Buscar

Marketing - Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Missão do Negócio = Objetivo do negócio, público alvo.
S = strength = pontos fortes
W = weaknesses = fragilidades
O = oportunities = oportunidades
T= threats = ameaças
Macroambientes = economia, demografia, tecnologia, política-legalidade e sociocultura
Microambiente= clientes, concorrentes, distribuidoras e fornecedores
Três fontes principais de oportunidades de marketing –
Oferta de um produto que seja escasso
Oferecer um produto já existente de maneira inovadora
Gerar um produto totalmente novo
 Três métodos para melhorar seu produto – através de opiniões dos consumidores:
Detecção do problema – pedir sugestões
Método ideal – pedi-los para imaginar um produto ideal
Método da cadeia de consumo – o que fazem com o produto
Análise de Macroambientes –
Necessidades e Tendências:
Modismo = curta duração, não tem função social, econômica ou política, e depende exclusivamente do senso de oportunidade ou de sorte de uma empresa.
Tendência = é um direcionamento, ou seja, uma preparação para aquilo que vai “bombar” no mercado brevemente.
Megatendência= são grandes mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas que nos acompanham durante 7-10 anos, no mínimo.
Identificação de fatores que influenciam o macroambiente –
O explosivo crescimento populacional (força demográfica), por exemplo, acarreta o esgotamento mais rápido de recursos e níveis mais altos de poluição (força natural), o que fazem os consumidores exigirem mais leis (força política-legal). As restrições estimulam novos produtos e soluções tecnológicas ( força tecnológica) que, se forem acessíveis (força econômica), podem mudar atitudes e comportamentos (força sociocultural).
Obs: Essa frase resume bem o que são as forças de macroambiente que influenciam o Marketing. Através dessa frase é possível elaborar estratégias de Marketing, e também identificar problemas na elaboração de outras estratégias ou, o motivo de não terem dado certo.
Obs²: A força demográfica, provavelmente, é o mais expoente do Marketing. Considerando, obviamente, que o mercado, antes de mais nada, é formado por pessoas, você pode, através de qualquer informação relacionada à demografia basear sua estratégia de venda, público alvo, objetivo e até o produto que sua empresa irá fornecer. Exemplo: Sabendo que o EUA tem a maior porcentagem do planeta de pessoas com diploma universitário, à procura por livros, revistas, jornais é extremamente grande. Em outras palavras, se você pretende entrar nesse mercado, você já sabe que o retorno será interessante caso você ofereça um serviço com o mínimo de qualidade já existente. Mas já que o mercado está inflado de tantas empresas que prestam esse serviço, a chance de dar errado é grande.
Consideração final: O macroambiente da demografia é a maior variável dentro dos macroambientes do Marketing.
Ambiente econômico - 	Para que existam mercados, é preciso que haja pessoas com poder de compra. Definição enxuta e objetiva.
Atenção redobrada aos produtos dirigidos aos consumidores com alto poder aquisitivo, e sensíveis ao preço.
Cinco definições de Renda:
Rendas muito baixas
Rendas em sua maioria baixas
Rendas muito altas e muito baixas
Rendas baixas, médias e altas
Rendas em sua maioria médias
Ambiente Sociocultural - De acordo com as preferências e gostos das pessoas, o poder de compra é direcionado para determinados bens e serviços em detrimento de outros.
Visões Socioculturais:
Visão de Si mesmas
Visões de Outras pessoas
Visões das Organizações
Visões da Sociedade – Os indivíduos têm atitudes variadas em relação à sociedade. Alguns a defendem (preservadores), alguns a fazem funcionar (realizadores), outros extraem dela o que pode (exploradores), alguns querem mudá-la (transformadores), alguns procuram algo mais profundo (idealistas) e outros querem abandoná-la (escapistas). 
Visão da Natureza
Visão do Universo
Obs: Atenção especial à visão da sociedade. Através dela é possível escolher um público alvo bem específico. A classificação é bem objetiva e bem fácil de identificar tais indivíduos na sociedade e a partir daí criar estratégias específicas de Marketing para atingi-los. 
Ambiente Tecnológico – Uma das forças que mais afetam a vida das pessoas é a tecnologia. 	Cada nova tecnologia é uma força de destruição criativa. Uma nova tecnologia cria consequências de longo prazo nem sempre previsíveis. Para o ambiente tecnológico é preciso que o profissional de Marketing esteja atento aos seguintes pontos: a aceleração do ritmo das mudanças tecnológicas, as oportunidades limitadas para inovação, as variações de orçamento de P&D ( pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias – EU ACHO) e a regulamentação mais rigorosa ( já entrando em ambiente político legal).
Ambiente Político Legal – As decisões de Marketing são fortemente afetadas por mudanças no ambiente político legal.
Obs: É ambiente formado pelos órgãos regulamentadores, ou seja, muitas tendências e até megatendências são moldadas através de leis vindas do ambiente Político-legal.
	
Pesquisa de Marketing – É a elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de Marketing enfrentada por uma empresa.
Obs: Além de monitorar um ambiente de Marketing em constante mudança, os profissionais de Marketing precisam adquirir conhecimentos específicos sobre seu mercado. Bons profissionais de Marketing cercam-se de informações para interpretar o desempenho passado e para planejar atividade futuras. Eles precisam de informações oportunas, precisas e práticas sobre os consumidores, os concorrentes e suas marcas. Precisam também tomar, da melhor maneira possível, decisões táticas no curto prazo e decisões estratégicas no longo prazo. Em geral, descobrir a visão de um consumidor e entender suas implicações no Marketing leva ao lançamento bem-sucedido de um produto ou impulsiona o crescimento de uma marca.
Classificações de Institutos de Pesquisa em Marketing:
Institutos de Pesquisa
Institutos de Pesquisa de Marketing Customizada
Institutos de Pesquisa de Markerting Especializada em determinados tipos de serviços.
Classificação dos Tipos de Pesquisa de Marketing:
Envolver estudantes ou professores para elaborar e conduzir seus projetos
Consultar a Internet
Verificar os concorrentes (comprador misterioso)
Processo de Pesquisa de Marketing:
Definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa> Desenvolvimentos do plano de pesquisa> Coleta de Informações> Análise de Informações> Apresentação dos Resultados>Tomada de Decisão
Obs: A pesquisa em Marketing pode ser exploratória – cuja meta e demonstrar a real natureza do problema e sugerir possíveis soluções ou novas ideias. Pode ser descritiva – que procura determinar certas dimensões, tais como quantas pessoas comprariam um serviço de internet a bordo por 25 dólares. Pode ser casual – cujo propósito é testar relações de causa e efeito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais