Buscar

Grécia antiga xerox

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Grécia antiga 
É o termo geralmente usado para descrever o mundo grego e áreas próximas, tais como: Chipre, Anatólia, sul da Itália e França. Tradicionalmente, a Grécia antiga abrange desde 1.100 a.c, até a dominação romana em 146 a.c.
A civilização Grega e a Ginástica
O primeiro e verdadeiro 'florescer' da Educação Física foi iniciado pela civilização grega
Encontraram no esporte uma necessidade diária que a natureza impunha ao Homem
No mundo Helênico, a competição nasceu primeiro da ginástica, esta, oriunda das manifestações culturais, religiosas e fúnebres
Em 1.500 a.C floreceu na Grécia a civilização 'Micenea' Argo, Esparte, Atenas e Tebe, estas, grandes difusoras da ginástica na época
Na Grécia Antiga, as atividades atléticas e ginásticas faziam parte do ideal grego de formação integral do homem
Rapidamente das origens da civilização grega, a Grécia, foi habitada desde a idade pré-histórica por povos neolíticos. Em seguida, no segundo milênio a.c, houve migrações das estirpes iônicas, eólicas e dóricas que penetraram a Ásia menor, surgindo assim as grandes cidades estados de argo, Esparta, tebe, e sem deixar de citar Atenas. 
Práticas desenvolvidas no campo cultural-político e econômico encontrou na educação física uma necessidade fundamental.
O Período Aúreo
Ginástica no tempo de Homero: Homero deixou duas obras literárias, Ilíada e odisséia que também podiam narrar em detalhes as atividades esportivas e de ginástica da época. As competições tinham significado religioso e eram realizadas para tornar mais solene os ritos fúnebres. Como para preparo dos atletas para novas batalhas.
Educação física na cultura grega
A educação grega tinha uma exigência moral, que era o domínio de si e dos seus próprios atos assim a educação física foi utilizada como pedagogia de base visando desenvolver os dotes pessoais físicos ou morais primeiro para a afirmação pessoal. A atividade física era destinada as classes sociais mais altas, o povo só veio a participar depois de muito tempo. Os atletas eram muito higiênicos e tinham um cuidado muito grande com o corpo, passavam óleo e borrifavam um pó que protegia a pele.
A Educação em Esparta
Esparta possuía o melhor exército da Grécia, por isso educava os jovens ao exercício físico dirigido à atividade guerrilheira
Antes a cultura espartana não se preocupava só com a guerra, formando também atletas olímpicos, além disso, cultivavam a dança e musica (sec. VIII e VII a.c). O espartano era treinado exclusivamente para a guerra e a defesa da polis. Eles tinham que se tornar robustos virtuosos e astutos e enfrentar qualquer perigo e, além disso, deveriam ser submissos ao estado. As crianças ate 7 anos eram educadas pela família, depois disso o estado assumia. Eram forçadas a vários tipos de jogos e obedeciam a uma disciplina severa. Deveriam suportar frio, sede, fome e qualquer tipo de fadiga. Os jovens aprendiam o mínimo de cultura, como ler e escrever. Porque achavam que a cultura era inútil para um guerreiro. Com o tempo Esparta começou a valorizar o exercício físico como atividade esportiva, criando jogos como o pugilato (luta com punhos) e pancrácio (tipo MMA).
A Educação em Atenas
Atenas: diferente de Esparta, Atenas tinha um sistema educacional aberto, e completo. Valorizando também o lado cultural e intelectual. Com a reforma de Sólon (legislador), foi introduzida em Atenas a educação corpórea, a ginástica não era mais somente para a guerra. O ensino da educação física junto a musica e a gramática eram agora para todos. Começou a surgir o atletismo profissional ainda mais forte depois dos jogos olímpicos 776 a.c criança educada em casa e depois levada a escola estudavam ginástica, gramática e musica. Já existia o professor de ginástica, professor de musica e de gramática. Os alunos treinavam corrida, salto, lançamento de disco e dardo, a luta o pugilato o pancrácio e a equitação.
Teoria do kalokagathia
Era como a antiga aristocracia ateniense referia a si própria. O objetivo kalos compreende bondade, nobreza, beleza, e podia ser usado na descrição de seres animados ou inanimados. Agathos era usado sem conotações físicas ou estéticas, mas descrevia a ética ou a bravura de uma pessoa, em torno de século IV a.c adquiriu um significado políticos e emplacava o dever da cidadania.
Filósofos e suas Ideologias
Os sofistas: a revolução pedagógica levou a uma profunda transformação nos valores do sistema político-educacional e a democracia era mais
evidente. O ideal do herói guerreiro foi enfraquecido. Estudavam o dialogo e a retorcia e a técnica de falar para persuadir e racionalizar a civilização.
Os sofistas queriam intelectualizar os jovens a carreira política.
Sócrates - Atenas 469 a.c. Atenas, 399 a.c idéias de Sócrates devam formas mais distintas e evidentes sobre o ideal esportivo. O filósofo acreditava que todo o conhecimento se espiritualizava que o corpo era subordinado a mente, com isso, não se tinha muito espaço para a educação física. A educação física com Sócrates começa a ser entendida como cultura do espírito ficando também associada a educação física e corpórea.
Platão - 427 a.c 347 a.c discípulo de Sócrates, assim como seu mestre não deu tanto valor a educação, a ginástica. Ele os citou somente em duas de suas obras: republica e timeo, Platão também gostava sempre de ressaltar que as ginásticas com a companhia de musica exerciam uma importância fundamental na educação das crianças, uma sempre em complemento a outra.
Aristóteles - 384 a.c 322 a.c das opiniões concedidas por Aristóteles, mesmo considerando o ensinamento da ginástica e das letras inseparáveis (opinião também formada pelo seu mestre Platão) o filosofo recomendava sempre a execução por parte de todos os jovens com exercícios leves, considerando nocivo desfrutar de exercícios atléticos, atrapalhando o rendimento e dedicação aos demais estudos. Criticava então a ginástica atlética. Aristóteles ressaltava que o esforço do corpo impedia o desenvolvimento normal, com isso, a ginástica devia ter simplesmente um caráter formativo no primeiro período da educação.
O inicio dos Jogos
Inicialmente eram realizadas as competições para tornar mais solenes os ritos fúnebres
Só posteriormente os jogos gregos passaram a ter caráter predominantemente religioso, neles eram homenageados os Deuses do Olímpio
Também foram utilizados em momento de repouso após longos e duradouros combates e ao mesmo tempo para preparar seus soldados para novas batalhas
Os jogos tinham importância para o povo grego em partes porque era um período de trégua e sem brigas e em partes porque era uma maneira de diversão. 
Tinham caráter além do religioso e festivo, tinham muitos sacrifícios em homenagem aos Deuses.
Jogos píticos também foram importantes pois além da disputa atlética tinham também competições de música e poesia.
Competições e Jogos da Época Clássica
Corrida a pé: a corrida a pé foi o primeiro esporte disputado em Olímpia e ficou sendo única competição ate XVII Olímpia. Podemos dividir a corrida em três modalidades
Corrida de velocidade ou (estádio): o estádio tinha uma unidade de medida correspondente a aproximadamente 192,27 metros, tomando como referencia o comprimento retilíneo do que mais tarde seria nomeado estádio
Diaulos- duplo estádio: consistia de uma prova semelhante a anterior com a diferença em que o percurso a ser feito era duplo.
Dolikos- a corrida de resistência: tinha como objetivo percorrer o mínimo de sete vezes o estádio (1.346 m) e um Máximo de 24 estádios (4.614m).
Oplitica- corrida armada ou corrida militar: tinha como desafio percorrer dois ou quatro estádios com todos os concorrentes desta vez deixando de estarem nus estando armados. Como se pode prever, a corrida assumia as características de combates guerreiras.
Na Grécia antiga não se existia corrida com obstáculos a não ser em grandes manifestações oficiais onde também eram implantadas corridas com
estafetas (lembrar que é corrida de revezamento). Todas as modalidades tinhamuma media de oito a dez concorrentes.
Lançamento ou arremesso de disco - Desta modalidade pode-se tirar a impressão que era bastante querida e popular por todos os cidadãos gregos, onde a competição ou simplesmente o aparelho disco era encontrado nos poemas homéricos, em inúmeras representações figurativas ou em pinturas se encontravam em diferentes posições e nas também inúmeras citações na literatura grega, como na odisséia. O disco, antigamente chamado de solo que tem como significado pedra tinha variável peso e proporção de no mínimo um quilo e no Máximo três, com objetivo de se adaptar a força e a idade dos competidores.
Lançamento de dardo - O dardo também podendo ser considerado um disco, detinha o nome de akon e poderia ser lançado em duas modalidades: como tiro ao alvo ou como tiro a distancia.
Tiro ao alvo - o primeiro era o ekebolon, em que os juízes avaliavam a distancia alcançada pelo arremesso.
Tiro a distancia - a segunda o stochastikon era um arremesso de dardo em que o objetivo era atingir um alvo determinado.
Salto - cada atleta competia com pesos nas mãos, os chamados halteres, para aumentar o momento do salto. O salto era sempre praticado na modalidade em distancia, não salto em altura ou salto para baixo. O uso dos halteres tem opiniões divergentes.
Pugilato - nesta modalidade de combate, os pugilistas cobriam-se o antebraço e a mão deixando livres os dedos com tiras de couro e com lâminas metálicas incorporadas, sobre as quais eram aplicadas tachinhas afiadas de couro e mais tarde também tachinhas de chumbo e como se já não bastasse, era permitido conservar dentro da chamada cesta bolas de pedra ou de metal.
Luta - Na época antiga, os gregos demonstravam tamanho carinho pela luta, para se mantiver todo o corpo em plena capacidade, ou seja, um corpo belo, nesta modalidade, surgiu o termo de luta, luta Greco-romana que nada mais é a mistura do estilo grego de luta, forma de se lutar com os dois joelhos tocados ao solo (andar de quatro) e da forma romana de se lutar, a luta em pé (perpendicular).
Pentatlo - era considerado o evento mais importante dos jogos e seus vencedores eram coroados campeões olímpicos. Eram disputados: salto em distancia; arremesso de disco; lançamento de dardo; corrida. Caso o atleta vencesse três das cinco disputas era considerado o campeão.
Tiro com o arco - nos jogos em honra a morte de patrócolo, esta modalidade sei ire apareceu acompanhada a outras competições de tiro ao alvo, já em contrapartida, poderia vir junta ao lançamento de dardo nas provas equestres, onde o objetivo era de acertar o alvo em velocidade. Esta modalidade demonstra bastante o carinho do povo grego atividades realizadas com auxilio do arco, tirando toda questão militar, esta modalidade se tornou patrimônio da atividade esportiva grega.
Os Edifícios para as várias atividades GIMNICAS
Ginásio - com constante crescimento da educação física e suas modalidades se foi necessária à construção de locais apropriados, nasceram assim os ginásios. A palavra ginásio se deriva do termo gymnós (nu), pois todos que ali se exercitavam estavam sempre e completamente nus. Nos tempos de Homero,o ginásio apresentava uma simples pista para corridas a pé e de áreas para lutas e o pugilismo. Com p passar do tempo o ginásio aperfeiçoou-se bastante com a construção de uma rudimentar palestra. Então já por volta do século IV a.c, transformou-se num complexo arquitetônico, composto de várias construções com pistas de pedras e cal, dispostas entre prados e vales. Competições de corrida a pé. O estádio consistia de um grande espaço livre, mas logo assumiu uma forma arquitetônica correspondendo as exigências dos espectadores. o estádio grego normalmente envolvia uma forma retangular com um dos lados curvos. É difícil calcular a capacidade dos estádios gregos, supõe-se que o estádio de antenas pudesse conter 47 mil espectadores, contra 45 mil do estádio de Olímpia.
Hipódromo - A sociedade daquela época já possuía campos destinados a corridas de carros e cavalos. Deduz que os hipódromos tivesse a forma de um grande ferro de cavalo, com pistas delimitadas por metas, em torno das quais giravam e davam vida as competições de velocidade entre cavalos, os hipódromos em Olímpia detinham comprimentos de dois estádios, com 384,54 m.
Teatro - Outro tipo de monumento que também podia abrigar os esportes era o teatro: neste eram disputadas modalidades de menos expressão como a luta, pugilato e o pancrácio. Constituído de um aterro no terreno dividido em cávea para o público, o teatro como campo de competição, na maioria das vezes, a platéia.
Festas e Jogos Nacionais
Festas Píticas - As festas píticas eram as festas mais importante após as olimpíadas e eram celebradas na planície de Crísea , aos pés do Monte Parnaso , na honra de Apolo Pitio . Num primeiro momento as festas duravam apenas 1 dia , com o tempo , elas foram estendida a seis ou sete dias .
Festas Ístmicas - As festas ístmicas eram dedicadas a poseidon, sendo assim, iniciadas comum sacrifício e ritos propiciatórios . Eram realizadas a cada dois anos, no segundo e no quarto ano de cada olimpíada .
Festas Neméias - Uma das quatro grandes festas nacionais da Grécia, os Jogos Nemeus eram realizados, em honra de Zeus, na cidade de Neméia, situada na região da Argólida, no norte do Peloponeso. No santuário de Zeus havia o templo do deus, além de um estádio, um hipódromo e um teatro. Os Jogos ocorriam a cada dois anos, no segundo e quarto ano de cada Olimpíada. A existência histórica dos Jogos Nemeus data do século VI a.C., mais precisamente de 573 a.C. As provas compreendiam as habituais competições atléticas (concursos gímnicos e hípicos) e competições artísticas (teatro e música). Os prêmios eram uma coroa de aipo, planta de caráter fúnebre, ou de carvalho, a árvore sagrada de Zeus.
Festas Olímpicas - Todos os interesses do país voltava-se a está festa e até mesmo as lutas e guerras que naquele período eram demasiadamente frequentes entre as várias cidades gregas, eram suspensas, para que assim todos os citadinos pudessem assistir ás manifestações litúrgicas e atléticas. As festas olímpicas era " petentéricas " , isto é, desenvolviam-se a cada quatro anos completos , durante o período central do verão , correspondente aos meses de julho/agosto (verão na Itália).

Outros materiais