Buscar

unidade III

Prévia do material em texto

ECONOMIA E MERCADO - III
Pergunta 1
 O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996 com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária. De acordo com essa premissa, analise as afirmações e verifique qual alternativa corresponde à atribuição do Copom:
 	a. 	Ele define e analisa o relatório de inflação.
 	b. 	O Copom se reúne para falar dos juros básicos da economia, mas não tem poder para alterá-los.
 	c. 	O Copom e a Selic não são inter-relacionados.
 	d. 	O Banco Central não tem nenhuma atribuição ou relação com o Copom.
 	e. 	O Copom determina a Selic, a qual desvaloriza a taxa dos títulos públicos.
Pergunta 2
 A expansão do produto real da economia durante certo tempo, sem implicar mudanças estruturais e distribuição de renda. Essa afirmação é a definição de:
 	a. 	Conflito distributivo.
 	b. 	Fluxo monetário real.
 	c. 	Concentração da renda.
 	d. 	Crescimento econômico.
 	e. 	Desenvolvimento econômico.
Pergunta 3
 Avalie as afirmações a seguir e escolha a alternativa falsa:
 I. A inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, assim, todos os bens produzidos na economia terão seus preços elevados durante um período de tempo.
 II. Por definição, a inflação é um fenômeno monetário e, à medida que o nível geral de preços se eleva, há uma depreciação no valor real da moeda.
 III. A taxa de inflação mede o percentual de aumento no nível médio de preços da economia.
 IV A inflação representa uma média ponderada da elevação dos preços.
 V. A inflação representa o aumento de um produto específico, indicando o aumento de preços em apenas um segmento de mercado.
 	a. 	I
 	b. 	II
 	c. 	III
 	d. 	IV
 	e. 	V
Pergunta 4
 Com o surgimento do sistema capitalista de produção e consequente utilização do trabalho assalariado em larga escala, emerge o mercado de trabalho como uma instituição fundamental ao funcionamento da economia. De uma forma bastante ampla, ele pode ser entendido como a compra e a venda de serviços de mão de obra, representando o lócus, em que trabalhadores e empresários confrontam-se e, dentro de um processo de negociações coletivas que ocorre algumas vezes com a interferência do Estado, determinam conjuntamente os níveis de salário, o nível de emprego, as condições de trabalho e os demais aspectos relativos às relações entre capital e trabalho. Em relação à questão do emprego, é falso afirmar que:
 	a. 	Até a década de 1930, a maioria dos economistas não tinha uma preocupação com o desemprego.
 	b. 	O desemprego friccional resulta da mobilidade da mão de obra.
 	c. 	O desemprego sazonal resulta, basicamente, da variação do ritmo da atividade econômica ao longo do ano.
 	d. 	A crise econômica provocada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929, não exerceu influência no paradigma da relação empregador e empregado.
 	e. 	John Maynard Keynes (1883-1946), economista inglês, rompeu com os pilares da teoria clássica ao abordar o tema do desemprego como involuntário e não voluntário, como definiam os seus antecessores.
Pergunta 5
 O aumento do produto real per capita associado à melhoria dos indicadores sociais, melhoria da distribuição de renda e crescimento do produto industrial no produto total e, ainda, a elevação do produto nacional pode ser alavancada por políticas econômicas que estimulem a atividade produtiva, quando existir desemprego e capacidade ociosa. Esse texto refere-se à definição de:
 	a. 	Conflito distributivo.
 	b. 	Fluxo monetário real.
 	c. 	Concentração da renda.
 	d. 	Crescimento econômico.
 	e. 	Desenvolvimento econômico.
Pergunta 6
 É a disputa entre trabalhadores e empresários por uma participação maior na renda. Os trabalhadores lutam por aumentos de salários e quando os obtêm, os empresários os repassam para os preços de seus bens e serviços. Como resultado, a inflação não diminui, mesmo se eliminadas suas causas primárias.
 	a. 	Conflito distributivo.
 	b. 	Oscilação da inflação.
 	c. 	Hiperinflação.
 	d. 	Inércia inflacionária.
 	e. 	Deflação.
Pergunta 7
 É a resistência que os preços de uma economia oferecem às políticas de estabilização que atacam as causas primárias da inflação. Essa afirmação representa o conceito de:
 	a. 	Aumento da inflação.
 	b. 	Oscilação da inflação.
 	c. 	Hiperinflação.
 	d. 	Inércia inflacionária.
 	e. 	Deflação.
Pergunta 8
 Resumidamente, os principais objetivos da análise macroeconômica concentram-se na determinação do comportamento das seguintes variáveis: nível geral de preços, nível de produto, taxa de salários, nível de emprego, taxa de juros, quantidade de moeda, preço e quantidade de títulos, taxa de câmbio e quantidade de divisas. Faz parte do desafio da política macroeconômica:
 	a. 	Elevação do nível dos preços.
 	b. 	Ignorar o controle dos processos inflacionários, apenas os observa e estuda.
 	c. 	Elevar a taxa do nível de emprego.
 	d. 	Observar a escassez presente apenas no subdesenvolvimento.
 	e. 	Incentiva a concentração da renda.
Pergunta 9
 No século XX, com o término da Segunda Guerra Mundial, houve o predomínio alicerçado nas ideias da “Teoria geral do emprego, da moeda e dos juros”, publicada em 1936, que procurava justificar a necessidade de maior participação do governo na economia, quando o mundo enfrentava aquela que, até hoje, é considerada a maior recessão econômica, surgida a partir do final dos anos 1920. Esse consenso foi propugnado por:
 	a. 	Thomaz Robert.
 	b. 	John Maynard Keynes.
 	c. 	John Stuart Mills.
 	d. 	Karl Marx.
 	e. 	Adam Smith.
Pergunta 10
 Um equilíbrio de mercado é considerado eficiente quando:
 	a. 	Não se consegue, com alterações determinadas por políticas governamentais, melhorar a situação de um agente econômico sem prejudicar a de outros.
 	b. 	Consegue-se, com alterações determinadas por políticas governamentais, melhorar a situação de um agente econômico sem prejudicar a de outros.
 	c. 	Não existe a condição de equilíbrio para o mercado.
 	d. 	O equilíbrio de mercado só existe no socialismo.
 	e. 	Não há lucro no equilíbrio de mercado, portanto, ele sempre será neutro, ou seja, nunca será eficiente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes