Buscar

REDAÇÃO CAPITAO ALEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Impacto da vitimização e letalidade policial na segurança pública e os mecanismos de prevenção
É notório que a vitimização e letalidade policial é um tema que deve ser cada vez mais discutido no contexto atual da sociedade brasileira. É indiscutível que a violência está presente todos os dias na atividade policial, tanto na violência gerada para se combater o crime, quanto na violência que os agentes de segurança sofrem no decorrer de sua carreira.
Alguns motivos podem ser levantados sobre as possíveis causas da vitimização e letalidade policial. A falta de estrutura, as escalas exaustivas, a cobrança por produtividade, a prática do bico policial, dentre outros, são fontes de estresses que aumentam esse processo. Em se falando de vitimização a desigualdade de poder de fogo entre o criminoso e o policial também estão presentes no dia a dia desta atividade.
Esse processo gera grande instabilidade quando se fala em sensação de segurança. A população se sente a cada dia mais insegura, se tornando refém dos próprios medos, seja pela atividade criminosa ser crescente, seja pelo impacto da violência policial no combate ao crime organizado.
Sendo assim, medidas devem ser adotadas para diminuição de tais impactos sociais. Melhorias nas escalas de serviço, infra-estrutura, carreira e salários, aumento do efetivo, políticas e programas de prevenção, capacitação profissional continuada, investimento em novas tecnologias, dentre outras, devem ser adotadas para o crescimento da instituição policial, e para que este processo de vitimização e letalidade policial possa ser cada vez menos evidente.

Outros materiais