Buscar

História e Evolução do Código de Ética do Serviço Social

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Marque a alternativa que destaque corretamente as influências metológicas e fundamentação filosófica do código de ética de 1975. I - Reafirma principios neotomistas e rompe com o pluralismo II - Aproximação da fenomenologia III- Fortalece a neutralidade profissional IV - Concepção do homem como sujeito histórico, social, prático e criador (não determinado pela vontade e autoridade divina)
		
	
	Apenas I e IV estão corretas
	 
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	Apenas IV e III estão corretas
	
	Apenas IV e II estão corretas
	
	Apenas IV está correta
	
	 
	Ref.: 201703554649
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Desde as suas protoformas, o Serviço Social se firma como uma profissão fortemente influenciada pelo conservadorismo moral e político. Na realidade brasileira, os códigos de ética profissionais podem ser considerados exemplos dessa afirmativa, salvo os revistos nos anos 80 e 90. Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social que rompeu com o conservadorismo profissional ?
		
	 
	O Código de Ética de 1986.
	
	O Código de Ética de 1993.
	
	O Código de Ética de 1988.
	 
	O Código de Ética de 1975.
	
	O Código de Ética de 1992.
	
	 
	Ref.: 201703554616
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No pensamento de Barroco (2001), "A ética profissional é um modo particular de objetivação da vida ética. Suas particularidades se inscrevem na relação entre o conjunto complexo de necessidades que legitimam a profissão na divisão sociotécnica do trabalho, conferindo-lhe determinadas demandas, e suas respostas específicas, entendidas em sua dimensão teleológica e em face das implicações ético-políticas do produto concreto da sua ação". Na visão da autora, com relação à trajetória histórica do Código de Ética Profissional do Assistente Social, analise as afirmativas: I. O Código de 1965 substitui a visão do Serviço Social humanista pela concepção liberal de natureza técnico-científica. II. A dimensão ética da profissão, em sua origem, tem sua centralidade afirmada nas Escolas de Serviço Social, através de disciplinas que reproduzem os princípios éticos buscados na filosofia tomista, no positivismo, no pensamento conservador. III. No Código de 1993, a liberdade, a eqüidade, a justiça social e a democracia orientam ética e politicamente a objetivação dos direitos sociais. IV. O Código de 1975 reproduz os postulados tradicionais abstratos: o bem comum, a autodeterminação, a subsidiariedade, a participação da pessoa humana. V. O Código de 1986 representa um marco da ruptura ética e ideológica do Serviço Social com o neotomismo e com o funcionalismo, mas demonstra fragilidade teórico-metodológica e operacional. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
	 
	As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
	
	 
	Ref.: 201703638516
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Desde a 1º formulação do Código de Ética em 1947 até a reelaboração em 1975 ermaneceram vigentes as mesmas concepções filosóficas baseadas no:
		
	
	Neotomismo e materialismo histórico e dialético.
	 
	Conservadorismo e assistencialismo.
	
	Assistencialismo e Racionalismo.
	
	Pensamento crítico e neotomismo.
	
	Funcionalismo e Marxismo.
	
	 
	Ref.: 201704106941
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O código de ética dos assistentes sociais de 1975, sofreu influencia do período ditatorial inaugurado em 1964 no Brasil. São características desse período, EXCETO:
		
	 
	Igualdade de renda e ampliação dos direitos
	
	pauperização da população.
	
	autoritarismo (governo forte e centralizado);
	
	concentração de renda;
	
	arrocho salarial
	
	 
	Ref.: 201703554849
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Num contexto marcado pela ênfase na modernização conservadora o Código de 1975 reafirmar o conservadorismo no Serviço Social. Observa-se entretanto que nesta mesma década o Serviço Social já se depa-rava com um questionamento ético político da profissão, o que se explicitou na:
		
	
	Constituição dos conselhos de gestão.
	
	Fundação da ABEPSS.
	 
	Revisão do Código de Ética Profissional.
	
	Criação do CBCISS.
	 
	Realização do Congresso da Virada.
	
	 
	Ref.: 201703554856
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual documento revelou esta ruptura com a neutralidade profissional ?
		
	
	A Lei de Regulamentação Profissional do Serviço Social.
	 
	O Código de Ética de 1986.
	
	A Constiuição de 1988.
	
	O Código de Ética em vigor.
	
	O Código de ética de 1982.
	
	 
	Ref.: 201704089004
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Nos últimos anos, o avanço da reflexão ética tem propiciado uma leitura crítica dos fundamentos filosóficos da ética profissional contribuindo para que, no campo da produção teórica do Serviço Social, seja reforçada a possibilidade de superação de uma visão ética e abstrata de homem como a do:
		
	
	Cientificismo
	 
	Neotomismo
	
	Positivismo
	
	Iluminismo
	
	Funcionalismo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes