Buscar

Apol 4 Administração da Produção de Materiais

Prévia do material em texto

Apol 4 Administração da Produção de Materiais
Teoria Geral da Administração
Questão 1/5
Além dos diversos objetivos básicos do Desenvolvimento Organizacional, existem várias suposições subjacentes, que referem-se à pessoas e coisas. A respeito destas suposições, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A colaboração é mais eficaz que a ação individual - um grupo de pessoas trabalhando juntas sobre um problema, ao mesmo tempo, é melhor do que diversas pessoas trabalhando sozinhas em um mesmo problema.
Você acertou!
A colaboração é mais eficaz que a ação individual - um grupo de pessoas trabalhando juntas sobre um problema, ao mesmo tempo, é melhor do que diversas pessoas trabalhando sozinhas em um mesmo problema; A cooperação é mais eficaz que a competição ou conflito - a busca pelos próprios interesses e os conflitos podem limitar a eficácia da empresa. A solução de problemas de grupos é uma alternativa ao conflito e exige cooperação; A mudança planejada é mais eficaz que ao acaso - o planejamento ajuda a antecipar problemas e imprevistos; As organizações orgânicas são mais eficazes que organizações mecânicas - por serem mais flexíveis, as organizações orgânicas respondem melhor ao ambiente que está em constante mudança. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 05 - P. 13)
	
	B
	A competição ou conflito é mais eficaz que a cooperação - a busca pelos próprios interesses e os conflitos podem aumentar a eficácia da empresa.
	
	C
	A mudança ao acaso é mais eficaz que a planejada - o planejamento prejudica a antecipação de problemas e imprevistos.
	
	D
	As organizações mecanísticas são mais eficazes que organizações orgânicas - por serem mais flexíveis, as organizações mecanísticas respondem melhor ao ambiente que está em constante mudança.
Questão 2/5
Qualidade é a condição necessária para garantir o sucesso de uma operação de produção. Produzir com qualidade é fator chave para a competitividade das empresas, no entanto não podemos planejar a qualidade se não entendemos o seu significado. Várias estratégias relacionadas à qualidade foram desenvolvidas e podem ser ferramentas importantes para se obter e garantir de forma sustentada a qualidade do produto. Analise as estratégias a seguir, identifique quais podem ser consideradas estratégias para a Qualidade e marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas.  
(   ) Implantação e manutenção de um Sistema de Qualidade tipo ISO 9.000, ou outros semelhantes como o QS 9.000 e o ISO/TS 16.949.
(   ) Adoção de filosofias e práticas desenvolvidas com sucesso, como o Controle Total de Qualidade (TQC). (   ) Não se pode aplicar técnicas específicas e modelos que auxiliam na detecção e na prevenção de defeitos e erros na operação, como o dispositivo a prova de falhas (Poka Yoke).   Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	V – V – F
Você acertou!
De acordo com Paranhos Filho (2007, p. 107), várias estratégias relacionadas à qualidade foram desenvolvidas e podem ser ferramentas importantes para se obter e garantir de forma sustentada a qualidade do produto, como: implantação e manutenção de um Sistema de Qualidade tipo ISSO 9.000, ou outros semelhantes como o QS 9.000 e o ISSO/TC 16.949; adoção de filosofias e práticas desenvolvidas com sucesso, como o Controle Total de Qualidade (TQC); aplicação de técnicas específicas e modelos que auxiliam na detecção e na prevenção de defeitos e erros na operação, como os dispositivos a prova de falhas (Poka Yoke) e a administração visual (Andon).
	
	B
	F – F – V
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – V – V
Questão 3/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da ferramenta Folha de verificação.
	
	A
	Esta ferramenta permite a organização das informações, possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943, por Ishikawa, na Universidade de Tóquio, com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre esses fatores, temos: máquina, método, mão de obra, entre outros.
	
	B
	É caracterizada por duas escalas laterais, em que uma mede a unidade a ser analisada e a outra mede a percentagem acumulada. Os dados devem figurar em ordem decrescente para identificar a priorização. É classificada pelo autor como uma ferramenta para análise de causas. É usada para mostrar, por ordem de importância, a contribuição de cada item para o efeito total. É uma técnica gráfica que declara que, muitas vezes, apenas alguns itens são responsáveis pela maior parte do efeito.
	
	C
	Trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. É o primeiro passo para qualquer atividade de qualidade, seja no caso de dados de rejeição ou de entradas para gráficos de Pareto. Também é conhecida por checklist.
Você acertou!
Folha de verificação: trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. É o primeiro passo para qualquer atividade de qualidade, seja no caso de dados de rejeição ou de entradas para gráficos de Pareto. Também é conhecida por checklist. Segundo Paranhos (2007, p. 116).
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, no qual são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
Questão 4/5
Qualidade é a condição necessária para garantir o sucesso de uma operação de produção. Produzir com qualidade é fator chave para a competitividade das empresas, no entanto, não podemos planejar a qualidade se não entendemos o seu significado. Analise as sentenças a seguir sobre Qualidade, e marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   (   ) Se a qualidade for considerada algo concreto, não existirão técnicas que levem a ela. (   ) Se qualidade for considerada a perfeição, nutrimos a sensação de que ela nunca será alcançada e as consequências dessas definições reflete-se na Gestão da Qualidade. (   ) A qualidade não pode ser considerada o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. (   ) A manufatura usualmente considera três dimensões da qualidade: com base em padrões de adequação ao uso, com base na confiabilidade e com base na consistência.
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
Você acertou!
De acordo com Paranhos Filho (2007, pp. 95-96), se a qualidade for considerada algo abstrato, não existirão técnicas que levem a ela; se qualidade for considerada a perfeição, nutrimos a sensação de que ela nunca será alcançada e as consequências dessas definições reflete-se na Gestão da Qualidade; a qualidade pode ser considerada o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos; a manufatura usualmente considera três dimensões da qualidade: com base em padrões de adequação ao uso, com base na confiabilidade e com base na consistência.
	
	D
	V – F – V – F
Questão 5/5
Assinale a alternativa correta. Cada organização é diferente das demais por causa de suas particularidades, como atividades, recursos etambém pelo seu ambiente interno. Como pode ser entendido o sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados, que rege a interação dos elementos de uma organização?
	
	A
	Hierarquia Organizacional.
	
	B
	Cultura Organizacional.
Você acertou!
A Cultura Organizacional pode ser entendida como o sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados que rege a interação dos elementos de uma organização. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 05 - P. 14)
	
	C
	Estrutura Organizacional.
	
	D
	Ciclo de vida organizacional.

Continue navegando