Buscar

Resumo Arquitetura e Organização de Computadores. Parte.1

Prévia do material em texto

Arquitetura de um computador - Refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador, ou, em outras palavras, aqueles atributos que possuem um impacto direto sobre a execução lógica de um programa.
	• Conjunto de instruções, número de bits utilizados para representar dados, mecanismos de E/S, e técnicas de endereçamento de memória.
Organização de computadores - Refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais.
	• Detalhes de hardware transparentes ao programador, tais como, sinais de controle, as interfaces entre o computador e os periféricos e a tecnologia de memória utilizada. 
Estrutura - Modo como os componentes são inter-relacionados. Seus principais componentes são: CPU (UC, ULA e Registradores), Memória principal, E/S e barramentos.
Função - Refere-se a operação individual de cada componente como parte da estrutura.
As funções que um computador pode realizar são: Processamento de dados, armazenamento de dados, Movimentação de dados e controle.
Processamento de Dados: Consiste em uma série de atividades ordenadamente realizadas, com o objetivo de produzir um arranjo determinado de informações a partir de outras obtidas originalmente.
Conceitue os termos dado e informação: Dado pode ser definido como a matéria prima originalmente obtida de uma ou mais fontes(etapas de coleta), e informação como o resultado do processamento, isto é, o dado processado ou acabado.
Caracterize as etapas principais de um processamento de dados: Dados(entrada), processamento, resultado(saída).
Conceitue os termos Hardware e Software: Hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco rígido, a memória, entre outros itens utilizados na fabricação de um computador ou equipamentos eletrônicos. Esses elementos se comunicam com os demais através do barramento, um dos componentes da placa-mãe.
O software é a parte lógica, o conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada colocada sobre o hardware que transforma o computador em algo útil para o ser humano.
Quais os principais componentes estruturais de um computador:
• CPU: Controla a operação do computador e desempenha funções de processamento de dados;
• Memória: Armazena dados e instruções;
• E/S: Transfere dados entre o computador e o ambiente externo (Periféricos e comunicação de dados);
• Sistema de Interconexão: Mecanismos que estabelecem a comunicação entre a CPU, a memória principal e os dispositivos de E/S.
Arquitetura de Von Neumann - É uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.
	• John Von Neumann, introduziu o projeto lógico de computadores com programa armazenado na memória.
• Cada espaço de memória possui um endereço, o qual será utilizado para identificar a posição de um determinado conteúdo; 
• As instruções são executadas de forma sequencial.
A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes: 
• Memória - Armazena dados e instruções do programa;
• Unidade Central de Processamento ou CPU (Central Processing Unit) - também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados. A CPU tem papel parecido ao cérebro no computado;
• Dispositivos de Entrada e Saída - Transfere dados entre o computador e o ambiente externo;
São exemplos de unidades de entrada de um computador: microfone, teclado, mouse, Scanner, Leitor de código de barras, Máquina fotográfica digital, Webcam, joystick.
São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora.
Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: disco rígido, disco flexível ou disquete, tela sensível ao toque, pendrive,Celular.
Quais os componentes estruturais de um processador:
• Unidade de Controle: Controla a operação da CPU e, portanto do computador. 
• Unidade Lógica e Aritmética: Realiza funções de processamento de dados do computador (soma,
subtração, operações lógicas, etc).
• Registradores: Fornecem o armazenamento que possibilita a comunicação entre a unidade de controle, a ULA e os registradores.
• Interconexão da CPU: Mecanismo que possibilita a comunicação entre a unidade de controle, a ULA e os registradores.
Defina o conceito de uma máquina de níveis ou camadas.
O computador pode ser visualizado como uma máquina de níveis ou máquina de camadas, possuindo tantos níveis quanto forem necessários para adequar o usuário às suas diversas aplicações. Quando o usuário está trabalhando em um desses níveis, não necessita saber da existência das outras camadas. Com isso a interação entre usuário e computador apresenta-se mais simples, confiável e eficiente.

Outros materiais

Perguntas Recentes