Buscar

a matematica e os jogos ludicos

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em pedagogia
adriana roza magalhaes
	
A MATEMÁTICA E OS JOGOS LÚDICOS
Cruz das Almas-BA
2014
ADRIANA ROZA MAGALHAES
A MATEMÁTICA E OS JOGOS LÚDICOS
Trabalho apresentado às disciplinas Ensino, Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.
 Professores: Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.
Tutora Eletrônica: Osvaldineia do Nascimento S. Barreto
Tutora da sala: Elaine de Mattos Nogueira
.
	
Cruz das Almas-BA
2014
Introdução
	A palavra jogo apresenta varias definições, a partir do momento em que destacamos o uso dela para brincadeira, diversão e competição. 
 Na escola é importante que o professor esteja sempre oferecendo diversos tipos de jogos para que com isso o seu (sua) aluno (a) tenham uma nova possibilidade de aprendizado. 
 O jogo educativo só tem significado para o aluno, a partir do momento em que se tem um objetivo ou um alvo a ser alcançado, contribuindo para a formação das crianças e principalmente direcionado para a educação infantil.
 É importante ressaltar que o desenvolvimento infantil se dá principalmente pela ludicidade, através de experiências com objetos, situações cotidianas, imitações e criações. 
 
Friedmam (1996, p.56) afirma que é necessário dar atenção especial ao jogo, pois as crianças tem o prazer de realizar tarefas através da ludicidade. E quando isto acontece vivencias o mundo imaginário e assim se afastas de sua vida habitual. 
 O professor tem um papel fundamental porque com seu conhecimento ele pode interferir durante o processo sempre que possível. 
Para Piaget (apud Wadstworth, 1987, p.130) 
[... a criança pode receber informação valiosa , através de linguagem ou educação dirigida por um adulto somente se estiver em um estado em que possa compreender essa informação. Isto é, a fim de receber 
informação ela precisa ter uma estrutura que a capacite a assimilar essa informação.]	
 
 Relacionando o ensino da matemática através de jogos lúdicos, esse deve ser aplicado de forma simples inicialmente e dinâmica. 
Na educação infantil é importante ofertar dupla função: lúdica e educativa. 
O jogo matemático na vida da criança deve ser prazeroso, eficiente na forma em que tenha resultado positivo, fazendo com que tenha domínio sobre suas ferramentas matemáticas, utilizando-as futuramente em resolução de problemas. 
Título do Jogo: O sistema numérico dos rótulos de alimentos. 
Objetivos: 
Ler
Ordenar números
Comparação entre os números
Analise de informação nos rótulos dos alimentos
Material:
Papel cartolina
Tesoura;
Hidrocor;
Imagens;
Embalagens de rótulos de alimentos. 
Tempo estimado: 1 aulas.
Faixa etária: 5 anos
Número de jogadores: O jogo pode ser desenvolvido individualmente ou em duplas. 
Regras:
Os alunos deverão pesquisar e trazer rótulos de alimentos qu contenham data de validade, peso e informação nutricional. exemplo: gelatina, biscoito, achocolatado. 
Dividir as crianças em duplas e pedir que sinalizem no rotulo onde podemos encontrar números.
Colocar os rótulos em um cartaz para visualização de todos.
Convidar as duplas para no cartaz visualizar quais os alimentos são mais pesados e leves. O professor deve estar atento as comparações do aluno.
Em relação ao valor numérico qual maior número? E menor? Quem vem antes? E depois? Esses são alguns dos questionamentos que podem ser feitos. 
 Aplicação do Jogo
	O jogo foi aplicado em uma turma de 05 anos da educação infantil em uma escola situada no município de Cruz das Almas. 
Resultados Obtidos
	O propósito do jogo foi obtido a partir do momento em que os alunos passaram a reconhecer os números nos rótulos. 
A sugestão da seqüência didática foi bastante proveitosa. Os alunos primeiramente foram questionados a observar os rótulos e identificar os números. Alguns possuíram dificuldades em identificar, havendo uma disputa saudável entre eles, enquanto outros mostraram com bastante certeza e clareza a seqüência numérica, respondendo as perguntas feitas sobra qual é o numero maior ou menor. As duplas foram formadas por um aluno que tinha mais habilidade e conhecimento e outro que era mais fraco para que eles pudessem ajudar entre si. Isso fez com que houvesse interação prazerosa entre eles a partir do momento em que um colega ajudava o outro. 
Referências
BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender: o resgate de jogo infantil: São Paulo: Moderna, 1966. 
WADSWORTH, Barry. Piaget para o professor da pré-escola primeiro grau / Barry Wadsworth: tradução de Marilia Zanella Sanvincente. 2ª Ed. – São Paulo: Pioneir Ed – São Paulo. Cortez: 1987. 
MACHADO, Maria Lúcia A. Pré escola não é escola: a busca de um caminho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. 
0

Continue navegando