Buscar

AV2 Corporeidade e Motricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 200401445277)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As teorias / propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua prática pedagógica. No entanto, há evidências de que mesmo hoje, os professores conhecem muito superficialmente as proposições pedagógicas elaboradas pelo então movimento renovador. Cite uma das mudanças que a educação física sofreu no que diz respeito à sua prática pedagógica a partir deste período.
	
	
Resposta: A produçao teórica sofreu um impulso significativo, a Educação Física tornou-se um espaço multidisciplinar em busca da compreensão como prática social.
	
Gabarito: Surgimento de teorias críticas na Educação envolvendo as dimensões psicológicas, sociais, cognitivas e afetivas, concebendo o aluno como um ser humano integral. Preocupação com o desenvolvimento psicomotor, a partir das influências de Le Boulch. A Educação Física passa a considerar objetivos mais amplos, conteúdos diversificados e pressupostos pedagógicos mais humanos.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 200401411238)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Segundo Cesário (2011) a história da formação profissional em Educação Física se caracterizou pela valorização dos conhecimentos de ordem técnica e instrumental em detrimento dos conhecimentos de caráter didático-pedagógicos. Porém a partir da década de 1980 a produção teórica da área sofreu um impulso significativo, e a Educação Física tornou-se um espaço multidisciplinar em busca da compreensão como prática social. Cite 3 exemplos das mudanças ocorridas na área em relação a formação profissional.
	
	
Resposta: Houve uma mudança pedagógica no ensino pois deixou de ser militarista para ser educativa. Os estudos são feitas através de pesquisas científicas O aluno estuda com mais enfase a ciência da motricidade humana e a busca pela saúde.
	
Gabarito: 1) No início da década de 1980 a produção teórica da área sofreu um impulso significativo, 2) a Educação Física torna-se um espaço multidisciplinar 3) produções de cunho filosófico, sociológico, pedagógico, histórico, antropológico, passam a ser incorporados por diversos autores da área iniciando-se uma fase de grandes questionamentos e instabilidade quanto à sua identidade e seu conhecimento próprio. 4) proliferação de discursos e debates científicos, contribuindo para a construção do pensamento pedagógico brasileiro da Educação Física. 5) Interesse pelas questões de ordem pedagógica e sociocultural, o que demonstra a influência das ciências sociais nas pesquisas da área (Caparroz, 1997). 6) objeto de estudo da Educação Física passa a ser o "desenvolvimento humano através da Motricidade", isso se adotarmos o termo Motricidade Humana.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 200401411126)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Quer se trate do corpo de outrem, ou quer se trate do meu, não tenho outro modo de conhecer o corpo humano senão o de vivê-lo, isto é, de assumir por minha conta o drama que me atravessa, e confundir-me com ele." (MERLEAU PONTY apud MEDINA,1987, p. 52) A partir da fenomenologia, o objeto de estudo da Educação Física muda significativamente, e passa a ser
	
	
	a análise do corpo físico e os princípios biológicos e anatômicos.
	 
	o corpo em movimento, em um determinado tempo e espaço.
	
	a perfeição e disciplina do gesto motor.
	
	a técnica e tática das modalidades esportivas.
	
	os hábitos e práticas de saúde e higiene.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 200402037672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 Analise as afirmativas abaixo verificando se são verdadeiras ou falsas e assinale a questão que corresponde a ordem correta.
 1. As primeiras escolas de formação de professores de Educação Física eram predominantemente vinculadas a princípios e valores provenientes da instituição militar.
 2. A Carta Internacional de Educação Física e Esportes, publicada pela UNESCO em 1979, interpreta o Esporte como um direito de alguns.
 3. A motricidade inclui os aspectos físico, biológico e antropológico.
 4. Segundo Daolio (1995) ao trabalhar diretamente com o corpo dos alunos, o professor interfere na concepção e na representação que os alunos têm do próprio corpo. 
 5. O conceito de corporeidade, numa perspectiva filosófica e contemporânea de análise, concebe o corpo humano como sede e expressão de signos e símbolos culturais historicamente construídos.
	
	
	F, V. V. F, F.
	
	V, F, V, F, F.
	
	V, F, F, V, F.
	
	V, F, V, V, F.
	 
	V, F, V, V, V.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 200402038705)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1- Por que se move o homem, por que o faz, e em que direção? É Manuel Sérgio quem fala: O homem, em si e a partir de si, está dotado de uma orientação e de uma capacidade de intercâmbio com o mundo, e toda sua motricidade é uma procura intencional do mundo que o rodeia... para realizar, para realizar-se! (FREIRE, 1997, p.138). Esta relação faz do homem um ser histórico, sujeito num mundo em que a partir de sua subjetividade e ação sobre a natureza a cultura acontece. Sendo assim, podemos afirmar que: I - Descobrindo, conhecendo e reconstruindo histórias o ser humano, aos poucos, vai obtendo a noção das transformações da pulsão da vida. II é através das histórias de vida que o ser humano cria e recria a sua potência de ser e de saber e diferencia a sua participação como processo de desenvolvimento da consciência crítica e de aquisição de poder. III - O desdobramento dos eventos socioculturais das histórias recentes, pouco a pouco, influencia o ser humano e o movimenta no sentido vital da direção para projetar a diferença num futuro-presente. IV - As histórias impõem começos e fins e a manutenção da ordem; elas negam o desejo de movimento, o desejo de ação, o desejo de ser ou de não ser mais. Considerando a relação do homem com o desenvolvimento histórico podemos dizer que:
	
	 
	a afirmativa IV está errada.
	
	a afirmativa II está errada.
	
	a afirmativa III está errada.
	
	a afirmativa I está errada
	
	as afirmativas I e III estão erradas.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 200401901491)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que podemos destacar como perspectiva de estudo da disciplina Corporeidade e Motricidade? Aponte a alternativa correta
	
	 
	Compreender o corpo humano como lugar de aprendizagem e integrar o corpo nesse mundo de exigências e de possibilidades.
	
	Apresentar a ludicidade como forma de ensino aprendizagem apenas na educação infantil.
	
	Apresentar aos alunos o esporte como principal exercício de índice de qualidade de vida.
	
	Estuda especificamente a cultura escolar que é objetivo da educação física escolar.
	
	O estudo das brincadeiras no decorrer da educação básica.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 200401898611)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O acesso à televisão, internet e outros meios de comunicação interfere significativamente na construção e valores em relação ao corpo e, consequentemente, na vida em sociedade. Atualmente, temos a impressão de que cada dia isto se intensifica mais, principalmente se considerarmos o boom que os sistemas de comunicação tiveram nos últimos vinte e cinco anos. Ao desenvolver um trabalho utilizando os diferentes conteúdos existente na mídia e associá-los aa cultura corporal o educador deve buscar a problematização dos diferentes saberes. O ato de refletir e debater sobre as diferentes práticas auxilia na formação de educandos:
	
	
	competitivos
	
	dogmáticos
	 
	críticos
	
	resistentes
	
	céticos�
	 ��8a Questão (Ref.: 200401408014)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em nossa sociedade a dualidade corpo e mente ainda é uma realidade, e a escola reproduz esta visão ao supervalorizar a mente em detrimento do corpo. Neste sentido uma prática pedagógica que promova uma compreensão do corpo como produto de múltiplas determinações deve priorizar:
	
	
	a mecanização do movimento.
	
	a aprendizagem da técnica.
	
	a padronização do movimento.
	
	a performance.
	 
	a subjetividade.
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 200401957939)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando as reflexões sobre ética e cidadania como um dos objetivos do esporte moderno, podemos afirmar que para que o professor de Educação Física assuma o papel de colaborador no processo de transformação da sociedade a principal meta a ser atingida com as aulas de Educação Física na escola será:
	
	 
	Desenvolver no participante o entendimento do papel único da atividade física na melhoria da saúde.
	
	Fazer com que os alunos com baixo nível de performance possam atuar no alto nível esportivo.
	
	Reforçar nos alunos o espírito de competitividade e o individualismo, próprios do capitalismo.
	 
	Formar pessoas críticas, autônomas e conscientes de seus atos.
	
	Propiciar meios de desenvolver, nos participantes, aptidões esportivas e físicas.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 200401568571)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carlos, professor de educação física em uma escolana periferia de uma grande cidade, observou aumento substancial de massa muscular entre os seus alunos e desconfiou que eles estivessem utilizando anabolizantes. Mesmo após algumas conversas individuais, percebeu que não estava obtendo resultados significativos, provavelmente porque muitos desses jovens sentiam-se reféns da opinião de uma sociedade de consumo em queé crescente a importância atribuída à aparência corporal. Diante desse cenário, o professor, em suas aulas, poderia adotar a seguinte estratégia:
	
	
	afastar, temporariamente, os alunos suspeitos, até certificar-se de que eles deixaram de utilizar anabolizantes
	 
	realizar atividades físicas com o objetivo de proporcionar vida mais saudável e abordar os efeitos danosos da utilização de anabolizantes.
	
	convidar os pais dos alunos para assistirem às aulas e serem informados de que os filhos estão utilizando anabolizantes.
	
	evitar comentar o assunto nas aulas de educação física, para não despertar a atenção dos alunos para esse tema
	
	proibir, com o consentimento da direção da escola, autilização dos anabolizantes e realizar, diariamente, revistas nas bolsas e mochilas dos alunos

Outros materiais