Buscar

FAO - Food and Agriculture Organization

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Food and Agriculture Organization of the United Nations - FAO
Histórico/Precedente desta OI (Econômico, Político e Social) (Ambiente, momento desta OI)
 Ato Constitutivo desta OI, qual tratado lhe dá ação, quem, onde e quando aconteceu, quem participou.
Qual conteúdo deste trabalho (Objetivos, princípios, finalidade)
Natureza jurídica, organizacional ou (como está sua estrutura funcional, administrativa)
Quais os órgãos dessa Organização Internacional (Conselhos, Assembleia, como é constituído, falar o geral destes órgãos)
Quais as atividades dessa OI (o que ela faz, qual seu papel, desempenho)
Qual a participação ou interesse desenvolvimento do Brasil nesta OI
A ideia de uma organização internacional para a alimentação e a agricultura surgiu no final do século 19 e início do século 20, partindo, primeiramente, do agricultor e ativista norte-americano David Lubin. Em maio e junho de 1905, uma conferência internacional foi realizada em Roma, Itália, a qual levou à criação do Instituto Internacional de Agricultura. Mais tarde, em 1943, o então presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt apelou para uma Conferência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Representantes de quarenta e quatro governos se reuniram no Homestead Resort em Hot Springs, Virgínia, de 18 maio a 3 junho do mesmo ano. Comprometeram-se a fundar uma organização permanente para a alimentação e agricultura, o que aconteceu na cidade de Quebec, Canadá, no dia 16 de outubro de 1945, com a conclusão da Constituição da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). A Primeira Sessão da Conferência da FAO foi realizada no Chateau Frontenac em Quebec, Canadá, de 16 de outubro a 1º de novembro de 1945.
A Segunda Guerra Mundial fechou efetivamente o Instituto Internacional de Agricultura, embora só tenha sido oficialmente dissolvido por resolução do seu Comitê Permanente em 27 de fevereiro de 1948. Suas funções foram então transferidas para a recém criada FAO. 
O Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (TI) foi aprovado pelos países membros na 31ª sessão da conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), realizada em Roma, em novembro de 2001. Entretanto, este só entrará em vigor 90 dias depois que 40 países ratifiquem sua assinatura do TI. Em fevereiro de 2003, um total de 82 países já haviam assinado e 14 ratificado.
Ajudar a eliminar a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição - Tornar a agricultura, silvicultura e pesca mais produtiva e sustentável - Reduzir a pobreza rural - Ativar sistemas agrícolas e alimentares inclusivas e eficientes - Aumentar a capacidade de resistência dos meios de subsistência para as catástrofes. E que a finalidade da FAO é atender as necessidades das gerações presentes e futuras, promovendo um desenvolvimento tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável que não degrade o meio ambiente. 
Natureza Jurídica: Agência Especializada vinculada às Nações Unidas por acordo especial (artigo 63 da Carta da ONU) dedicada ao tema da produção e suprimento de alimentos em âmbito global. Conforme artigo 63 da Carta da ONU: O Conselho Econômico e Social poderá estabelecer acordos com qualquer das organizações a que se refere o artigo 57.º, a fim de determinar as condições em que a organização interessada será vinculada às Nações Unidas. Tais acordos serão submetidos à aprovação da Assembleia Geral. Poderá coordenar as atividades das organizações especializadas, por meio de consultas e recomendações às mesmas e de recomendações à Assembleia Geral e aos membros das Nações Unidas.
 Seu órgão diretor supremo é a Conferência dos Estados Membros, que se reúne a cada dois anos para um exame do trabalho organizado pela organização e para aprovar um programa de trabalho e um orçamento a serem realizados até a bienal seguinte. A Conferência elege um Conselho de quarenta e nove Estados Membros, que exerce o papel de órgão interino, responsável pela tomada de decisão. Os membros do Conselho são eleitos por três anos em um sistema de rotatividade. A Conferência elege, igualmente, um diretor geral que fica à frente da Organização. As principais funções da Conferência consistem em determinar as políticas da Agência, visualizar os Planos de Ação, entrar em contato com membros de Organizações Internacionais para resolver questões prioritárias à FAO.
A FAO possui papel normativo e orientador no combate à fome e à desnutrição. A FAO trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida saudável. Reforça a agricultura e o desenvolvimento sustentável, como estratégia a longo prazo, para aumentar a produção e o acesso de todos os alimentos, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais. Fornece a todos os países oportunidade para se reunirem, discutirem ou formularem políticas relacionadas com agricultura e alimentação. Formula normas internacionais, facilita o estabelecimento de convênios e acordos e organiza conferências, reuniões técnicas e consultorias de especialistas. A Agência tem como função aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, bem como melhorar a produtividade da agricultura e dar melhores condições de vida às populações rurais.
Participação do Brasil na FAO: 
Apoio ao programa Fome Zero, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDA).
Apoio ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Apoio ao Programa de Organização Produtiva de Comunidades – PRODUZIR, em parceria com o Ministério da Integração Nacional.
Apoio ao Programa Nacional de Florestas – PNF, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Apoio ao Programa Nacional de Gestão Ambiental Rural, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Apoio ao Plano Nacional de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Apoio ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Ministério da Educação (MEC).
Apoio ao Programa de Áreas Degradadas na Amazônia (Pradam), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e iniciativas regionais e sub-regionais vinculadas a Sanidade Animal, Proteção Vegetal, Biocombustíveis, Segurança Alimentar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais