Buscar

propriedades gerais das respostas imunes - resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bárbara Carolina N | Imunologia
propriedades gerais das respostas imunes
Estudo da resposta imune e dos eventos celulares e moleculares que ocorrem após um organismo entrar em contato com micro-organismos estranhos.
Pioneiro Edward Jenner , 1798 ( observou que as mulheres responsáveis pela ordenha das vacas que haviam se recuperado da vaccínia nunca contraíam a varíola.
Vaccinus = vacinação
imunidade inata
Consiste em mecanismos de defesa celulares e bioquímicos, que já existem antes da infecção e que estão prontos para responder rapidamente a infecções. Esses mecanismos reagem aos micro-organismos e respondem da mesma maneira a infecções repetidas.
Primeira linha de defesa; presente ao nascer.
Imediata ( 0-4 horas)
Principais CARACTERÍSTICAS: 
Não muda de intensidade;
Não possui especificidade;
Não tem memória.
principais componentes do s.i.inatA
Barreiras Físicas ou Químicas ( pele, mucosas , secreções , cílios)
Células fagocitárias ( neutrófilos, macrófagos)
Células dendríticas e Células NK
Proteínas do sangue (sistema do complemento e outros mediadores da inflamação) ( citocinas)
Além da imunidade inata, existem outras repostas imunológicas que são estimuladas pela exposição a agentes infecciosos, cuja magnitude e capacidade de defesa aumentam com cada exposição sucessiva a determinado micro-organismo. Desenvolve-se outro tipo de resposta imunológica a infecção adaptando-se a ela.
 Imunidade inata IMUNIDADE ADQUIRIDA
Principais tipos de reações da imunidade inata
INFLAMAÇÃO: Processo de recrutamento de leucócitos ( neutrófilos,monócitos) e proteínas plasmáticas do sangue ( citocina). Esses fagócitos expressam em sua superfície recepctores que se ligam aos micro-organismos e os ingerem, bem como os outros receptores que diferentes microbianas e ativam as células. Com a ativação desses receptores, os fagócitos produzem radicais reativos de oxigênio e nitrogênio e enzimas lisossômicas que destroem os micro-organismos que foram ingeridos.
DEFESA VIRAL: Reação mediada por citocinas em que as células adquirem resistência á infecção viral, e na destruição pelas células NK das células infectadas por vírus.
imunidade adaptativa
A imunidade adaptativa é adquirida a medida que o sistema imunológico de um indivíduo se depara com substâncias estranhas (antígenos), os componentes da imunidade adquirida aprendem a melhor forma de os atacar e começam a desenvolver uma memória para cada um deles. 
A Imunidade Adap. É induzida quando um patógeno é ingerido por uma célula fagocítica
Tardia >96 horas
principais características 
Especifica e diversidade para cada antígeno;
Memória imunológica;
Expansão clonal ; Refere-se a um aumento no número de células que expressam receptores idênticos p o mesmo antígeno, pertence a um clone.
É capaz de reconhecer/distinguir e reagir a um grande número de substâncias microbianas e não microbianas.
Principais Componentes do S.I. Adaptativo;
Linfócitos e seus produtos secretados (anticorpos)
Tipos de respostas do s.i.a
IMUNIDADE HUMORAL: Mediada por moléculas no sangue e nas secreções das mucosas (anticorpos, linfócitos B). Os anticorpos reconhecem antígenos microbianos, neutralizam a capacidade dos micro-organismos de infectar e promovem a sua eliminação através de diversos mecanismos efetores.
É o principal mecanismo de defesa contra micro-organismos extracelulares e suas toxinas.
IMUNIDADE CELULAR: Mediada por linfócitos T. Os micro-organismos extracelulares ( vírus,bactérias) sobrevivem e proliferam no interior dos fagócitos e de outras células do hospedeiro, onde são inacessíveis aos anticorpos circulantes. A defesa contra essas infecções constitui uma função da imunidade celular,promovendo a destruição dos micro-organismos que residem nos macrófagos ou destruição das células infectadas p/ eliminação dos reservatórios de infecção. 
IMUNIDADE ATIVA: Induzida pela exposição a um antígeno. Os indivíduos e os linfócitos que não tiveram exposição a determinado antígeno são denominados virgens.
IMUNIDADE PASSIVA: Conferida a um indivíduo pela transferência de soro ou de linfócitos de um indivíduo. O receptor dessa transferência torna-se imune sem ter sido exposto ao ter respondido ao antígeno especifico.
 OS LINFÓCITOS ATUAM COMO MEDIADORES DA IMUNIDADE HUMORAL E CELULAR.
cOMPONENTES CELULARES DO S.I.A
LINFÓCITOS B : Únicas que produzem ANTICORPOS; Reconhecem antígenos extracelulares e diferenciam-se em plasmócitos secretores de anticorpos.
LINFÓCITOS T : Reconhecem os antígenos de micro-organismos intracelulares e ajudam os fagócitos a destruí-los ou matar as células infectadas. NÃO PRODUZEM ANTICORPOS. Reconhecem peptídeos derivados de proteínas estranhas que estejam ligadas a proteínas do
hospedeiro – MHC que são expressas nas superfícies de outras células ou seja, as células t reconhecem e respondem a antígenos associados á superfície celular, mas não a antígenos solúveis.
CÉLULAS T AUXILIARES: Em resposta á estimulação antigênica , elas secretam proteínas citocinas (atuam como moléculas mensageiras, além de estimular a proliferação e a diferenciação das células T e ativam as células B, macrófagos e outros leucócitos. 
LINFÓCITOS T CITOTÓXICOS ( CLT): destroem as células que exibem antígenos estranhos .
CÉLULAS T REGULADORAS: Inibem as respostas imunológicas
CÉLULAS ASSASSINAS NATURAIS- NK: Envolvida na imunidade contra vírus e outros micro-organismos intracelulares.
PRINCIPAIS estratégias p/ combater os micro-organismo (imun.inata adquirida)
ANTICORPOS: Aos serem secretados ligam-se aos micro-organismos extracelulares, bloqueando a sua capacidade de infectar células do hospedeiro, promovendo a sua ingestão e subquente destruição pelos fagócitos.
CÉLULAS T AUXILIARES: Aumentam a capacidade microbicida dos fagócitos eu ingerem os micro-organismos e os destroem.
LINFÓCITOS T CITOTÓXICOS (CLT): Destroem as células infectadas por micro-organismos que são inacessíveis aos anticorpos e à destruição fagocítica. 
Citocinas consiste em um grande grupo heterogêneo de proteínas solúveis produzidas por diferentes células , que medeiam e regulam todos os aspectos da imunidade inata e imunidade adquirida. Algumas citocinas são mediadoras e reguladoras da imunidade natural, são produzidas por células da imunidade natural (células dendríticas, macrófagos, mastócitos) e impulsionam o processo de inflamação ou contribuem p/ a defesa contra infecções virais. As citocinas de células t auxiliares contribuem p/ a defesa do hospedeiro mediada pela resposta imun. Adaptativa e também regulam as respostas imunológicas. Algumas citocinas são fatores de crescimento para a hematopoiese e regulam a geração de diferentes tipos de células do sistema imune de seus precursores na medula óssea
as respostas imunes adaptativas desenvolvem-se por etapas, e cada etapa corresponde a reações específicas: 
CAPTURA E APRESENTAÇÃO DOS ANTÍGENOS MICROBIANOS
 As APC (células dendríticas) apresentam os peptídeos microbianos aos linfócito CD4+ e CD8+ virgens, iniciando a respota imunológica aos antígenos proteicos. Ou seja, as células dendríticas iniciam capturando os micro-organismos , digerindo suas proteínas em peptídeos e expressando em sua superfície os peptídeos ligados a moléculas MHC 9moléculas especializadas em apresentar os peptídeos ao sistema imune adaptativo.
RECONHECIMENTO DOS ANTÍGENOS PELOS LINFÓCITOS
Existem linfócitos específicos para um grande numero de antígenos antes mesmo da exposição ao antígeno, e quando um antígeno entra no hospedeiro, seleciona as células específicas e ativas. Esse conceito é denominado hipótese de seleção clonal 
ATIVAÇÃO DOS LINFÓCITOS T E ELIMINAÇÃO DOS MI.(IMUNIDADE CELULAR)
Os linfócitos T CD4+ auxiliares ativados proliferam e difenciam-se em células efetoras cujas funções são mediadas por citocinas secretadas. ( uma das respostas iniciais das células T auxiliares
CD4+ é a secreção da citocina interleucina 2 (IL-2) , ela é um fator de crescimento atuando sobre os linfócitos ativados por antígenos e que estimula a sua proliferação – expansão clonal- Muitas dessas células efetoras deixam os órgãos linfoides em que são geradas migrando p os locais de infecção e inflamação que acompanha, quando esses efetores são novamente expostos a micro-organismos associados a células, são ativados para desempenhar as funções responsáveis pela eliminação dos dos micro-organismos. Algumas células T efetoras da linhagem das células auxiliares CD4= secretam citocinas que recrutam leucócitos e que estimulam a produção de substâncias microbicidas nos fagócitos, elas ajudam os fagócitos a destruir os patógenos. Outras células T efetoras CD4+ secretam citocinas que estimulam a produção de uma classe especial de anticorpos – imunoglobulina E IgE- e ativam os eosinófilos que são capazes de matar parasitas que podem ser demasiados grandes para serem fagocitados. Os linfócitos T CD8+ ativados destroem as células que contém micro-organismos no cit.
ATIVAÇÃO DOS LINFÓCITOS B E ELIMINAÇÃO DOS MICRO-ORGANISMOS EXTRACELULARES (IMUNIDADE HUMORAL)
Uma vez ativados os linfócitos B proliferam e diferenciam-se em células que secretam diferentes classes de anticorpos com funções distintas. A resposta das células B a antígenos proteicos exige sinais ativadores das células T CD4+. As células B diferenciam-se em plasmócitos secretores de anticorpos. Os polissacarídeos e os lipídios estimulam a secreção da classe de anticorpos IgM. O combate dos micro-organismos acontece de muitas maneiras, uma delas é :Os anticorpos ligam-se aos micro-organismos e os impedem de infectar as células, neutralizando os micro-organismos ao bloquear a sua capacidade de infectar as células do hospedeiro ou de colonizar os tecidos.
MEMÓRIA IMUNOLÓGICAUma respostas imunológica efetiva elimina os micro-organismos que iniciaram a resposta.Acontece então a fase de contração em que os clones de linfócitos expandidos morrem e a homeostasia é restaurada. A ativação inicial dos linfócitos gera células de memória de vinda longa,que podem sobreviver durante anos após a infecção. As células de memória são mais efetivas no combate aos micro-organismos do que os linfócitos virgens . As células de memória representam um reservatório de linfócitos específicos para um determinado antígeno e respondem rapidamente e de modo mais efetivo contra o antígeno do que as células virgens. 
células do sistema imune
As células que apresentam funções especializadas nas respostas imunes inatas e adaptativas são os fagócitos, células dendríticas, linfócitos específicos para determinados antígenos e vários outros linfócitos que atuam para eliminar os antígenos.
fagócitos
São células cuja função é identificar, ingerir e destruir micro-organismos.
AS funções dos fagócitos são importantes na imunidade inata.
Passos sequenciais na defesa do hospedeiro: 
Reconhecimento e ativação dos linfócitos pelos micro-organismos;
Ingestão pelo processo de fagocitose e destruição dos micro-organismos
neutrófilos
Circulam como células esféricas com diâmetro de 12 a 15nm, com numerosas projeções membranosas, possui núcleo segmentado em três a cinco lóbulos conectados (por isso o nome polimorfunucleares)
São produzidos na medula óssea
Sua produção é estimulada pelo fator estimulador de colônias de granulócitos (G-CSF)
Os neutrófilos podem migrar para os sítios de infecção poucas ahoras após a entrada dos micro-organismos. Se um neutrófilo circulante não for recrutado para um sitío de inflamação nesse período, sofre apoptose e geralmente é fagocitado por macrófagos residentes no fígado ou no baço. Após a entrada nos tecidos, eles atuam por algumas horas e em seguida morrem.
O citoplasma possui dois tipos de grânulos :
Grânulos Específicos : São preenchidas por enzimas (lisozima, colagenase e elastase) Esses grânulos não se coram fortemente com corantes básicos (hematoxilina) ou ácidos (eosina) o que distingue os dois tipos de granulócitos circulantes eosinófilos e basófilos.
Grânulos Azurófilos: São lissosomos que contem enzimas e substâncias microbicidas (defensivas e catelicidinas)
fagócitos mononucleares
Originam-se na medula óssea, circulam no sangue,sofrem maturação e tornam-se ativadas em vários tecidos.
O tipo celular dessa linhagem que sai da medula óssea e vai para o sangue periférico é chamado de monócitos( tem de 10 a 15 nm de diâmetro e apresentam núcleo em forma de feijão, seu citoplama contem lissosomos, vacúolos fagocíticos e filamentos do citoesqueleto.
Os monócitos são heterogêneos e possuem pelo menos dois subtipos distinguíveis pelas proteínas de superfície celular e cinética de migração para os tecidos:
Inflamatória: é rapidamente recrutada do sangue p/os sítios de inflamação tecidual.
Fonte de macrófagos residentes dos tecidos e algumas células dendritícas.
UMA VEZ QUE ENTRAM NOS TECIDOS, OS MONÓCITOS AMADURECEM E TORNAM-SE MACRÓFAGOS.
principais funções dos macrófagos:
Defesa Do hospedeiro é a ingestão e morte de micro-organismos.
Os macrófagos ingerem células mortas do hospedeiro como parte do processo de limpeza após infecção ou resolução da lesão tecidual. Também reconhecem e englobam células apoptóticas antes que elas possam liberar seu contéudo e induzir respostas inflamatórias.
Ao serem ativados liberam citocinas, que sem ligam aos receptores presentes em outras células instruídas por meio dessa interação a responderem de uma maneira que contribua para a defesa do hospedeiro.
Atuam como APC que apresentam antígenos e ativam linfócitos T
Promovem o reparo de tecidos lesionados pelo estímulo ao crescimento de novos vasos sanguíneos(angiogênese) e pela síntese de matriz extracelular rica em colágeno
Para realizar suas funções os macrófagos são ativados pelo reconhecimento de diferentes tipos de moléculas microbianas. Essas moléculas ativadas ligam-se aos receptores específicos localizados na superfície ou no interior do macrófago ( receptores semelhantes a TOLL). A ativação desses macrófagos também ocorre quando os receptores na membrana plasmática se ligam a opsoninas ( substâncias que revestem células para a fagocitose) na superfície do micro-organimos.
Os macrófagos podem adquirir distintas propriedades funcionais dependendo do tipo de estímulo p/ a ativação celular. (a resposta de macrófagos a diferentes citocinas ativam macrófagos para se tornarem eficientes na eliminação de micro-organismos, processo denominado ativação clássica – sistema do complemento) 
MASTÓCITOS 
São Células provenientes da medula óssea
Estão localizados na : mucosa e pele
Possui grânulos citoplasmáticos preenchidos por citocinas (fator de célula tronco – ligante de c-Kit), histamina e outros mediadores.
Possuem núcleo arredondado e citoplasma contendo grânulos ligados á membrana( esses grânulos contêm proteoglicanas ácidas que se ligam a corantes básicos.)
Expressam receptores de membrana para a fração Fc de anticorpos IgE e IgC .
Quando os anticorpos se ligam presentes na superfície do mastócito se ligam ao antígeno, são induzidos eventos de sinalização intracelular que acarretam a liberação do conteúdo dos grânulos para o espaço extracelular. Os conteúdos liberados promovem a alterações nos vasos sanguíneos que fazem parte do processo inflamatório.
Basófilos
São originados na medula óssea, sofrem maturação na medula óssea e circulam no sangue.
Contém grânulos que se ligam a corantes básicos e são capazes de sintetizar vários dos mediadores produzidos pelos mastócitos.
Podem ser recrutadas para alguns sítios de inflamação.
Expressam receptores para os IgE e IgC e podem ser estimulados pela ligação do antígeno á IgE presentes em sua superfície.
SUA FUNÇÃO NA DEFESA DO HOSPEDEIRO E NA REAÇÕES ALÉRGICAS É INCERTA.
EOSINÓFILOS
São granulócitos do sangue que expressam
grânulos citoplasmáticos contendo enzimas danosas á paredes celulares de parasitas, mas podem lesionar tecidos dos hospedeiro.
Seus grânulos possuem proteínas básicas que se ligam a corantes ácidos, como a eosina.
São provenientes da medula óssea
GM-CSF, IL3 e IL5 promovem a maturação dos eosinófilos precursores mieloides.
células dendríticas
São células que tem longas projeções membranosas e capacidade fagócita, e são amplamente distribuídas nos tecidos linfoides, no epitélio das mucosas e no parênquima dos órgãos.
A maturação depende de uma citocina denominada ligante Flt3 ( se liga ao receptor do tipo tirosinocinase Flt3 nas células percussoras)
Uma subpopulação de cd:
Células dendríticas plasmocitoides : respondedoras celulares precoces nas infecções virais, reconhecem ácidos nucleicos de vírus intracelulares e produzem proteínas chamadas interferons tipo I.
Em resposta á ativação induzida por micro-organismos, as células dendríticas convencionais na pele,mucosa e no parênquima dos órgãos tornam-se móveis,migrando para os glânglios linfáticos e apresentando os antígenos microbianos aos linfócitos T.
LINFÓCITOS
Os linfócitos , são as principais células da imunidade adquirida e são as únicas células do corpo que expressam receptores de antígenos distribuídos clonalmente, cada qual uma especificidade distinta para diferentes determinantes antigênicos.
Os linfócitos consistem em subtipos que diferem nas suas funções:
LINFÓCITOS B: PRODUZEM ANTICORPOS.
Sofrem maturação na medula óssea. 
Os principais subtipos de células B são : Células B da zona marginal, células b foliculares, células b-1.
LINFÓCITOS T: deveriVados do timo
Se originam na medula óssea,migram e sofrem maturação no Timo.
Os principais subtipos de células T são : linfócitos T CD4+ Auxiliares e linfócitos T CD8+ Citotóxicos (CTL) 
DESENVOLVIMENTO DOS LINFÓCITOS
Os sítios nas quais as principais etapas do processo de desenvolvimento dos linfócitos ocorrem são denominados : LINFÓIDES PRIMÁRIOS (incluem a medula óssea, na qual os precursores de todos os linfócitos têm origem e as células B amadurecem, e o timo é o local de amadurecimento dos linfócitos T) . AS células T e B são chamados de linfócitos virgens após a ativação pelo antígeno, sofrendo alterações sequenciais no fenótipo e na capacidade funcional.
populaçãoes de Linfócitos distinguidas:
CÉLULAS VIRGENS
São células T e B maduras que residem nos órgãos linfoides periféricos ou na circulação e que nunca encontraram um antígeno correspondente. Os linfócitos normalmente morrem depois de um a três meses e não reconhecem o antígeno. São considerados em repouso, pois não estão desempenhando sua função. A sobrevivência dos linfócitos virgens depende de dois sinais alguns gerados por citocinas e outras de antígenos.
