Buscar

apol3 adm. estrat. e analise econ. 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Leia a definição a seguir:
O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. (Marco Antonio S. Vasconcelos e Manuel E. Garcia,  2007, página 79).
Com base na definição acima e considerando que o setor produtivo brasileiro possui alto grau de oligopolização, analise as sentenças a seguir:
 
I. No Brasil a indústria farmacêutica, de papel e de cosméticos, são exemplos de uma estrutura de mercado oligopolizada.
II. A exploração de petróleo no Brasil deixou de ser monopolista com as privatizações ocorridas se encaixando, agora, no conceito de oligopólio.
III. As empresas Copel, Cemig, Cesp, Cepisa, Light , Coelce e Celpe pertencem ao setor de energia do Brasil, assim fica evidente que a energia elétrica no país está inserida em uma estrutura oligopolizada.
IV .O mercado de hortifrutigranjeiros no Brasil é um exemplo clássico de oligopólio, haja vista a existência de um número reduzido de grandes produtores que dominam o mercado nacional.
	
E
	As sentenças II, III e IV são falsas e a I verdadeira.
Uma empresa que é incapaz de aproveitar as oportunidades que existem no ambiente externo para a realização de negócios, quase certamente, se destina ao fracasso. Geralmente, essa situação se configura por algum tipo de incapacidade ou falha de gerenciamento das atividades das empresas, no entanto, existem situações em que simplesmente a organização não apresenta os recursos necessários (financeiros, humanos, físicos e tecnológicos) para começar a aproveitar as oportunidades existentes.
Tomando o contexto apresentado como orientação, sobre as estratégias de joint venture e internacionalização avalie as alternativas a seguir e assinale a resposta correta.
	C
	A estratégia de joint venture é formada pela criação de uma terceira empresa
 que assume os riscos de operação em área com grandes oportunidades 
mercadológica
A macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo: as expansões ou recessões econômicas, o produto total da economia em bens e serviços, as taxas de inflação, o nível de desemprego e as taxas de câmbio. A macroeconomia considera tanto o crescimento econômico no longo prazo quanto as flutuações econômicas que ocorrem no curto prazo.
Fonte: DORNBUSCH, R.; FISCHER, S. STARTZ, R. Macroeconomia. Amadora, Portugal: Editora McGraw-Hill de Portugal, 7ª ed., 550 p., 1999.
Observação: (Pg. 3)
 
São objetivos da política macroeconômica:
	
	A
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
Leia o texto abaixo:
Os custos considerados pelos economistas são, em geral, diferentes daqueles utilizados pelos contadores. Estes últimos estão mais preocupados com os demonstrativos financeiros da empresa, isto é, com a contabilidade de todas as despesas de fato incorridas pelas empresas durante a produção. Os economistas, por sua vez, estão mais preocupados com o processo decisório, e por isso a análise econômica se centra nos custos que poderão ocorrer no futuro e nos critérios que devem ser utilizados pela empresa para reduzir seus custos e melhorar sua lucratividade. Os custos considerados pelos economistas são os custos de oportunidade. (David Kupfer e Lia Hansenclever, 2002, página 43)
Agora, analise as sentenças a seguir:
I. É o custo adicional que uma empresa incorreu, quando tem a oportunidade de produzir uma unidade a mais para o mercado.
II. Quando uma empresa investe em algum projeto significa que ela deixou de investir em outro. O projeto que ela deixou de investir é chamado de custo de oportunidade.
III. São todos os gastos incorridos em um novo investimento, ou seja, o gasto total, formado por custos fixos e variáveis, que a empresa desembolsou pela oportunidade de investir em um novo projeto.
IV. O custo de oportunidade é definido pela somatória de todos os gastos que a empresa teve no momento em que foi estruturada. 
Agora, assinale a alternativa que melhor representa o conceito de custo de oportunidade:
	B
	Sentença II
A análise SWOT é uma ferramenta dinâmica para a elaboração de diagnósticos estratégicos para as organizações. Além disso, ela é uma ferramenta integrativa que agrega diferentes dimensões em uma única apresentação abrangente, mas que mantém a simplicidade para ser de fácil compreensão.
Observando o funcionamento agregado da análise SWOT, sobre todos os tipos de avalie as afirmações a seguir e assinale a resposta correta.
I - A análise SWOT dá indicativos e serve de termômetro para a avaliação de cenários atuais e futuros, funcionando como uma base para a decisão e ação estratégica.
II - As estratégias de desenvolvimento de estabilidade optam por ações que promovem o crescimento incremental no longo prazo baseado em inovações.
III - Existem ameaças para as operações organizacionais que não devem ser combatidas diretamente, nesses casos a solução é um ajuste interno rápido. Embora as estratégias de mercado e de produtos e serviços possam ser combinadas, a coordenação simultânea delas exige estruturas organizacionais ágeis e sólidas.
IV - Todas as estratégias de crescimento estrutural se orientam para reflexão e a solução dos pontos fracos existentes no contexto interno da organização.
V - O contexto de mudança organizacional inclui, geralmente, pontos fracos no ambiente interno e ameaças no ambiente externo.
	E
	Todas as afirmações são corretas.

Outros materiais