Buscar

Órgão vegetativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Órgão vegetativo:raízes
Raízes tuberosas – São especializadas em órgãos de reserva. As reservas ainda podem ficar acumuladas na raiz principal (cenoura, beterraba, nabo) ou nas laterais (batata-doce, mandioca).
Raízes aéreas – Não se desenvolvem subterraneamente, são expostas ao ar, conhecidas também como raízes adventícias. Estas podem ser classificadas como:
Raízes suporte – oferecem equilíbrio a planta, devido esta mesma crescer em solo pantanoso ou por possuir um base muito pequena em relação a sua altura.
Raízes tabulares – é uma variante das raízes de suporte, são ligadas ao caule e são muito semelhantes a uma tábua, geralmente são encontradas em árvores grandes em florestas tropicais úmidas, como por exemplo, figueiras.
Raízes escora – Aparecem em certos tipos de figueiras, elas descem em ramos caulinares laterais, alcançando o solo, onde ramificam-se para que absorvam água.
Pneumatóforos – Alguns consideram raiz respiratória, ocorrem geralmente em manguezais. Este tipo de raiz cresce verticalmente para que haja a troca gasosa com a atmosfera
Raízes sugadoras – Essas raízes são encontradas em espécies de plantas parasitas e hemiparasitas. Elas atuam retirando seu alimento das plantas em que se estabelecem, penetrando projeções denominadas de haustórios no interior dos vasos condutores. Quando a planta é parasita (ex. Cipó-chumbo), os haustórios retirarão água e nutrientes sugando a seiva elaborada. Quando as plantas são hemiparasitas (ex. Erva-de-passarinho), elas não dependerão dos nutrientes, pois são capazes de realizar o processo de fotossíntese. Neste último caso, elas só retiram da planta hospedeira água e sais minerais.

Outros materiais