região medial e distal, observe a projeção óssea formada pelo osso pisiforme
	
	
	osso piramidal: após localizar o processo estilóide da ulna, deslize o dedo distalmente em direção ao osso piramidal
	
	
	Osso pisiforme: na vista palmar, localize a prega proximal do punho, na região lateral e distal, observe a projeção óssea formada pelo osso pisiforme
	
	
	osso escafóide: o osso escafóide localiza-se no assoalho da tabaqueira anatômica, localizando o processo estilóide do rádio, deslize o dedo distalmente. Os movimentos de adução do punho e abdução e extensão do polegar facilitam a palpação
	
	
	osso semilunar: após localizar o osso escafóide, deslize o dedo medialmente no dorso da mão, de forma que seu dedo permaneça alinhado com o terceiro osso metacarpal
	
	
		3.
		Processo estilóide da ulna tem projeção da epífise distal da ulna. Não participa da articulação radiocarpal, separada desta por um disco articular. Marque a estratégia correta para palpação desta estrutura.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Estratégia para a palpação: com o cotovelo extendido, o antebraço em pronação e uma flexão do punho, observe que na região distal da ulna, em sua face medial é perceptível a projeção sob a pele do processo estilóide
	
	
	Estratégia para a palpação: posicione o paciente com a adução do punho, deslize o dedo na região lateral do rádio até o processo estilóide . X
	
	
	Estratégia para a palpação: com o cotovelo flexionado a 90 graus, o antebraço em supinação e uma flexão do punho, observe que na região distal da ulna, em sua face medial é perceptível a projeção sob a pele do processo estilóide
	
	
	Estratégia para a palpação: com o cotovelo flexionado, o antebraço em pronação e uma flexão do punho, observe que na região distal da ulna, em sua face medial é perceptível a projeção sob a pele do processo estilóide.
	
	
	Estratégia para a palpação: posicione o paciente com a abdução do punho, deslize o dedo na região lateral do rádio até o processo estilóide .
	
	
		4.
		Um paciente procura um fisioterapeuta para realizar uma avaliação cinesiofuncional com a seguinte história clínica: paciente do sexo masculino, 50 anos, com dor na região lateral do cotovelo direito há 1 ano. Paciente refere ter dor durante prática de tênis. Passou por tratamento fisioterápico com fases de melhora no período. Hipótese diagnóstica: epicondilite lateral. Exame solicitado: ressonância magnética do cotovelo, com o seguinte resultado: tendinopatia crônica do comum dos extensores (epicondilite lateral), com ruptura parcial da porção mais anterior do tendão, lesão parcial/crônica do ligamento colateral lateral, ruptura parcial da porção proximal do m. extensor dos dedos, pequeno derrame articular. Durante a avaliação, o fisioterapeuta deve realizar a palpação da região do epicôndilo lateral com a seguinte técnica:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Paciente sentado com apoio da maca. O examinador com o dedo sensitivo na região de cotovelo medialmente, irá localizar uma elevada proeminência óssea.
	
	
	        Paciente sentado, cotovelo apoiado na maca, com a mão para cima. O examinador poder  palpar com cotovelo em flexão a partir do olécrano com os dedos sensitivos. Para poder a palpação ser mais eficiente, solicitará ao paciente uma supinação associada a uma flexão de punho, com isso um sulco ficará proeminente na região dorsal do antebraço e no movimento de flexão do punho.
	
	
	Paciente sentado com apoio da maca. O examinador, com o dedo sensitivo na região de cotovelo lateralmente, irá localizar uma proeminência óssea.
	
	
	Paciente em posição ortoestática e cotovelo flexionado. Com sua mão sensitiva encaixada na região do cotovelo posteriormente, deixará a polpa do polegar localizar o epicôndilo lateral e a sua digital cairá logo abaixo. Com a outra mão, o examinador apóia o antebraço pronado do paciente na altura do punho e realiza movimentos de prono-supinação para poder sentir sob seu dedo polegar o acidente.
	
	
	Paciente em posição ortoestática com cotovelo flexionado. O examinador com seus dedos sensitivos na diáfise do rádio irá deslizá-los inferiormente até sua porção mais distal, onde encontrará uma eminência óssea mais elevada.
	
	
		5.
		Paciente do sexo masculino, 34 anos ao realizar um movimento de supinação do antebraço com resistência elevada sentiu fortes dores no ventre muscular do bíceps braquial (cabeça curta). Marque a opção correta em relação à origem da cabeça curta do bíceps braquial e o seu posicionamento no braço.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Tubérculo supra-glenoidal e se localiza anteriormente e lateralmente no braço.
	
	
	Tubérculo Menor do úmero e se localiza anteriormente e medialmente no braço.
	
	
	Tubérculo maior do úmero e se localiza anteriormente e lateralmente no braço.
	
	
	Processo coracóide da escápula e se localiza anteriormente e medialmente no braço.
	
	
	Processo coracóide da escápula e se localiza anteriormente e lateralmente no braço.

Outros materiais