Artigo sobre Capital de Giro
8 pág.

Artigo sobre Capital de Giro


DisciplinaAdministração Finaceira e Desenvolvimento Econômico13 materiais156 seguidores
Pré-visualização3 páginas
ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO
RESUMO
O presente artigo buscou abordar o conhecimento sobre o Capital de Giro, e reconhecer a sua importância para a saúde financeira de uma empresa. O capital de giro está diretamente associado às fontes, das quais uma empresa necessita para financiar o seu crescimento. É o ativo circulante da empresa para arcar com os custos e despesas fixos e variáveis. Ou seja, são os recursos financeiros que se encontram em estoque, os investimentos líquidos, os valores em contas bancárias, os pagamentos a receber e tudo aquilo que pode ser facilmente convertido para cumprir obrigações negociais e manter o bom funcionamento da empresa. O estudo do capital de giro é fundamental para o administrador financeiro e para profissionais que atuam na área financeira de modo geral. Constatou-se também que a administração eficiente do capital de giro significa avaliar a situação da atual da empresa, e como a má gestão pode afetar um negócio, e até mesmo levá-lo à falência.
Palavras-chave: Capital de Giro, Administração de Capital de Giro.
Tema Central: Capital de Giro.
 ABSTRACT
The present article sought to address the knowledge about Working Capital, and to recognize its importance for the financial health of a company. Working capital is directly associated with the sources that a company needs to finance its growth. It is the current assets of the company to bear the fixed and variable costs and expenses. That is, financial resources are in stock, net investments, amounts in bank accounts, payments receivable and everything that can be easily converted to meet business obligations and maintain the smooth running of the company. The study of working capital is fundamental for the financial manager and for professionals who work in the financial area in general. It has also been found that efficient working capital management means evaluating the current situation of the company, and how bad management can affect a business, and even lead to bankruptcy.
Keywords: Working Capital, Working Capital Management.
Central Theme: Working Capital.
INTRODUÇÃO
Muitas empresas não chegam a completar um ano e acabam encerrando as suas atividades por falta de capital de giro, e o motivo principal que acaba fazendo com que a empresa feche as suas portas é falta de planejamento financeiro do negócio.
De acordo com a Sebrae 2017, \u201ccapital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem\u201d. Segundo G1 Globo 2017, \u201co capital de giro é um dinheiro basicamente de curtíssimo prazo para cobrir uma necessidade de caixa eventual durante um curto espaço de tempo\u201d, explica Ricardo Assaf, presidente da ABSCM. 
O capital de giro é um recurso que vai ajudar a girar as operações da empresa para que o seu fluxo de caixa funcione corretamente; mas para que isso funcione da forma correta é necessário ter todo um planejamento financeiro da empresa. Esse capital é formado pelo ativo circulante que faz com que a empresa possa executar as suas operações financeiras; ele é composto pelo estoque, duplicatas a receber e o caixa da empresa. (Gitman 2002).
Empresas sofrem certos problemas com o capital de giro, porém existem certas medidas que possam auxiliar nas soluções dos problemas; por exemplo: formação de reserva financeira, redução do ciclo econômico, controle da inadimplência, reduzir custos e etc.
REFERENCIAL TEÓRICO
Conceito de Capital de Giro
Um dos grandes desafios a enfrentar pelas empresas é o famoso fechamento do caixa, saber como está á situação atual da empresa. Muitos negócios não chegam a completar um ano e acabam encerrando as suas atividades por falta de capital de giro, e o motivo principal que acaba fazendo com que a empresa feche as suas portas é falta de planejamento financeiro do negócio. 
Os ativos e passivos circulantes se estabelece a necessidade de capital de giro que é realizada em curto prazo, o que implica no equilíbrio e na estabilidade financeira e econômica da empresa (Araújo, 2013). 
De acordo com a Sebrae 2017, \u201ccapital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem\u201d. Segundo G1 Globo 2017, \u201co capital de giro é um dinheiro basicamente de curtíssimo prazo para cobrir uma necessidade de caixa eventual durante um curto espaço de tempo\u201d, explica Ricardo Assaf, presidente da ABSCM. 
Em outras palavras o capital de giro é um recurso que vai garantir as operações da empresa quando ela tiver com dificuldades no seu faturamento, mas para poder ter esse dinheiro com segurança é importante ter todo um planejamento financeiro; por exemplo: planejar entradas e saídas do caixa da empresa que é essencial para poder ter o controle do capital de giro. 
Quando a empresa está iniciando as suas atividades, ela recebe dois tipos de investimentos que vai ajudar na abertura do negócio e no seu capital de giro; um deles é considerado como investimento fixo para investir em itens do ativo imobilizado (por exemplo: aquisição de máquinas, móveis, imóvel) e o outro é o investimento que vai compor uma reserva de recursos que vai ser utilizada conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. (Sebrae, 2017). Esses recursos estão ligados nos estoques; nas contas a receber; no caixa ou na conta bancária da empresa. 
No caso do estoque da empresa ele é formado e mantido devido as necessidades do mercado consumidor e sempre está sofrendo mudanças de investimentos. Conforme o Sebrae 2017, quanto maior for a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter, que acaba justificando a importância do capital de giro. 
De acordo com Gitman 2002, \u201cos ativos circulantes normalmente são chamados de capital de giro ou circulante, onde representa a parcela do investimento que circula de uma forma à outra, durante a condução normal dos negócios\u201d. Em outras palavras Gitman afirma que o capital de giro é formado pelo ativo circulante que faz com que a empresa possa executar as suas operações financeiras e que esse capital é composto pelo estoque, duplicatas a receber e o caixa da empresa.
O capital circulante líquido é definido entre a diferença do ativo circulante e o passivo circulante da empresa; quando o ativo circulante é maior que o passivo isso significa que a empresa tem o capital circulante líquido positivo; agora quando é o contrário significa que a empresa tem o capital circulante líquido negativo. (Gitman, 2002). 
Segundo Gitman 2002, quando o capital circulante líquido é positivo significa que a parcela dos ativos circulantes da empresa é financiada com recursos a longo prazo (a soma do exigível a longo prazo e patrimônio líquido) e quando é negativo significa que é a parcela dos ativos permanentes da empresa que está sendo financiada com passivos circulantes.
Administrar o capital de giro significa avaliar como está a situação atual da empresa; as faltas e as sobras dos recursos financeiros e também os seus reflexos gerados pelas decisões em relação às compras, vendas e à administração do caixa; ou seja; é importante saber administrar e controlar os seus recursos financeiros para que a empresa tenha uma saúde financeira saudável. (Sebrae, 2017). 
Controles Financeiros Básicos
É fundamental que a empresa tenha um controle financeiro no dia a dia e com isso se torna mais útil nas decisões empresariais. De acordo a Sebrae 2016, pode-se dizer que as informações geradas com esses controles representam o primeiro estágio para a gestão do capital de giro. Quando o capital de giro é administrado da maneira correta, acaba se evitando problemas que possam surgir no futuro.
Os controles financeiros básicos seriam: o controle diário de caixa; controle bancário; controle diário de vendas; controle de contas a receber e pagar; controle mensal de empresas e controle de estoque. (Sebrae 2016).
Controle de caixa: Registrar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa; sua principal finalidade é verificar se não existem erros de registros