LINFÓCITOS EFETORES
Após ativação dos linfócitos virgens, essas células tornam-se maiores e passam a proliferar, sendo chamadas de linfoblastos.Algumas delas se diferenciam em linfócitos efetores que tem a capacidade de produzir moléculas que atuam para eliminar o antígeno . Os linfócitos T efetores incluem os: células t auxiliares; CTL e plasmócitos secretores de anticorpos.
linfócitos de memória
CÉLULAS APRESENTADORAS DE ANTÍGENOS 
As células apresentadoras de antígenos (APC) são populações especializadas em capturar antígenos microbianos e outros antígenos, apresenta-los aos linfócitos e fornecer sinais que estimulem a proliferação e diferenciação desses linfócitos.
MEDULA ÓSSEA
A medula óssea é o sítio de geração da maioria das células sanguíneas circulantes, inclusive hemácias, granulócitos e monócitos, e também o sítio dos eventos iniciais da maturação da célula B. Quando a medula óssea e lesionada ou quando ocorre uma demanda excepcional na produção de novas células sanguíneas, o fígado e o baço tornam-se locais preferenciais de hematopoiese extramedular.
Eritrócitos, granulócitos, monócitos, células dendritícas, plauqetaas , linfócitos B e T e células NK originam-se da célula tronco hematopoiética (HSC). AS HSC são pluripotentes, autorrenováveis, pois em cada momento sofrem divisão e pelo menos uma célula filha mantém as propriedades de célula-tronco enquanto a outra pode se diferenciar em uma linhagem específica. As HSC podem ser identificadas pela presença de marcadores de superfície ( proteínas CD34 e c-Kit). Os HSC dão origem a dois tipos de células multipotentes:
PROGENITOR LINFOIDE COMUM: fonte de precursores de linhagem comprometidas com as células T,B e NK.
PROGENITORES MIELOIDES COMUM: Dão origem a progenitores de linhagem única comprometidos com as linhagens eritroide, megacariocítica e monocítica, que originarão células maduras (eritrócitos, plaquetas, granulócitos- neutrófilos, eosinófilos, basófilos- e monócitos.
A proliferação e a diferenciação das células precursoras na medula óssea são estimuladas por citocinas hematopoiéticas.
timo
É o sítio de maturação da célula T;
É um órgão bilobulado situado no mediatisno anterior. Cada lobo é dividido em múltiplos lóbulos por septos por septos fibrosos, e cada lóbulo consiste em um cortéx ( contém uma coleção densa de linfócitos T e a medula de coloração mais clara,tem uma população mais dispersa de linfócitos) externo e uma medula interna.
As células epiteliais corticais produzem IL-7 (citocina responsável para o inicio do desenvolvimento da célula T)
Um subtipo de células epiteliais encontradas na medula, chamado células epiteliais medulares tímicas que desempenham um papel especial na apresentação de antígenos próprios para as células T em desenvolvimento e na deleção de células T autorreativas.
A medula tímica contém estruturas chamadas corpúsculos de Hassal, que são compostos de espirais compactadas de células epiteliais que podem ser remanescentes de células em degeneração. O timo tem um rico suprimento sanguíneo e vasos linfáticos eferentes que drenam para os glânglios linfáticos do mediastino.
Os linfócitos no timo também chamados timócitos, são vários linfócitos t em vários estágios da maturação. Acredita-se que as células comprometidas com a linhagem de células t desenvolvem-se na medula óssea de células progenitoras linfoides comum, entram na circulação e alcançam o córtex tímico pelos vasos sanguíneos. Ou seja, a maturação do timo começa no córtex, a medida que vai amadurecendo migram para as células t maduras.
SISTEMA LINFÁTICO
Consiste em vasos especializados que drenam os liquídos dos tecidos para os glânglios linfáticos e desses para o sangue, é essencial para a homeostase dos liquídos teciduais e das respostas imunológicas. O sistema linfático capta antígenos microbianos do sítio de entrada e transporta-os aos glânglios linfáticos, onde podem deflagrar a resposta imune adaptativa.
GÂNGLIOS LINFÁTICOS
Os gânglios linfáticos são órgãos linfoides secundários vascularizados e encapsulados, com características anatômicas que favorecem o início das respostas imunes adaptativas para antígenos transportados dos tecidos pelos linfáticos.
Estão situados ao longo dos vasos linfáticos por todo o corpo e , dessa maneira, tem acesso aos antígenos encontrados nos epitélios e provenientes do liquido intersticial na maioria dos tecidos.
Um gânglio é envolto por uma capsula fibrosa, sob a qual há um sistema sinusoide revestido por células reticulares, entremeado por fibrilas de colágeno e outras proteínas da matriz extracelular, e preenchido por linfa, macrófagos, células dendríticas e outros tipos celulares.
TRANSPORTE DE ANTÍGENOS PELOS GÂNGLIOS
Substâncias originárias da linfa que entram no seio subcapsular do gânglio linfático são separadas pelo tamanho molecular e apresentadas aos diferentes tipos celulares para iniciarem diferentes tipos de resposta imune.
O assoalho do seio subcpsular é construído de tal forma que permite o contato das células no seio ou na migração para o córtex, mas impede o movimento de moléculas solúveis na linfa bloqueando a passagem livre p/ o córtex. Vírus e outros antígenos de alto peso molecular são
capturados pelos macrófagos do seio, podendo também ser reconhecidos pelos linfócitos b corticais situados logo abaixo do seio cortical. Essa é a primeira etapa nas respostas dos anticorpos a esses antígenos. Os antígenos solúveis de baixo peso molecular são transportados para fora do seio pelos oondutos de frc e passam para as células dendríticas residentes corticais localizadas próximas aos condutos. A contribuição dessa via de apresentação do antígeno pode ser importante para o ínicio das respostas imunológicas de células T p/ alguns antígenos microbianos, mas respostas intensas e duradouras requerem o transporte dos antígenos para os gânglios linfáticos pelas células dendriticas teciduais.
Alguns mediadores inflamatórios (citocinas e quimiocinas) são transportados na linfa que flui pelos condutos; podendo atuar sobre as células dendríticas e outros podem chegar ás HEV para as quais os condutos drenam.
BAÇO
È um órgão altamente vascularizado cujos principais funções são retirar da circulação células sanguíneas lesionadas e senescentes e partículas, além de iniciar as respostas imunológicas adaptativas aos antígenos capturados do sangue.
O baço é subdivido em : POLPA VERMELHA ( composta de sinusoides vasculares preenchidos por sangue) e POLPA BRANCA( rica em linfócitos, função promover respostas imunes adaptativas contra antígenos provenientes do sangue)
O sangue entra no baço por uma artéria esplênica única que perfura a cápsula no hilo e divide-se progressivamente em ramos menores que permanecem cercados por trabéculas fibrosas protetoras e de sustentação. Alguns ramos arteriolares da artéria esplênica terminam em sinusoides vasculares extensos, que formam a polpa vermelha, são circundados por macrófagos e preenchidos por eritrócitos.Os macrófagos da polpa vermelha servem como um importante filtro para o sangue, removendo micro-organismos, células lesionadas, assim como células e micro-organismos recobertos por anticorpos(opsonizados). Indivíduos que perdem o baço são suscetíveis a infecções por bactérias encapsuladas, como pneumococos e meningococos, tais organismos são eliminados por opsonização e fagocitose , e fica bastante prejudicada na ausência do baço.
Os antígenos no sangue são levados ao seio marginal por células dendriticas circulantes ou são encontrados pelos macrófagos na zona marginal. Os arranjos anatômicos das APC, CÉLULA B E T , na polpa branca esplênica promovem as interações necessárias para o desenvolvimento eficiente da resposta imune humoral.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais