Buscar

AP II Metodologia de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AP II – Metodologia de Pesquisa – Epistemologia 
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Metodologia de Pesquisa
Tutora: Wanderli Coriolano 
Aluna: Daniela Cristina S. Oliveira
RGM: 15184846
Unidade: Colégio Aplicação de Osasco
Senso Comum: È o modo espontâneo e pré-crítico de conhecer. Todo homem acumula conhecimentos e experiências daquilo que viveu, viu e ouviu de outras pessoas, interiorizando as tradições da sociedade. O senso comum refere-se a opiniões individuais e subjetivas das pessoas sobre as coisas e os acontecimentos, resultado das nossas próprias experiências. Conhecimento adquiridos independentes de estudos e pesquisas. O senso comum em minha opinião é nada mais que o conhecimento que adquirimos no nosso dia a dia.No meu caso já tive varias experiências profissionais, onde com elas pude adquirir muitos conhecimentos e estou sempre buscando novas oportunidades de adquirir mais e mais. 
Conhecimento Teológico: Conhecimentos revelados pela crença em divindades, forças superiores, manifestações divinas. Este tipo de conhecimento não admite questionamentos, não se baseia na razão e sim, na Fé. Sou Testemunha de Jeová, No mundo que vivemos precisamos ter conhecimento bíblico para sabermos o propósito de Deus para nós, pois sem buscar esse conhecimento não teremos fé em nada com relação a Deus. 
Conhecimento Filosófico: Busca respostas na reflexão dos homens sobre si mesmos e sobre a realidade. Trabalha com idéias, relações conceptuais de modo coerente não convertido a realidades matérias. Busca compreender a realidade em seu contexto universal. Propondo fornecer conteúdos reflexivos e lógicos de mudança e transformação da realidade. Tenta saber sobre o homem e as coisas da vida. É um conhecimento racional, sistemático, geral e critico. Como “exemplo, temos algumas expressões, “Quem dá aos pobres empresta a Deus”,” “Quem cala consente” entre outros.
Conhecimento Científico: Busca compreender a realidade de maneira racional, não atinge simplesmente os fenômenos em sua manifestação global, mas investiga sua causa,sua constituição intima, caracterizando-se, desta forma, pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir ou aplicar leis, de predizer eventos futuros. Exemplo de conhecimento cientifica: Os planetas giram em torno do sol em orbitas elípticas, com o sol ocupando um de seus focos. 
Fonte de matéria: Apostila unidade II – Epistemologia - Metodologia de Pesquisa.

Outros materiais