Buscar

MOUSE OCULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
A TECNOLOGIA COMO ALIADA A INCLUSAO 
Adriele Cristina Cintra RU:1130939
Polo –Arapoti
Data:28/08/2017
 
(Não se esqueça de colocar logo abaixo da imagem a fonte, ou seja, de onde tirou)
 Os produtos vão desde softwares até artigos de robótica. O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos mas também vários equipamentos utilizados por pessoas com deficiência física e motora. “A tecnologia evolui para tornar a vida das pessoas, em geral, mais fácil e agradável. 
Para os portadores de deficiência, ela chegou para tornar as coisas possíveis, transformando a incapacidade em ação”, ressalta Rita Barch, diretora do Assistiva Tecnologia e Educação. Atualmente, existem diversas empresas especializadas em adaptação e fabricação de equipamentos para lá de inovadores. 
No Brasil, existe até uma lei que incentiva o fomento da tecnologia de bioengenharia nacional e a importação de produtos que promovam a inclusão social de pessoas portadora de necessidade especiais.
 Uma nova tecnologia foi criada para que pessoas que não têm movimentos dos membros superiores possam usar computadores. Com apenas um deslocamento dos olhos para a esquerda, para a direta, para cima ou para baixo, um cursor é movimentado na tela do micro, possibilitando ao usuário exercer todas as funções necessárias num computador. Nesse processo, um simples piscar de olhos também serve para selecionar um ícone, uma palavra ou uma letra.
Conhecido como mouse ocular, esse instrumento possibilita ao usuário digitar textos e ter acesso a Internet, sem a ajuda de terceiros.
A tecnologia utilizada pelo mouse ocular integra conhecimentos da fisiologia da movimentação do globo ocular e da caracterização destes movimentos pelos seus sinais elétricos biológicos capturados por meio de eletrodos fixados na face do usuário. Estes sinais são amplificados e filtrados para que possam ser codificados e processados no reconhecimento dos movimentos por um hardware. Logo em seguida, a codificação do movimento do globo ocular é enviada para o computador.
	Imagem retirada da internet

Outros materiais