Buscar

tudo e agua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. É (quase) tudo água
Parece nojento, mas o suor é composto 99% de água. Sim, água. E ele serve basicamente para o resfriamento do corpo, assim seu organismo não fica mais quente do que o necessário. 
2. Antibiótico natural
Mas suor não serve apenas para resfriamento. Dentro das gotinhas de suor existe dermcidina, uma proteína antibiótica que regula o crescimento de bactérias sobre a pele e pode combater infecções.
3. Nem todos os humanos suam igualmente
Homens suam até duas vezes mais do que as mulheres. E ambos os sexos suam menos de acordo com a idade: quanto mais velho, menos suor.
4. Alguns animais também suam
Além de seres humanos, os cavalos também tem um sistema de termorregulação. Suor de cavalo é rico em laterina, uma proteína que dá brilho à pelagem deles. Hipopótamos também suam e o suor deles serve como um protetor solar natural por ser avermelhado.
5. Suor vermelho
Suar vermelho não significa que você é um hipopótamo! Você pode ter uma condição rara chamada hematohidrose. A ruptura de alguns vasos sanguínios se mistura com as glândulas sudoríparas e faz a pessoa suar sangue, literalmente.
6. Suor colorido
Outra condição rara, chamada cromidrose, faz com que os seres humanos suem cores laranja ou azul. Enquanto a condição pode ser atribuída a ingestão de drogas, muitas vezes, a causa permanece um mistério em pessoas saudáveis.
7. Cheirinho característico
O suor de pessoas saudáveis cheira diferente da de indivíduos doentes. Isso porque o corpo emite compostos orgânicos voláteis com base na condição metabólica, que podem mudar quando se está doente.
8. Doenças detectáveis
A fibrose cística pode ser detectada com um teste de suor. O cloretos de sódio são muito mais concentrados no suor de pessoas com a doença.
9. Emoções podem alterar composição do suor
Em um estudo austríaco, um grupo de pessoas teve que usar almofadas grudadas à pele que coletaram seu suor enquanto assistiam filmes de terror e, depois, filmes de romance. Um segundo grupo de voluntários cheirou o produto e foi capaz de distinguir quais almofadas foram usadas durante o filme de terror. Bizarro.
10. Sua marca pessoal
Independentemente de sua saúde, emoções ou dieta, seu suor é distintamente seu. O suor de um indivíduo pode servir como uma espécie de "impressão digital". Uma mistura única de 373 compostos voláteis permanece consistente o tempo todo.
11. Sua marca universal
Cada um de nós tem uma impressão digital única no suor, mas os dois tipos de glândulas sudoríparas (apócrinas e écrinas) são universais para os seres humanos. As glândulas écrinas estão no corpo todo, enquanto as glândulas apócrinas estão mais presente nas axilas e região genital.
12. De onde vem o cheiro?
Nossos corpos produzem pouca transpiração apócrina (aquelas das axilas e das ~intimidades), mas é exatamente ela que é responsável pela maior parte do odor, justamente porque a taxa de água alta de resíduos bacterianos é maior.
13. Além das pizzas
Mas a transpiração écrinas são maiores (as do corpo inteiro, óbvio).
14. Transformando suor em água potável através de camisas
A UNICEF e o engenheiro sueco Andreas Hammar se uniram em 2013 e criaram a Máquina de suor, que puxa o suor de roupas e a transforma em água potável através de um processo de fiação, aquecimento e filtragem. Infelizmente uma camisa suada rende apenas 2 colheres de chá de água purificada =/
15. Mas seria melhor usar meias
Talvez seja mais produtivo se eles usassem meias suadas. Um par de pés humanos tem 250.000 glândulas sudoríparas, que emite meio litro de líquido por dia!

Outros materiais