Buscar

Av1 Ensino de Lingua Portuguesa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)Leia o texto a seguir:
"Até muito recentemente, considerava-se que a entrada da criança no mundo da escrita se fazia apenas pela alfabetização, pelo aprendizado das "primeiras letras", pelo desenvolvimento das habilidades de codificação e de decodificação. O uso da linguagem escrita, em práticas sociais de leitura e produção de textos, seria uma etapa posterior à alfabetização, devendo ser desenvolvido nas séries seguintes. Desde meados dos anos 1980, porém, concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita vêm mostrando que, se o aprendizado das relações entre as letras e os sons é uma condição para o uso da linguagem escrita, esse uso também é uma condição para a alfabetização, o aprendizado das relações entre as letras e os sons da língua".
(Soares, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor / Magda Becker Soares; Antônio Augusto Gomes Batista. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.)
Sobre as fases da aquisição da escrita, associe a primeira coluna de acordo com a segunda:
(1) Pré-silábica
(2) Silábica
(3) Silábico-alfabética
(4) Alfabética
(a) há uma busca por símbolos para escrever aquilo que deseja, tentando estabelecer uma relação entre a sonoridade e a escrita.
(b) a criança compreende que a escrita tem uma função social, que é a comunicação. Ela faz a correspondência entre fonemas (sons) e grafemas (letras), mas ainda não domina o sistema ortográfico e escreve como fala.
(c) as letras começam a ter valores silábicos fixos.
(d) somente o autor dessa escrita pode identificar o que fez.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:
Alternativas:
a)1a – 2d – 3b – 4c
b)1c – 2a – 3b – 4d
c)1b – 2c – 3d – 4a
d)1a – 2b – 3c – 4d
e)1d – 2c – 3a – 4b 
Alternativa assinalada
2)Leia o texto a seguir:
"O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social".
(VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª edição. São Paulo: Ícone, 2010.)
Dessa forma, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)as crianças não possuem conhecimentos a serem transferidos, dessa forma o papel do adulto é e protagonista na alfabetização.
b)as crianças já nascem com a carga genética que contempla o desenvolvimento da linguagem, de forma que suas interações sociais não lhes auxiliam nesse processo.
c)a criança deve ser a grande expectadora em sala de aula, de maneira que o professor seja o detentor de todo o conhecimento que ela irá receber.
d)a criança possui conhecimentos previamente determinados, o que podemos chamar de bagagem cultural e que não devem ser contemplados em sala de aula.
e)a criança deve interagir com outros interlocutores e com práticas sociais diversas para que seu conhecimento seja ampliado.
Alternativa assinalada
3)Leia o texto a seguir:
Algumas implicações pedagógicas da perspectiva psicogenética merecem destaque, sobretudo em contextos de alfabetização: 1) os progressos psicogenéticos na escrita são diferentes para cada aluno, pois não dependem apenas de experiências escolares; 2) a complexidade e o dinamismo desses processos são incompatíveis com a avaliação da ‘prontidão’ dos alunos ou a constituição de turmas homogêneas com alunos idealizados; 3) as hipóteses sobre a língua escrita expressam erros construtivos dos alunos – e o conhecimento dessas hipóteses propicia aos professores mediações oportunas e planejamento de atividades direcionadas a avanços na aquisição da língua escrita.
(BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. Psicogênese da aquisição da escrita. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/psicogenese-da-aquisicao-da-escrita Acesso em: 08 fev. 2018)
Pensando sobre a psicogênese, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
(   ) A psicogênese pressupõe um sujeito que constrói ativamente seu saber, o qual incorpora informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva transformando-a.
(   ) Na perspectiva da psicogênese, a língua escrita passa a ser concebida não como um código (com elementos e relações previamente dados), mas como um sistema de representação da linguagem.
(   ) A psicogênese considera o aluno um usuário nato da língua, cujo conhecimento já está internalizado por meio de traços genéticos.
(   ) Segundo a psicogênese, a escrita é um saber que deve ser totalmente separado das práticas sociais, uma vez que sua sistematização não se aplica a todos os usos da língua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)V – V – F – F
Alternativa assinalada
b)F – F – V – V 
c)V – F – V – F 
d)F – V – V – F 
e)V – V – V – V 
4)Observe o texto a seguir:
"Vygotsky entende o homem e seu desenvolvimento numa perspectiva sociocultural, ou seja, percebe que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido."
RESENDE, Muriel L. M. Vygotsky: um olhar sociointeracionista do desenvolvimento da língua escrita.Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1195. Acesso em: 15 fev. 2017.
Pensando a respeito do sociointeracionismo apontado por Vygotsky, avalie as afirmativas a seguir:
I) Segundo o autor, é por meio do diálogo com o seu interlocutor que a criança desenvolve sua linguagem, visto que, assim, a imitação e a instrução se tornam partes fundamentais para o processo de assimilação.
II) Vygotsky aponta a aprendizagem da linguagem desnecessária, uma vez que a criança já nasce com este sistema dominado.
III) A construção da linguagem é realizada de maneira intuitiva, por parte da criança. Desse modo, suas interações não possuem papel significativo em seu aprendizado dentro ou fora da escola.
IV) Segundo Vygotsky, a interação com outros membros da cultura é que possibilita ao homem interiorizar as formas sócio historicamente estabelecidas de desenvolvimento psicológico.
Está correto o que se afirma em: 
Alternativas:
a)I e II apenas.
b)I e IV apenas.
Alternativa assinalada
c)II e III apenas.
d)II e IV apenas.
e)III e IV apenas.
5)Leia o texto a seguir:
"A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas."
(HAMZE, Amelia. Alfabetização ou letramento? Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/alfabetizacao.htm Acesso em: 08 fev. 2017)
Com base nas discussões sobre as práticas de alfabetização e letramento, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I) Entende-se que o processo de alfabetização e letramento são práticas que devem ser concebidas distintamente.
PORQUE
II) Ainda que possam e devam ser trabalhadas concomitantemente, alfabetizar envolve o desenvolvimento da escrita em termos de estrutura, enquanto o letramento contempla o uso da leitura e da escrita de forma social.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
b)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais