Buscar

Licitação - Direito Administrativo II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Preparação Prévia II de Direito Administrativo II
Prof.ª Luciana – 4° Sem. Direito Noturno
Lucas Vinicius Fernandes – RA 101130113
Princípios Específicos da Licitação
A licitação deve se submeter aos princípios gerais da administração pública, vulgo LIMPE, mas além desses existem também os princípios específicos que constam na Lei 8.666/93, Lei das Licitações que regulamenta o Art. 37, inciso XXI além de instituir normas e princípios para as licitações e contratos da Administração pública. O artigo 3º da referida lei transcreve que “A licitação destina-se a garantir a observância do principio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhe são correlatos. Os princípios específicos são cinco: 
Princípio do Procedimento Formal- Art. 4º, parágrafo único: O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.
Princípio do Sigilo das Propostas- Art. 3º, § 3º: A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
Princípio da vinculação ao Instrumento Convocatório- Art. 41, caput: A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.
Princípio do Julgamento Objetivo- Art. 44, caput. No julgamento das propostas, a Comissão levará em consideração os critérios objetivos definidos no edital ou convite, os quais não devem contrariar as normas e princípios estabelecidos por esta Lei.
Art. 45, caput. O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.
Princípio da Adjudicação Compulsória- Art. 50, caput. A Administração não poderá celebrar o contrato com preterição da ordem de classificação das propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatório, sob pena de nulidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais