Buscar

ELABORAÇÃO DE PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU

Prévia do material em texto

ELABORAÇÃO DE PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS 
NÃO ESCOLARES – MUSEU 
 
Tema: “Brasil Imperial”. 
Público alvo: Alunos do 9º ano do ensino fundamental
Duração: 04 (quatro) aulas 
Justificativa: Desenvolver o senso crítico dos alunos e aprimorar seus conhecimentos sobre a fase do Brasil Império é de suma importância para compreender os diversos acontecimentos decisivos para a história do país. Por meio da História somos capazes de interpretar velhos episódios para descobrir, explorar e projetar novos sentidos que possam produzir perspectivas e atitudes que sejam relevantes na nossa formação. Ao conhecermos as versões dos acontecimentos, visualizamos um quadro comparativo e reflexivo entre o ontem e o hoje e nos situamos na linha do tempo. A história do Brasil mostra como os acontecimentos políticos e econômicos interferiram na construção do sistema social que culminou no que somos hoje como país e como povo. 
Objetivos gerais: Potencializar a aprendizagem dos alunos através da análise de documentos da época, levando-o a refletir sobre a importância do período imperial na história e sua influencia nos tempos atuais. 
Objetivos específicos: Observação de objetos e documentos do período que vai do ano de 1822 (quando o Brasil tornou-se independente) ao ano de 1889 (quando foi proclamada a República). Análise de cartas, folhetos, fotos e objetos encontrados no Museu Imperial levando o aluno à reflexão através destes documentos históricos para um melhor entendimento dos acontecimentos políticos, econômicos e sociais do período, que influenciou toda a história do Brasil. 
Desenvolvimento: Na primeira e segunda aula os alunos terão aula teórica e debate sobre o Brasil Império - primeiro reinado, período regencial e segundo reinado - para melhor estarem inteirados com o assunto. Estando amparados pelo livro didático e professor. 
Na terceira e quarta aula irão fazer a “visita virtual ao Museu Imperial” utilizando os computadores da biblioteca digital da escola e observarão atentamente os documentos e objetos disponíveis no museu contando também com uma breve explicação do professor sobre o período. 
Fontes: O projeto tem como objetivo a “visita virtual ao Museu Imperial” rico em obras de arte, amostras e fragmentos de objetos da época e documentos como cartas, mapas e fotos do Brasil Império. O museu é um dos locais mais propícios para a visualização de objetos e documentos produzidos nesse período histórico, as fontes históricas visuais citadas auxiliam na compreensão dos acontecimentos da época, aproximando o aluno da realidade vivenciada no país nesse período. 
Avaliação: Dá-se pela participação dos alunos nos debates da primeira e segunda aula e através da produção de um texto dissertativo para diagnosticar qual grau de compreensão do conteúdo. 
Referências Bibliográficas: 
Disponível 
em:< http://www.museuimperial.gov.br> acesso em 28 jun. 2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes