Buscar

Direito Tributário II Aula VI Responsabilidade tributária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Tributário II - Aula VI - Responsabilidade Tributária
A lei sempre institui e não transfere a responsabilidade tributária. Responsável tributário determinado por lei. Art 128 do CTN.
Art. 121 do CTN - Sujeito passivo
Obrigação de índole administrativa penal e não tributo a multa
Art. 122 do CTN
Sujeito passivo da obrigação e sujeito dos deveres instrumentais (acessórias) - preenchimento de livros fiscais e Declaração perante o FISCO.
Art. 123 do CTN
Opção de fazer um contrato e mudar aquilo que está previsto em lei. Ex: contrato de locação. O proprietário é responsável pelo pagamento do IPTU mas o contrato prevê o pagamento dos custos inerentes ao proprietário (ação de regresso caso não pague).
Art. 124 do CTN
Solidariedade tributária- no direito tributário não existe solidariedade, apenas quando prevista em lei. Solidariedade natural - mais de um proprietário de um imóvel (a lei vai dizer que existe essa solidariedade quando há interesse comum art. 124 do CTN - esse interesse comum é suficiente para caracterizar a solidariedade? Não, pois o interesse comum não necessariamente está no mesmo polo da obrigação, sendo assim o interesse comum do art 124 , $1 do CTN não é suficiente para caracterizar a solidariedade, só se caracteriza quando estiver o interesse comum no mesmo polo da obrigação e a lei estiver a favor das partes); solidariedade legal - quando a lei diz (os sócios ao dissolver a sociedade são solidários). Em direito civil pode contratar a solidariedade ao contrário do tributário. 
Benefício de ordem - é quando pode ter um benefício em quem vai ser executado primeiro, é o direito a observância de uma sequência quanto à execução que é assegurado ao fiador, de sorte que a execução opera-se primeiramente contra o devedor e não fiador. Há benefício de ordem no âmbito civil.
Art. 125 do CTN
Efeitos da solidariedade - (i) o pagamento de um se estende aos demais e cobra os outros através de uma ação; (ii) a isenção ou remissão (remissão = perdão x remição = resgate do bem) se não outorgadas pessoalmente se estende aos coobrigados.
Art. 126 do CTN - capacidade tributária passiva
A capacidade tributária passiva independe da capacidade civil. Dessa forma são responsáveis pelo pagamento do tributo independente da qualidade civil. A lei sempre irá alencar o contribuinte. Qualquer pessoa pode configurar no polo passivo da capacidade tributária.
Uma empresa que o sócio é um juiz de direito (impedido por lei), os débitos tributários desconsideram a personalidade do juiz e além das contravenções penais é aplicado o tributo a ele (independe da regularidade do negócio - direito não tem cheiro).
Art. 127 do CTN
Domicílio é local que é notificável para administração.
A regra geral é a livre escolha do sujeito passivo para determinar o domicílio, entretanto a Fazenda pode negar a declaração da pessoa em alguns casos. Caso não haja eleição do domicílio tributário por parte do sujeito passivo ou se o fisco recusar o domicílio eleito o CTN prescreve o seguinte: (i) no tocante às pessoas naturais o domicílio será sua residência habitual sendo essa incerta ou desconhecida será então o centro habitual de sua atividade; (ii) no tocante às PJ de direito privado o domicílio será o lugar de sua sede ou o local de cada estabelecimento que realizar o fato imponível; (iii) no tocante às PJ de direito público o domicílio será o local de qualquer das repartições no território da pessoa política tributante, na impossibilidade de cumprir as regras citadas o domicílio será o local da situação dos bens ou da ocorrência dos atos ou fatos que insearam na criação da obrigação tributária
Responsabilidade sucessória de bens móveis e imóveis - Art 128 ao 133 do CTN
Art. 128 (responsabilidade em si)
Art. 129 do CTN 
crédito definitivamente constituído - crédito que o sujeito passivo foi notificado do lançamento tributário (cobrança do tributo). Pode ser em curso, tributo por homologação que já iniciou a tributação. Responsabilidades de créditos devidamente constituídos ou que a administração já está em cobrança.
Art. 130 do CTN
transmissão imobiliária - o imóvel cheio de débitos e um sujeito comprar está assumindo o débito, há não ser que a prefeitura que haja certidão negativa fica eximido de tributos. Preço de arrematação do imóvel de leilão já está arrematada com valor do imóvel para nenhuma surpresa do adquirente.
Art. 131 do CTN
são pessoalmente responsáveis. Aquisição e remissão de bens diversos que não são imóveis (apontados no artigo anterior).
Sucessão por morte - o herdeiro responde pelos débitos tributários até os limites da herança, caso contrário não responde pelos débitos tributários do falecido.
Art. 132 do CTN 
sucessão por sociedades. A nova empresa é sucessora dos débitos tributários da empresa antiga.
Em caso da cisão aplica-se nos casos de cisão a responsabilidade solidária
Art. 133 do CTN
Estabelecimento - conjunto de bens corpórios e incorpórios (ponto, clientela, etc) organizados para o exercício da empresa
Fundo de comércio - bem incorpóreo (ponto, clientela, etc) que é comumente denominado ponte e que envolve a clientela da empresa. Há quem entenda que faz parte a marca do fundo de comércio, mass depende do juiz.
Vai falar da sucessão através de fundo de comércio ou estabelecimento. A pessoa natural ou jurídica que adquirir os itens acima e continuar a exploração responde pelos tributos pelos fundos ou estabelecimentos adquiridos até a data do ato. Ou responde integralmente se o alienante cessar a exploração.
Art. 136 do CTN
Responsabilidade objetiva das infrações não se considera se houve culpa ou dolo ou nenhuma das duas, a princípio de prescinde da ideia de culpa e desconsidera se exclui as extinções de punibilidade. 
Art. 137 do CTN
A responsabilidade por infração - quando agido com dolo há maior sanção, dessa forma responderão pessoalmente com maior força quanto ao dispositivo anterior.
Atr. 138 do CTN
Denúncia espontânea: é uma declaração espontânea que o contribuinte faz perante a administração pública. Deve ser antes da aplicação de um procedimento e é liberado tanto da multa moratória quanto punitiva, entretanto não deve haver nenhuma tramitação de um processo administrativo contra o contribuinte. Declaração do débito tributário ou seja existe o recurso extraordinário do 106.068 (liberação de multa punitiva e moratória)
Denúncia espontânea e parcelamento: parcelamento (151 do CTN) fala da suspensão da exigibilidade do crédito tributário. A confissão de dívida acompanhada de pedido de parcelamento deste débito não caracteriza a denúncia espontânea, fundamento art 138 combinado com o art. 155, “A”, $1 do CTN.Hoje o parcelamento incide na suspensão da exigibilidade do crédito tributário e não a extinção.
150, $7 da CF
Substituição para frente - hipótese de tributo por fato imponível que ainda não ocorreu (tributo futuro). A fazenda infringe o ICMS de concessionárias. Ela arca com o tributo com o imposto da concessionária pra vender. Ela faz pois é muito mais fácil cobrar no começo da cadeia para o final do tributo. Infringe o princípio da segurança jurídica, da certeza do direito e da . é a antecipação do recolhimento do tributo cujo o fato gerador ocorrerá em momento posterior, portanto, ela ocorre quando a responsabilidades pelo recolhimento do tributo é atribuída pela lei a pessoa que se encontra no início da cadeia produtiva, com relação com fatos geradores ou imponíveis que ainda não ocorreram. ICMS na venda de veículos, de cigarros, de bebidas e etc. O problema está na devolução deste valor caso no tributo não atinja seu fim.
Substituição para trás - ocorre quando a responsabilidade pelo recolhimento do tributo é atribuída pela lei a pessoa que se encontra no fim da cadeia produtiva com relação a fatos imponíveis já ocorridos em operações anteriores. Adai-se o pagamento do tributo por conveniência fiscal, exemplo: o produtor de leite (rural) fornece leite ao laticíneo que
será o substituto.
Matéria se encontra com os seguintes autores:
Regina Helena Costa
Paulo de Barros

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais