Buscar

instituições econômicas

Prévia do material em texto

Claudia Meihua Ie 84532 Economia-Noturno
Título: A Era Desenvolvimentista e a Ressignificação das Instituições Brasileiras a Partir da Últimas Décadas do Século XX.
Autores: Carlos Alberto Francisco de Sousa e Marcelo José Moreira
Diante do sistema econômico global, o estudo das instituições é de grande importância para a compreensão e análise do desenvolvimento econômico de uma nação (Souza e Moreira, 2015). O objetivo dos autores, nesse artigo, foi de evidenciar a influência no qual as instituições econômicas tem no desenvolvimento econômico. Para satisfazer esses objetivos, realizou-se uma pesquisa explicativa-descritiva para identificar os fatores que determinam a importância das instituições no desenvolvimento econômico que, neste caso, foi abordado o método histórico-institucional.
O conceito de instituições pode ser abrangido de diferentes maneiras. De certa forma, as instituições tem como função amenizar os conflitos da sociedade capitalista, visando o bem estar social, sendo assim, tendo como o objetivo reduzir os desperdícios nas atividades econômicas que as sociedades inventam leis, estas leis são as instituições (FIANI, 2011).
O impacto da crise econômica e a centralização da política nacional deu origem ao desenvolvimentismo de acordo com BIELSCHOWSKY (2000) e no cenário brasileiro não foi diferente. Baseado na industrialização, infraestrutura e com forte intervenção do Estado, o desenvolvimentismo no Brasil remete as teorias cepalinas, com o objetivo de incentivar a cooperação econômica (FONSECA, 2013). 
A partir dos anos de 1980, o Estado desenvolvimentista perde força e nos anos 1990 e, então, inicia-se um processo de liberalização da economia brasileira, ou seja, uma ressignificação das intuições brasileiras (BIELSCHOWSKY; MUSSI, 2005).
Essas conclusões reforçam, assim, a tese da importância das instituições e de todas as relações sociais envolvidas na sua criação e na sua consolidação. O papel das instituições no desenvolvimento econômico dos países ainda é de amplo debate, no qual envolve a utilização do capital social para a construção das mesmas de forma eficiente e que vise o bem-estar social.
 Contextualização
Objetivo da Pesquisa
Literatura utilizada
Método de pesquisa
Resultados e conclusões
Economia | 1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes