Buscar

Fátima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO-TG
Aluna: Eliana Gonçalves de Oliveira
RA-1647123
Curso: Sociologia
Estudos Disciplinares VII
Estudo de caso: Carta Argumentativa
Orientadora Educacional: Mara Solange Menna Moura Leal
POLO CAPÃO REDONDO
2017
 São Paulo, 25 de setembro de 2017
Dona Fátima, venho, através desta, compartilhar com sua luta como docente, que, ao saber da sua história, sensibilizei-me imediatamente, porque no contexto, agradei-me da sua coragem ancorada na importância da sua notável profissão e é lógico que a Senhora desenvolveu sua perspectiva na educação, visando a formação de pessoas para um mundo melhor.
Segundo Vygotsky (1991) “a aprendizagem é o resultado da interação dinâmica entre a criança com o meio social”, sendo que o pensamento e a linguagem recebem influência do meio em que convivem. O funcionamento cognitivo da mente está relacionado á reflexão, planejamento e á organização das estruturas lógicas e vai adequando-se a mediação simbólica e social.
Segundo Vygotsky (1991) “a aprendizagem acontece por meio de uma zona de desenvolvimento proximal que pode ser definida da seguinte forma: “A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. O nível real exprime o desempenho da criança ao realizar suas tarefas sem ajuda de ninguém, e o nível potencial representa aquelas tarefas que a criança só consegue realizar com a ajuda de alguém ”(Vygotsky, 1991, p. 97).
Note querida professora a sua importância por mediar relações em sala de aula, observando e auxiliando seus alunos nos processos de aprendizagem, dando-lhes oportunidades para descobrirem suas potencialidades.
Aconselho minha querida professora, que seja criativa e irreverente, pois dificilmente ocorre participação dos alunos em propostas pedagógicas de aula, então proponha trabalhos diferentes e permita que o humor se faça presente no contexto educacional.
Uma dose de irreverência e alegria é capaz de tornar o ambiente mais divertido, leve e prazeroso, conseqüentemente os alunos se sentirão mais motivados a participarem com a Senhora nesta jornada, onde a professora é a personagem principal.
Sugiro que, proponha desafios e convoque os pais dos alunos, dando-lhes também a oportunidade em participar na educação escolar dos filhos, pois eles são os mais interessados em que seus filhos aprendam melhor, contextualize seus desafios que também serão os deles e quero enfatizar, Dona Fátima, que através da conscientização, poderemos formar consciência política e conseguirmos vontade política, através de pressão popular, para adquirirmos melhores recursos e condições para educação, como exemplo: estes que te assolam. 
Quero também aproveitar para atentá-la á sua formação acadêmica, pois a formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários á atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens “significativas”, haja vista, os múltiplos desafios que se apresentam á escola e simultaneamente aos educadores e sei minha querida professora que te renovarás nesta caminhada.
Lembre-se Dona Fátima de analisar a formação docente a partir de um contexto de práxis, na perspectiva da construção de novos conhecimentos, que não se limitam ao momento da formação inicial, mas, principalmente estende-se por todo o percurso profissional do professor formando a tríade: formador, formando e conhecimento se faz mediante uma relação dialética, sendo esta, uma característica necessária á realização da práxis. Neste sentido, o ato de ensinar descontextualizado da práxis não transforma, assim, concordamos com Freire, quando diz ”[...] ensinar não é só transferir conhecimentos; quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
Paulo Freire, quando afirma que a teoria não dita á prática em vez disso, ela serve para manter a prática ao nosso alcance de forma a mediar e compreender de maneira crítica o tipo de práxis necessária em um ambiente específico em um momento particular.
É necessário, minha querida professora, que mantenha acesa sua curiosidade para aprender a se renovar.
Despeço-me aqui com respeito a sua garra, deixando-lhe meu abraço cheio de energia positiva confiante de que tudo se renovará! 
Atentamente, subscrevo-me com muita consideração.

Outros materiais