Buscar

ANATOMIA LOCOMOTORA

Prévia do material em texto

ARTROLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR INFERIOR
ARTICULAÇÃO DO QUADRIL
Na articulação do quadril, já estudamos as articulações sacro-ilíaca e iliolombar, incluindo seus ligamentos. Apenas nos restou estudar a sínfise púbica (articulação cartilaginosa) e um ligamento: o ligamento inguinal.
�
ARTICULAÇÃO COXO-FEMURAL
A articulação coxo-femural é formada pela cabeça do fêmur e o acetábulo do quadril, e é do tipo sinovial esferóide. Envolvendo as duas estruturas, temos a cápsula articular e os ligamentos intra-capsulares: o ligamento da cabeça do fêmur (redondo); ligamento transverso e o lábio acetabular. Externamente, temos ainda os ligamentos pubo-femural (inferiormente), ísquio-femural (posteriormente) e ílio-femural (superiormente).
�
ARTICULAÇÃO DO JOELHO
A articulação do joelho é formada pelos côndilos femurais e os côndilos tibiais, além da patela, que se articula com a face patelar do fêmur, e é do tipo sinovial gínglimo (funcionalmente). Envolvendo as três estruturas, temos a cápsula articular e as seguintes estruturas: Intra-capsulares – meniscos medial e lateral, ligamento transverso do joelho (anterior), ligamentos cruzados anterior e posterior, e o ligamento menisco-femural; Extra-capsulares – ligamentos colaterais tibial e fibular, o ligamento patelar, e os ligamentos poplíteos oblíquo e arqueado.
�
ARTICULAÇÃO TÍBIO-FIBULAR PROXIMAL E DISTAL
A articulação tíbio-fibular proximal é formada pela cabeça da fíbula e côndilo lateral da tíbia, e é do tipo sinovial plana. A articulação tíbio-fibular distal é formada pelo maléolo lateral da fíbula e incisura fibular da tíbia e é uma sindesmose. Envolvendo as estruturas, temos superiormente os ligamentos anterior e posterior da cabeça da fíbula; e inferiormente os ligamentos tíbio-fibular anterior, posterior e transverso, além do ligamento interósseo.
�
ARTICULAÇÕES DO PÉ
ARTICULAÇÃO DO TORNOZELO
A articulação do tornozelo é formada pela tróclea do tálus e os maléolos medial e lateral, além da face articular da tíbia, e é do tipo sinovial gínglimo. Envolvendo as três estruturas, temos: os ligamentos talo-fibulares anterior e posterior; o ligamento medial ou deltóide; o ligamento lateral; e o ligamento calcâneo-fibular.
ARTICULAÇÕES DO PÉ
ARTICULAÇÕES INTERTÁRSICAS, TARSOMETATÁRSICA, E INTERMETATÁRSICAS
Nas articulações intertársicas, encontramos os ligamentos talo-calcâneo interósseo, calcâneonavicular e calcâneocubóide (bifurcado), calcâneo-navicular plantar, calcâneocubóide plantar, e os plantares longos e curtos; e nas articulações tarsometatársica e intermetatársicas, temos os ligamentos dorsais, plantares e interósseos, além do ligamento metatársico transverso profundo.
ARTICULAÇÕES METATARSOFALÂNGICAS E INTERFALÂNGICAS
Nas articulações metatarsofalângicas e interfalângicas, não há porque descrever pormenorizadamente os ligamentos. É suficiente apenas, em comparação com a mão, salientar os ligamentos colaterais, e os ligamentos plantares (em correspondência com os palmares), além das cápsulas articulares.
Ligamento Patelar
Ligamentos colaterais fibular e tibial .
Ligamento ílio-femural
Ligamento Ílio-femural
Ligamento Redondo
Ligamento pubo-femural
Ligamento Isquio-femural
Lábio acetabular
Ligamento Transverso do Acetábulo
	L � PAGE �7�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes