Buscar

DEFINIÇÔES DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

Prévia do material em texto

DEFINIÇÔES DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO
Higiene do trabalho
Antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos do ambiente de trabalho capazes de provocar doenças entre os trabalhadores. Observando também as comunidades vizinhas e meio ambiente.
Saúde = é um estado de bem estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doença ou enfermidade.
Segurança do trabalho
Conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas empregadas para prevenir acidentes.
ACIDENTE O significado do termo acidente está ligado à idéia de acaso, imprevisto e de fatalidade. Ou seja, toda ocorrência não desejada que modifica ou põe fim ao andamento normal de qualquer tipo de atividade.
Visão Legal: “Acidente do trabalho: é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.” (Lei8.213–24/06/1991)
-Lesão corporal: Lesão corporal é qualquer dano produzido no corpo humano, seja ele leve, como, por exemplo, um corte no dedo, ou grave, como a perda de um membro.
Perturbação funcional: É o prejuízo do funcionamento de qualquer órgão ou sentido. Por exemplo, a perda da visão, provocada por uma pancada na cabeça.
Visão Prevencionista: Acidente do trabalho é uma ocorrência inesperada no ambiente de trabalho, que possa causar danos materiais, perda de tempo e/ou lesão/doença ao trabalhador.
Acidente sem afastamento: É o acidente em que o acidentado pode exercer sua função normal, no mesmo dia do acidente. 
Incapacidade Temporária Parcial – Quando o trabalhador sofre uma lesão leve (acidente sem perda de tempo), como um corte superficial ou arranhões, onde será necessário um simples atendimento ambulatorial.
-Acidente com afastamento: São aqueles que provocam a incapacidade temporária total, permanente ou morte. 
Incapacidade Temporária Total – Quando o trabalhador sofre uma lesão, que para sua recuperação, necessita afastar-se de suas funções (acidente com perda de tempo). Durante os 15 primeiros dias de afastamento, à empresa custeia os benefícios, após o 15º dia cabe à Previdência Social o custeio.
Incapacidade Permanente Parcial: “é a redução parcial a capacidade de trabalho, em caráter permanente” (NBR 14280).Ex.: Perda de um braço ou de um olho.
Incapacidade Permanente Total: “ é a perda total da capacidade de trabalho em caráter permanente, sem morte” (NBR 14280). Ex.: Ambos os olhos, ambas as mãos, ambos os pés ou alguns desses.
Nesse caso a Previdência Social arca com os benefícios sociais por toda a vida do acidentado. 
Acidente Típico: É aquele que manifesta imediatamente a sua nocividade. 
Ex.: Corte, queimadura ou fratura.
Acidente de Trajeto: Os acidentes ocorridos fora da empresa, desde que o acidentado esteja a serviço da mesma ou quando a ocorrência se verificar no trajeto residência – empresa ou vice-versa.
Doença Profissional: É a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade. 
Exemplo: O trabalho com manipulação de areia, sem a devida proteção, pode levar ao aparecimento de uma doença chamada silicose. A própria atividade laborativa basta para comprovar a relação de causa e efeito entre o trabalho e a doença.
Doença do Trabalho: É adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. 
Exemplo O trabalho num local com muito ruído e sem a proteção recomendada pode levar ao aparecimento de uma surdez. Neste caso, necessita-se comprovar a relação de causa e efeito entre o trabalho e a doença.
INCIDENTES: São situações nas quais houve iminência de ocorrer um acidente. Conhecido também como quase acidente. Exemplo Uma pessoa transitando por uma área de movimentação de empilhadeiras que chega próximo de ser atingida, pois o operador não pode vê-la, mas que evita o acidente porque estava atenta.
ACIDENTES IMPESOAIS: São aqueles cuja caracterização independe de existir acidentado. São ocorrências que provocam dano e/ou perda patrimonial. 
Exemplos Uma colisão de veículo ou uma queda de um equipamento.
Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT 
(Lei 8.213/91) 
•A comunicação DEVE ser feita pela empresa; 
•Na falta desta, pelo: - próprio acidentado 
- seus dependentes 
- entidade sindical 
- médico assistente 
- autoridade pública 
• Prazo: até o primeiro dia útil seguinte ao acidente ou imediatamente, em caso de morte.
Fator Pessoal de Insegurança 
• “Causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do acidente ou a prática do ato inseguro.” (NBR-14280) 
Exemplos de fatores pessoais de insegurança: 
- Falta de conhecimento; - Inaptidão física ou intelectual à função; - Temperamento agressivo; - Preocupação excessiva; - Inteligência lenta ou retardada; - Desequilíbrios emocionais; 
- Exibicionismo; - Não aceitação de limitações individuais, por exemplo: surdez, insuficiência visual, daltonismo, etc. 
Atos Inseguros “Ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, pode causar ou favorecer a ocorrência de acidente.”(NBR-14280) São atitudes, atos, ações, contrários às normas de segurança e que colocam em risco a sua saúde / integridade física ou de outros colegas de trabalho.
Condição Insegura: São deficiências, defeitos ou irregularidades tanto no ambiente (atmosfera) do local de trabalho como nas instalações físicas, máquinas ou equipamentos os quais, podem ocasionar acidentes do trabalho. Convém ressaltar e destacar que é de responsabilidade do empregador a eliminação ou correção das condições inseguras existentes nos locais de trabalho.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes