Buscar

Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Recursos Humanos
Percebemos que as empresas contemporâneas buscam não só profissionais, mas parceiros da organização, estando dispostas a investir no capital intelectual, pois são conscientes de que é necessário um quadro motivado e qualificado para que a empresa obtenha sucesso e se mantenha competitiva no mercado. Não só as empresas mudaram a visão, os profissionais também se tornaram mais exigentes e seletivos, buscando cada vez mais qualificação profissional e desafios que os permitam crescer e desenvolver-se em sua área. É bem verdade que muitas organizações brasileiras ainda apresentam vestígios práticos bem demarcados dos antigos modelos de gestão, apesar de que na teoria apresentem-se como seguidores afincos dos processos de modernização. (Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=qzaextpdq)          
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
 I - As empresas contemporâneas investem em seus próprios profissionais.
                                                PORQUE
II - Profissionais motivados e competentes contribuem para o sucesso e a competitividade da empresa no mercado.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
	
	A
	A asserção I é falsa.
	
	B
	As asserções I e II são corretas e a II é uma justificativa da I.
	
	C
	As asserções I e II são falsas.
	
	D
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II nada tem a ver com a I.
	
	E
	A asserção II é falsa.
Questão 2/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Ao estudarmos o homem faz-se necessário vinculá-lo ao seu habitat e, por consequência a sua rede de relacionamentos. Sendo ele uma unidade integrada é preciso entendê-lo frente às dimensões que o compõem e que o tornam um ser único e distinto dos demais, sob a perspectiva das dimensões biológica, psicológica, social e espiritual.
Assim sendo, analise as definições abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente o conceito da dimensão psicológica.
	
	A
	A dimensão psicológica diz respeito aos aspectos físicos do corpo: anatomia, a fisiologia, os sistemas muscular, digestivo, ósseo, hormonal, respiratório, as funções e disfunções dos diversos órgãos, a inter-relação desses sistemas. As necessidades fisiológicas estão aqui incluídas.
	
	B
	A dimensão psicológica relaciona-se ao sentimento de pertencer ao mundo, de ser uma parte do Universo, à noção da existência de forças maiores que o entendimento não pode ou tem dificuldade de apreender; é uma dimensão que ultrapassa a matéria tal como a conhecemos. É uma noção interna de transformação da forma de vida conhecida para outro plano que é intuído, mas nem sempre claro para as pessoas.
	
	C
	A dimensão psicológica refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades de segurança, de auto-estima, de realização.
	
	D
	A dimensão psicológica está relacionada aos aspectos ligados à vida em grupo, enfocando os fatores econômicos, políticos, ideológicos e culturais.
	
	E
	Esta dimensão inclui, necessariamente, a interação e, consequentemente, todos os fenômenos que acontecem na interação entre pessoas e grupos. As necessidades de associação, de uma vida social estão aqui incluídas.
Questão 3/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Entre as várias mudanças significativas das práticas profissionais, ocorridas no campo de atuação da Psicologia Organizacional e do Trabalho, observa-se a:
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	adequação dos modelos psicoterápicos visando à resolução dos conflitos interpessoais no campo.
	
	B
	incorporação de técnicas de design de cargos voltados para terceirização.
	
	C
	busca de soluções psicológicas para os problemas organizacionais.
	
	D
	intervenções de natureza psicológica visando a superar as limitações humanas provocadas pelos avanços tecnológicos.
	
	E
	elaboração de novos modelos de atuação, capazes de eliminar os conflitos entre os interesses organizacionais e individuais
Questão 4/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
David McClelland usou da narração de histórias de trabalhadores em empresas, colégios, hospitais e indústrias, onde o trabalhador deverá ser visto a partir da premissa de que ele é muito mais do que nossa simples percepção possa detectar. Deveremos compreender que cada ser humano é único e possui suas próprias motivações. Baseado no caso da Profª Jandira, responda a questão:
Jandira da Silva é professora do ensino médio há 20 anos em uma escola de ensino fundamental e médio. Sempre se dedicou ao Magistério com muito entusiasmo e ao longo destes anos construiu uma brilhante carreira, sendo por várias vezes homenageada por seus alunos nas diversas formaturas que participou como a melhor professora do curso. Entretanto, nos últimos anos, tem vivido situações pessoais muito difíceis que culminaram na perda de um filho e na sua separação, após 18 anos de casamento. Com isso, o seu rendimento profissional reduziu em muito, inclusive apresentando problemas de relacionamento com os colegas e alunos. Em virtude das dificuldades vividas e da constatação de um quadro agudo de estresse foi afastada do trabalho, por recomendação médica pelo período de 90 dias. Quando do seu retorno, a diretora da escola levando em consideração o seu desgaste resolveu compensá-la alocando-a junto a biblioteca da escola. Jandira encontra-se nessa situação há alguns meses, não sendo consultada sobre essa decisão.
Frente à situação vivida por Jandira, qual seria a posição da aplicabilidade da Teoria de David McClelland:
I – De acordo com a Teoria de David McClelland, a necessidade atual de Jandira é pelo poder, pois o seu desejo é o de possuir o controle dos meios de influenciar outros indivíduos e de causar impacto de alguma forma diante dos outros.
II – A necessidade premente de Jandira é de impressionar as pessoas que estão a sua volta, tendendo a assumir riscos mesmo que tenha que disputar posições para resgatar o status e o prestígio perdido durante seu afastamento do trabalho.
III – Jandira tende nesse momento, a evitar situações de baixo risco, pois considera que o sucesso de baixo risco não seria autêntico e, portanto, busca novas chances de mostrar que é capaz de realizar tarefas de grande exigência  e responsabilidade.
IV – Jandira tem alta necessidade de sentir-se querida e aceita, estabelecendo, mantendo ou restabelecendo relações afetivas positivas com outras pessoas.
V – Jandira possui necessidade de participar de um trabalho em equipe onde haja cooperação, apoio, coleguismo, concordância e coesão entre os membros do grupo.
	
	A
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a alternativa V está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas IV e V estão corretas
	
	E
	Apenas a alternativa IV está correta.
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Humanos
O verdadeiro papel dos Recursos Humanos é o de cuidar das pessoas, dentro da política institucional da empresa. Ou seja, o RH deve ser uma espécie de consultor interno a serviço de seus líderes. Nesse contexto, o RH deve entender profundamente sobre o negócio da empresa, contribuindo, inclusive, com a construção e implementação das estratégias corporativas e diminuindo a distância entre competências organizacionais e pessoais. Por esse motivo é que o RH deve ter uma posição estratégica, trabalhando lado a lado com a administração. Objetividade e melhoria contínua no clima organizacional devem ser qualidades inerentes ao setor para que seus colaboradores atinjam resultados. (Disponível em: O papel do RH nas empresas. http://msbrasil.com.br/blog/auditoria/o-papel-do-rh-nas-empresas-2/)
Considerando o texto acima,avalie as afirmações a seguir.
I - O papel do RH é visar diretamente os lucros da empresa sem se importar com os seus funcionários.
II - O RH, para ser eficiente, tem que dominar a filosofia e as políticas estratégicas da empresa para exercer a sua função.
III - É importante que o RH saiba explorar e conciliar as competências dos funcionários com os interesses e as estratégias da corporação.
IV - Os bons resultados empresariais nada têm a ver com o clima organizacional.
 
É CORRETO o que se afirma em:
	
	A
	I, III e IV, apenas.
	
	B
	III e IV, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, apenas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
A motivação é algo presente em nossa vida  desde o momento em que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais.
Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras:
I - Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa.
II - Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III - As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a alternativa I está correta.
Você acertou!
A resposta correta  é a alternativa  a, pois apenas a alternativa I está correta.
A motivação é uma força interna do indivíduo que impulsiona a ação. A alternativa II está incorreta, pois os estímulos são energias externas, e não internas, que podem gerar uma resposta do indivíduo. A alternativa III também está incorreta, pois cada indivíduo pode ter motivações diferentes, dependendo de suas percepções, contexto individual, cultural, etc.
 
	
	B
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	D
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	E
	I, apenas.

Outros materiais