Buscar

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DOS CONTRATOS - DIREITO CIVIL IV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CIVIL IV – MARCOS PEREZ MESSIAS
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DOS CONTRATOS
FATO JURIDICO: todo e qualquer fato que tenha relevância no mundo do direito
NATURAL (proveniente de força da natureza). Ex: tempo, pois é fato jurídico. Hoje é dia 05, pode ser um prazo final num processo. OU CASO FORTUITO E FORÇA MAIOR
HUMANO ou ato jurídico.
Lícito (várias espécies: sentido estrito, ato-fato jurídico e o principal: o NEGÓCIO JURÍDICO)
Ilicito: gera o dever de indenizar. Praticado com culpa ou dolo que cause dano a alguém. Responsabilidade Civil. 
N.J.: ato pelo qual a pessoa exprime sua vontade para criar, modificar ou extinguir direitos. Podemos ter duas espécies:
NJ unilateral: basta uma única vontade. Não precisa da vontade de ninguém mais. Ex: testamento, promessa de recompensa. 
NJ bilateral: depende de duas vontades, ou não estará completo. Ex: TODOS OS CONTRATOS!!!! Não consigo vender algo, se outro não quiser comprar. E por ai vai....
Estes por sua vez, podem ser unilaterais ou bilaterais.
Ex: contrato de doação. Doador e donatário, ou beneficiário. Pergunta: Quem é o credor e quem é o devedor? 
Na doação, o doador transfere o bem pro donatário. Donatário é credor, e doador é o devedor. Dever de dar. (UMA ÚNICA OBRIGAÇÃO)
Ex: compra e venda. Comprador e devedor. Quem é o credor e o devedor? AMBOS SÃO CREDORES E DEVEDROES UM DO OUTRO, AO MESMO TEMPO. Quem vende, deve o objeto da compra. Comprador deve o valor pago. (DUPLA OBRIGAÇÃO)
Contratos bilaterais: ambas as partes tem obrigações mutuas; nos unilaterais, só uma das partes tem obrigação.
CONTRATOS
1- Conceito: É um negocio jurídico bilateral, proveniente de um acordo de vontades com a finalidade de produzir efeitos de âmbito jurídico patrimonial. 
Casamento é um negócio jurídico, não é patrimonial! Não deve ser por interesse. 
2- Requisitos de validade (104 CC): 
2.1. SUBJETIVO: sujeito da relação. É o agente capaz. Maiores de 18 anos, não interditadas. Incapacidade pode ser suprida pela representação e pela assistência. A legitimidade também é importante. Esta não tem nada a ver com capacidade, não há relação alguma, pois se refere à titularidade do direito e seu exercício. 
Sou capaz, mas não posso vender algo que não é meu, pois não sou legitimado
Posso ser dono, mas posso não ter o direito de titularidade absoluto para venda.
2.2. OBJETIVO: se refere ao objeto. Art. 104 (objeto licito, possível, determinado ou determinável).
Não é contrario as normas jurídicas, nem a moral e aos bons costumes.
A possibilidade é física e jurídica; a física se refere de modo ABSOLUTO ou RELATIVO. É possivel de ser contratado? Ex: contrato que vende um pedaço do céu. Juridicamente, o contrato é fisicamente impossível. Ou ir da ESAMC a Praça da Sé, a pé, em 5 minutos, valendo 1 milhão de reais. Contrato NULO.
1 milhão de reais, se correr 100m em 9s. IMPOSSIBILIDADE RELATIVA. (ART. 106)
A JURIDICA se refere ao objeto não ser expressamente proibida por lei. Será nulo o NJ que verse sobre herança de pessoa viva. 
Determinado ou determinável. Dou 10% do lucro da minha empresa. É incerto, mas determinável, na época. É ilíquido. 
2.3. FORMAL 
Forma prescrita ou não defesa em lei. (proibida, vedada).
Contrato, em regra, tem forma livre (Art.107 CC). Contudo, há uma exceção (art. 108) que versa sobre bens imóveis que verse sobre mais de 30 salários mínimos vigentes. 
Instrumento particular / instrumento público
Público: documento feito em cartório; tem fé publica. 
Particular: feito por um escritório, residência, etc. É particular.
2.4. ESPECIAL (CONSENTIMENTO)
Refere-se à manifestação de vontade dos contratantes. 
A- art. 110: (reserva mental). Pessoa guarda para si e não externa, não expõe na hora de fazer o contrato. 
Ex: reserva mensal salva o professor de direito! Doarei 1 milhao de reais para quem tirar 10 na prova. O professor diz q dá, mas sabe que não vai dar. Reserva mental! 
Simulação ou dissimulação. Vou dar um presente pra minha vizinha, mas não quero que minha esposa saiba. Faço contrato de compra e venda, mas doo. É dissimulação.
B- Art. 111 (silêncio)
O silêncio, no Direito Civil, quando a situação permitir, o silêncio pode ser usado como aceitação.
(FIM)
08/08/2014 ( CONTINUAÇÃO DE CONSENTIMENTO)
C- INTENÇÃO (ART.112)
O cara que lê o contrato, leva mais em consideração a intenção do que estritamente a escrita do contrato. Ex: loquei um imóvel e falei pro locatário que no final do contrato o locatário devolve o imóvel pintado. Mas pintou de preto...
Ação deve interpretar intenção em vez da “letra”. 
D- Boa fé (113)
Pode ser o exemplo da intenção. Pintar o imóvel com cor absurda demonstra má fé. Boa fé no sentido de que as partes devem ser leais umas com as outras. Utilizada na interpretação, sempre.
E- Negócios Jurídicos benéficos (114)
Ex: Doação e empréstimo. Interpretados de modo restritivo. Não se interpreta para quem doa uma extensão do que se pretende doar. Ex: doar imóvel, mas não os móveis. Entendo de modo restritivo: os móveis não.
Eficácia do Contrato
Se refere ao poder ou possibilidade dele surtir efeitos. Em regra, todo contrato válido é eficaz. Surte efeito no mundo jurídico. Principal efeito do contrato: pode ser exigível ou exigido!
Exceção: quando houver os elementos acidentais:
Termo
Condição
Modo ou encargo (ônus, obrigação)
FORMAÇÃO DO VÍNCULO CONTRATUAL (427 – 435)
Negociações preliminares: são meras tratativas, conversas prévias que de nenhuma prévia vinculam as partes. (fase pré contratual) Ex: comprar carro.... já foi batido, que ano, gasta quanta gasolina??? Ainda assim, pode gerar RESPONSABILIDADE CIVIL com reparação de danos, quando houver má fé de uma das partes. Comprar carro anunciado em outra cidade. Lá chegando, o carro não era “aquela coisa”.
Proposta/oblação/policitação/oferta: é a declaração de vontade feita por uma pessoa a outra (com quem pretende contratar), por força da qual o policitante manifesta sua intenção de contratar vinculando-se caso a outra pessoa aceite. To vendo o carro... 50 mil. Faz por 45 mil? Se ele disser “faço”, o negócio está feito. Se eu não comprar, eu descumpri um contrato. (ainda que o contrato seja verbal, até certo valor. Não exige-se prova documental, basta testemunhal – até certo valor. Pode ser que na prática, não gere indenização.
Aceitação: ato pelo qual uma das partes aceita a proposta manifestando sua vontade de contratar. A partir desse ato, o ato está plenamente formado. 
Art. 434 – Aceitação pode ser feita por pessoa presente ou pessoa ausente (nada corriqueira). Duas pessoas tentam forjar um contrato por correspondência. Quando pessoa presente, é simples: pode ser uma proposta sem prazo (pegar ou largar) ou pode ser com prazo (te dou 2 dias pra decidir). Se não responder em dois dias, proposta não vale mais. O mesmo que orçamento de serviço. Com pessoa ausente também, com prazo em sem prazo. “A resposta tem que ser em tempo razoável”. Mas o que é isso? Miguel Reale. Com prazo.... “Olha, vou comprar seu carro, minha proposta é 40 mil até 10 de agosto. Resposta deve ser expedida dentro do prazo. TEORIA DA EXPEDIÇÃO. Mas e se o contrato foi fechado por telefone? Presente. Skype presente. Email ausente. Presente: realmente ou virtualmente. No ausente: “Oh, quero comprar seu carro, e via carta mando proposta. Mas me arrependi. É possível se arrepender, desde que mande outra carta que chegue junto ou antes da carta que oficializa a proposta.”
3.1. Retratação (ver exemplo acima)
3.2. Contraproposta. Ex:”Faço proposta de compra por 40 mil, mas vale 50 mil. Ele aceita vender, mas ele pede pra pagar o IPVA. Isso é contraproposta. Altera-se alguma coisa na aceitação.
Lugar da celebração (local onde foi proposto) – Art. 435
 
5- Representação (115-120). 
a)Poderes: Fala dos poderes de representação para contratar. Poderes para atos da vida civil e para cotratar. Conferido por lei ou pelo interessado, de forma voluntária. Se por lei, representação
legal (pai representa o filho menor); Voluntária, vista procuração. 
b)Limites (116). Devem estar na procuração dada ao representante. “Olha, vc tem direito de vender meu imóvel. Pode vende-lo. Se vender por preço baixo, eu terei que aceitar... A não ser que eu limite. Venda, mas no mínimo por 300 mil.”
c- CONTRATO CONSIGO MESMO (117)
“Uma pessoa meu deu condições para vender o imóvel dele. Mas eu mesmo quero comprar. Posso? Sim, desde que lei permita ou quando o representado permitir.”
Substabelecer? Alguém que me deu poder de representar... eu repasso tal poder. “Marcos, vc tem poder pra vender meu apartamento....
d- PROVA (118)
e- CONFLITO DE INTERESSE (119)
“Eu represento uma pessoa e faço negocio com vc e vc sabe que tal negocio vai contra a vontade do representado (não entendi)
e.1. Prazo 180 dias...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais