Buscar

Joel Silveira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O texto “A 1.002ª Noite da Avenida Paulista” caracteriza-se por um discurso direto, porque insere a fala dos personagens, a linguagem é bem rebuscada e trabalhada até para a época. Não a toa, Joel Silveira, possui um estilo de escrita peculiar, por isso ficou conhecido como “A Víbora”. O mesmo fazia parte de um jornalismo diferenciado, conhecido por “jornalismo literário”. O texto pode ser considerado subjetivo e desvia-se da estrutura convencional de uma reportagem, pode-se ratifica isso com o uso exagerado de adjetivos.
Joel Silveira, nesse texto é bastante parcial e sua opinião fica evidenciada na reportagem analisada. O vocabulário é bem refinado e o autor usa períodos longos, subjetivos e um pouco complexos (algumas palavras dificultam a construção da compreensão) mas, bastante entendível.
As orações, em geral, são escritas na ordem direta (Sujeito, Predicado, Complemento) e o tempo é cronológico. O texto apresenta personagens pois encontramos falas intercaladas e marcadas por travessões ou aspas. O uso de vírgulas é exacerbado por causa dos longos períodos ao que o autor sujeita o texto. Uso do tipo narrativo que possui algumas descrições. Texto com orações subordinadas, por isso, o mesmo fica mais longo e um pouco mais difícil de ser compreendido.
Quanto ao segundo texto “História da Conquista do Monte Castelo”, não se diferencia do primeiro texto quanto aos verbos, que são, em sua maioria, de ação pois relatam fatos. Porém, este é mais objetivo, relatado de maneira mais detalhada. O vocabulário continua refinado, mas o autor parece ser mais imparcial, com períodos mais curtos, melhor de ser assimilado. Como o grau de adjetivação é menor, quase não aparecem falas de personagens, pois mesmo detalhado no seu relato, o autor continua escrevendo no discurso direto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes