Buscar

AV3 Corporeidade e Motricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 623934)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A história da cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em todo percurso da civilização humana.Sendo assim:
	
	 
	Ratifica alguns conceitos como, por exemplo, o de que a competitividade individualista dos tempos atuais é inata ao ser humano .
	 
	Favorece a problematização de sua constituição no movimento de vir a ser ao longo da história da humanidade.
	
	Não assimila marcas de cada período histórico que a antecedeu.
	
	Desconstrói novas bases e referências de expressões e manifestações culturais.
	
	Possibilita a problematização de questões importantes para o desenvolvimento acrítico do aluno.
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 711664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 Analise as afirmativas abaixo verificando se são verdadeiras ou falsas e assinale a questão que corresponde a ordem correta.
 1. As primeiras escolas de formação de professores de Educação Física eram predominantemente vinculadas a princípios e valores provenientes da instituição militar.
 2. A Carta Internacional de Educação Física e Esportes, publicada pela UNESCO em 1979, interpreta o Esporte como um direito de alguns.
 3. A motricidade inclui os aspectos físico, biológico e antropológico.
 4. Segundo Daolio (1995) ao trabalhar diretamente com o corpo dos alunos, o professor interfere na concepção e na representação que os alunos têm do próprio corpo. 
 5. O conceito de corporeidade, numa perspectiva filosófica e contemporânea de análise, concebe o corpo humano como sede e expressão de signos e símbolos culturais historicamente construídos.
	
	
	V, F, F, V, F.
	
	F, V. V. F, F.
	 
	V, F, V, V, V.
	
	V, F, V, F, F.
	
	V, F, V, V, F.
	
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 575421)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Manoel Sérgio argumenta ser possível fundamentar, do ponto de vista epistemológico a Educação Física enquanto ciência. Nesse contexto de análise, o autor aponta para uma compreensão de Educação Física por ele definida como uma prática
	
	
	de lazer.
	 
	da ciência da motricidade humana.
	
	pedagógica de intervenção na realidade.
	
	da ludo-recreação.
	
	da cineantropometria.
	
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 711546)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A teoria de Manuel Sérgio defende que a educação física deve dialogar com o movimento humano em todas as suas vertentes e com as demais ciências. No entendimento do autor, o Homem é portador de sentido e daí a sua intencionalidade operante, ou seja, ele é um ser completo com seus valores, sentimentos e atitudes. Este conceito faz parte da teoria que Manuel Sérgio chama de:
	
	
	Dualismo psicofísico
	
	Episteme Humana
	 
	Motricidade Humana.
	 
	Fenomenologia corporal
	
	Racionalismo Cartesiano.
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 624227)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao desenvolver sua prática pedagógica o educador precisa conhecer as diferentes linguagens utilizadas no processo de comunicação e aprendizagem. Uma das linguagens utilizadas é a corporal, pois as imagens dos corpos nos contextos educativos favorecem refletir e compreender a sua inserção nas diversas situações em que estes se movimentam. Sendo assim, enquanto docentes precisamos conhecer o que é o corpo e como o Homem faz uso deste instrumento no processo de expressão e compreensão do mundo. Segundo Galo (2010) em seu livro ¿o que é o corpo¿, este pode ser definido como:
	
	 
	o que eu vejo, no outro ou em mim (num espelho)
	
	o que sinto quando me toco (numa auto-massagem).
	
	o que os outros me dizem que vêem (numa avaliação).
	
	o que utilizo para caminhar e vencer (num deslocamento).
	 
	o que eu percebo ao agir no mundo (numa ação).
	
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 619184)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nunca se falou tanto em corpo como neste tempo que tanto o profana. Nas fábricas, o corpo do operário atrela-se ao ritmo da máquina, como Chaplin critica em ¿Tempos Modernos¿. Por que os agricultores, que fazem tantos trabalhos físicos, não possuem corpos atléticos? Seus corpos, em geral, são duros, rígidos, contraídos, porque usados apenas como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo-espírito.( Frei Betto. Jornal do Brasil, 14 jun. 2001)
 
O culto ao corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica. Entre outros espaços de aula, o ambiente das academias de ginástica está entre aqueles em que este fenômeno se manifesta com mais intensidade. Nele, o professor de Educação Física deve incentivar o treinamento físico e os cuidados estéticos. Não pode, entretanto, desprezar possíveis exageros incompatíveis com o bem-estar físico e emocional de seus alunos. Com base no texto, pode-se afirmar que, para cumprir seu papel na sociedade, o profissional de Educação Física deve:
	
	
	 
	Orientar o aluno quanto às inter-relações dos problemas sociais com a prática de exercícios físicos, pois, neste caso, o corpo deixa de ser compreendido apenas como músculos, ossos e órgãos.
	
	Demonstrar ao aluno a importância dos exercícios físicos para acabar com as lesões ocupacionais e a formação de um corpo perfeito.
	
	Orientar o aluno para que ele atinja um padrão de beleza compatível com a sociedade em que ele vive cultuado através das ideologias midiáticas.
	
	Orientar os alunos para obter um corpo com alto índice de massa corporal magra, pois isso gera um padrão de beleza aceito pela sociedade.
	
	Demonstrar ao aluno que os exercícios físicos irão levá-lo a atingir os padrões estéticos que deseja, gerando uma maior aceitação pessoal e social.
	
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 620978)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lomardo (2005) afirma que junto com a indústria da comunicação e do entretenimento, os produtos de consumo se proliferam: roupas, músicas, modas, brinquedos e, como não poderia deixar de ser, corpos que se movimentam consomem e se comportam conforme ditado pela mídia, para melhor aproveitamento comercial pelo mercado. Paralelo a isso, percebe-se uma crescente modificação no jeito das pessoas se vestirem, andarem e se movimentarem, ou não se movimentarem. Esses aspectos refletem nas imagens do corpo que se constroem no imaginário social e, consequentemente, na corporeidade.
Partindo desse princípio, como a escola deve trabalhar o tema corpo, movimento e influência midiática?
	
	
	A escola precisa reproduzir as ideologias construídas pela mídia.
	
	A escola precisa estimular a realização das atividades corporais divulgadas pela mídia.
	
	A escola precisa conhecer e manter as ideologias existentes.
	 
	A escola precisa questionar o ideal de corpo e movimento existente na mídia.
	
	A escola precisa utilizar os mesmos valores produzidos pela indústria cultural.
	
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 83068)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na concepção fenomenológica quando existe uma decisão a ser tomada todos os envolvidos devem fazer parte do processo. Nesta perspectiva leia a situação seguinte: "É proposta pela escola uma feira de ciências. Alguns alunos do Ensino Médio querem fazer um trabalho sobre anabolizantes e seus efeitos no organismo. Alguns alunos não gostam do tema e querem fazer um trabalho sobre a Musculação e seus tipos de treinamento." Marque a alternativa correta quanto a atitude que o professor deve assumir perante uma proposta fenomenológica:
	
	
	O professor deve sair da sala e deixar que os alunos decidam em 15 minutos, caso contrário ele mesmo decidirá.
	
	O professor deve levar a questão para a direção para que a mesma resolva, já que é o órgão de maior autoridade na escola;
	 
	O professor deve realizar uma roda de conversas com seus alunos, fazendo papelde mediador no debate, buscando uma interação entre os dois temas;
	
	O professor deve realizar uma votação na sala e o tema que tiver o maior número de votos vencerá. O educador deve considerar que a minoria não precisa ser ouvida;
	
	O professor deve decidir sozinho para que não haja confusão, já que os alunos não sabem bem o que querem;
	
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 85217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir de uma análise sociológica, o esporte, como é praticado hoje, expressa o resultado de uma forma padronizada de fazer uso do corpo. Entretanto, ao considerar-se a sua disseminação em escala planetária, identificam- se várias formas de prática-los. Apesar disso, o esporte profissional continua a ser uma referência para a Educação Física escolar. Porém é indispensável que se faça uma clara distinção entre os objetivos do esporte de rendimento e o escolar. Sendo assim, qual é o principal objetivo do esporte na escola?
	
	
	O aprimoramento dos alunos como seres humanos, por meio de grande exigência, disciplina e condicionamento físico.
	
	O rendimento físico, numa estrutura formal e institucionalizada.
	
	O respeito à seleção natural, que determina o sucesso dos mais fortes.
	 
	A formação, norteada por princípios sócio-educativos, preparando seus praticantes para a cidadania e para o lazer.
	
	O bem-estar de todos os alunos, por meio da prática voluntária e com conexões com os movimentos de educação e saúde.
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 704393)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise os itens abaixo e identifique aqueles que indicam as contribuições do conceito de Corporeidade para a Prática de Ensino da Educação Física do currículo obrigatório/oficial I- Educação Física Escolar favorece a construção de diferentes saberes II - Enfatiza o tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conteúdos das áreas de conhecimento como meio e não fins. III- Problematizar os temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais. IV ¿ O estudo e as práticas do esporte, da luta e da dança como fonte exclusiva de qualidade de vida. Assinale a alternativa correta:
	
	 
	As alternativas I, II, III .
	
	As alternativas III E IV estão corretas.
	
	As alternativas I, II e IV
	
	Somente a alternativa IV está correta
	
	As alternativas II, III e IV.

Outros materiais