Buscar

APOL 5 MARCO 2018

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O Serviço Social e a Ética”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – Na atual conjuntura, convém destacar a importância do exercício profissional estar baseado nas perspectivas preconizadas no código de ética, atento as transformações contemporâneas;
II – Caso o fazer profissional não esteja embasado eticamente, todo o saber, o conhecimento teórico-metodológica, mesmo assim podemos legitimar nosso fazer profissional embasados em nossos princípios individuais;
III – É de suma importância que no momento da atuação, cada profissional tenha zelo pelos seus princípios éticos morais, atuando na defesa intransigente pela sociedade, no seu objeto de trabalho que é a questão social;
IV – Sob a ótica dos autores Paiva, Netto, Barroco, Silva & Sales (2012 p. 200) falar da ética profissional é se reportar a dar uma “resposta consciente de uma categoria profissional às implicações ético-políticas de sua intervenção, indicando um dever ser no âmbito de determinada projeção social.”
 
Assinale a alternativa correta;
Nota: 0.0
	
	A
	I, III e IV estão erradas;
	
	B
	I e II estão corretas;
	
	C
	I, III e IV estão corretas;
Resposta correta letra C, por ser a alternativa correta.
	
	D
	Apenas a IV está correta.
Questão 2/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O Serviço Social e a Ética”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I – A ética está relacionada com o corporativismo profissional, sendo composta por um conjunto de normas e princípios que tendem a orientar a relação entre a profissão e seus profissionais;
II – A ética profissional proporciona reflexões teóricas e serve como resposta consciente para a categoria, rompendo com uma visão ética abstrata e idealista;
III – Os autores Paiva et al (2012 p. 200) salientam que “referida as profissões, a ética diz respeito à moralidade profissional: conjunto de normas e princípios que expressam escolhas axiológicas e funcionam como parâmetros orientadores das relações entre a profissão e a sociedade.
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a II está errada;
	
	B
	I e III estão corretas;
	
	C
	II e III estão corretas;
Você acertou!
Resposta correta letra C, pois “A ética está relacionada com a moralidade profissional, sendo composta por um conjunto de normas e princípios que tendem a orientar a relação entre a profissão e a sociedade”.
	
	D
	Apenas a III está errada.
Questão 3/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
A modernidade instituiu um novo modelo explicativo do real, fundado no primado da razão Se institui, um novo modelo de se explicar o real, instituído pela razão.
Considerando o texto a cima e os conteúdos abordados em aula. Aponte o filosofo vai aprimorar as ponderações acerca das probabilidades da razão. Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Karl Marx
	
	B
	Immanuel Kant
Você acertou!
Este modo de pensamento se encontra na base do projeto epistêmico da herança racionalista instituída por Descartes e da probabilidade empirista iniciada por Francis Bacon. Contudo o alemão Immanuel Kant filosofo   quem vai aprimorar as ponderações acerca das probabilidades da razão na coordenação e forma de sistematizar os dados experenciados de forma mais científica.
	
	C
	Georg Wilhelm Friedrich Hegel
	
	D
	Michel Foucault
Questão 4/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Em 1990 A política neoliberal chega ao Brasil no período do governo Collor. Período em que o Brasil vivenciava uma imensa crise econômica consequência da dívida externa e uma inflação galopante.
 
De acordo com o texto, e os conteúdos abordados nas aulas, Analise as sentenças a seguir, assinalando V com a afirmativa se for verdadeira e F para as afirmativas falsas.
        I –  (   )  O Governo Collor privatizou  18 empresas no Brasil
        II – (   )  Criação de uma nova unidade de valor monetaria o Cruzado
        III- ( ) Redução das  tarifas de importação , levando empresas             nacionais a falência .
        IV – (   ) a redução dos investimentos estatais em políticas públicas básicas.
 
Agora assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	V.F, V, V
Você acertou!
Comentário: A segunda afirmação é falsa foi criado  Plano Real um plano econômico que foi capaz de controlar a inflação e permitir um novo crescimento da economia , e cuja moeda  era o Real.
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, V, V, V
Questão 5/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O cotidiano profissional”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. Na contemporaneidade compreende-se que:
 
I – O perfil dos/as profissionais vem sendo transformado, a partir das necessidades sociais;
II – Atualmente, o/a profissional precisa estar qualificado/a para a execução e gestão apenas das políticas sociais, públicas e não requer qualificação para as empresariais;
III – Um/a profissional propositivo/a, com uma formação ética solidificada, contribuindo esclarecendo aos cidadãos sobre seus direitos sociais entre outras informações, diante da globalização presente no mundo.
IV – O saber teórico-metodológico poderá ser independente, sem a necessidade de ser complementado com a reflexão ética.
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II estão corretas;
	
	B
	I e III estão corretas;
Você acertou!
Resposta correta letra B, por ser a alternativa correta.
	
	C
	II e III estão corretas;
	
	D
	III e IV estão corretas.

Continue navegando