Buscar

PORTFOLIO BIOLOGIA 7 SEMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Bacharelado
	Disciplina: BIOLOGIA HUMANA
 RA: 8032501 / Tarefa: Portfólio 7ª Semana 
	NOME: ANA LUIZA FIGUEIREDO RODRIGUES 
	TURMA: (DGEFB1701BHOA0S) 
	PARECER DO TUTOR: Tania Mara de Lima
IMPORTÂNCIA DAS BIOMOLÉCULAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
As principais Biomoléculas que compõem as células são: água, carboidrato, proteína, lipídios e ácidos nucléicos, sendo essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. 
A água serve de meio para locomoção/transporte de substâncias de um compartimento celular para outro. Assim como também protege a célula contra mudanças bruscas de temperatura, outra importância é a capacidade de formar ponte de hidrogênio.
Os carboidratos apresentam a classe de composto mais abundante na Terra; Eles são formados por uma molécula de carbono, duas de hidrogênio e uma de oxigênio, o que da o nome de carbo + hidrato, carbono mais água (CH2O) n. Ressaltando ainda que há três grupos de carboidratos, que são classificados de acordo com a quantidade de moléculas (monômeros) em sua constituição: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Sendo que sua principal função é fornecer energia.
Já as proteínas e peptídeos são polímeros de aminoácidos unidos por ligações do tipo amida que são formadas com auxilio dos ribossomos, entre o grupo amino e o grupo ácido de aminoácidos, há sequência contida no material genético (RNAm). Este processo envolve o RNAt que transporta os vintes aminoácidos até o local de síntese. Ressaltando também que as proteínas são as biomoléculas com a maior diversidade estrutural e funcional, desempenhando funções como: transporte, atividade catalítica, função estrutural (como formação de tendões e esqueleto) e função nutritiva.
Os lipídios são biomoléculas orgânicas constituídas por longas cadeias hidrocarbonadas apolares ou hidrofobias e por esse motivo, são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (ex: acetona, éter, benzeno e, álcool). Representam um grupo heterogêneo de compostos que contém biomoléculas como: óleos e gorduras (triacilglicerois), ácidos graxos (saturados e insaturados), fosfolipídios, colesterol e hormônios (testosterona, estrogênio e progesterona). Dentre suas funções podemos destacar: reserva energética e estrutural; principal componente da membrana plasmática; precursores dos hormônios citados acima; transporte de vitaminas lipossolúveis;
E por último, os ácidos nucléicos, DNA (ácido desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico). Essas macromoléculas são formadas por uma longa cadeia de nucleotídeos e são de grande importância biológica, uma vez que estão relacionadas com o controle da atividade celular e o armazenamento das informações genéticas, ou seja, são responsáveis pela preservação da hereditariedade. Para melhor entender esse processo:
DNA: presente em todas as células;
RNA: em retrovírus, síntese protéica e ativação de genes;
A estrutura destes compostos consiste em um polímero, ou seja, formada pela união de substâncias simples, chamadas monômeros, que são constituídas por uma base nitrogenada (purina e pirimidina) unida a uma pentose (açúcar de cinco carbonos: ribose ou desoxirribose) e ao íon fosfato. A unidade monomérica (formada por fosfato, pentose e base nitrogenada) recebe o nome de nucleotídeo, O RNA difere do DNA nas bases nitrogenadas, na pentose, no DNA é uma desoxirribose e no RNA uma ribose, e pelo fato do DNA ter uma estrutura tridimensional na forma de dupla hélice e o RNA na forma de uma hélice de fita polimérica única. Ressaltando ainda que existem três tipos de RNA’s que são: RNAr (ribossômico); RNAm (mensageiro) e o RNAt (transportador).
E para finalizar, existem cinco bases nitrogenadas que estão comumente presentes nos ácidos nucléicos que são (adenina, guanina, citosina, tiamina e uracila). Sendo que destas cinco bases uma só está presente no DNA (tiamina) e outro só está presente no RNA (uracila).
Contudo que foi relatado acima podemos concluir que o entendimento das biomoléculas é de extrema importância para nós futuros profissionais da Educação Física. 
Dessa forma, é importante que tenhamos o conhecimento necessário para entender os mecanismos bioquímicos envolvidos no metabolismo celular, sendo importante saber o que acontece com o corpo do ser humano, como se mantém e se recupera das atividades físicas e cotidianas. E aplicando na prática o conhecimento das biomoléculas, como são constituídas, como se produzem e transformam, pode-se observar alguns aspectos importantes com, por exemplo: a fadiga que ocorre em exercícios físicos de alta intensidade ou prolongados, associado a baixos estoques de glicogênio nos músculos (hiperglicemia e desidratação). Por isso tudo, é fundamental o conhecimento dessas biomoléculas, para promover ao aluno bem estar e manutenção da vida, decorrente da prática eficiente e segura das atividades físicas e cotidianas.
REFERÊNCIAS
SILVA, Camila Tavares Valadares. BIOLOGIA HUMANA Centro Universitário Claretiano de Batatais, 2013. (Material Didático – Unidade 2 – Composição Química da Célula).

Outros materiais